PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Urbanismo como ferramenta de inclusão.

Estado deve prevenir para não ter que remediar.

Proteger o meio ambiente não é impedir mas ordenar a ocupação.

O prefeito do Rio, César Maia, através de decreto publicado em 2007 criou 4 macrozonas para dividir a cidade obedecendo, conforme define seu Plano Diretor, aspectos culturais, sociais, econômicos, espaciais, ambientais e de infra-estrutura urbana, e assim, facilitar o planejamento de investimentos e desenvolvimento urbano do Rio.

A Barra da Tijuca, Bangu e Guaratiba fazem parte da Macrozona de Ocupação Condicionada (figura),"onde o adensamento populacional, a intensidade construtiva e a instalação das atividades econômicas serão restringidos de acordo com a capacidade das redes de infra-estrutura e subordinados à proteção ambiental e paisagística, podendo ser progressivamente ampliados com o aporte de recursos privados".

Não somos entendidos no assunto, mas não precisa ser um expert para pelo menos folhear o Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro no site da Secretaria de Urbanismo, e entender que a Prefeitura no seu substitutivo número 3, apresentado em 19 de outubro de 2006, na seção II, identifica como vetor de crescimento da cidade, e conseqüentemente área com prioridade de investimento público em infra-estrutura e requalificação urbana na Zona Oeste, a faixa de território compreendida pela Av. Brasil e o leito da estrada de ferro.

Concorda ainda naquele documento que no entorno dos eixos viários da zona oeste poderá acontecer à ocupação a que deram o nome de "Ocupação Condicionada" o que pode ser entendido, "entre linhas", como uma ocupação desordenada, ou seja, mesmo que a Prefeitura incentive a ocupação em determinadas áreas, outras por estarem mais de acordo com o bolso e expectativas da classe média, crescem a despeito do desejo e anseios das autoridades.

Segundo a Dra. Otília Beatriz Fiori Arantes em artigo publicado na REVISTA C&A " Na atualidade, reinventar as cidades requer uma completa revisão do modelo urbano legado pela modernização capitalista, de modo a reincorporar as grandes massas da população gradativamente excluídas das regiões privilegiadas pelo capital.", ou seja, a capacidade da rede de infra-estrutura de Guaratiba não pode ser tão somente ampliada com o aporte de recursos privados e sim receber do Estado um mínimo de equipamentos urbanos e infra-estrutura, pelo menos enquanto os tais "recursos privados não vêem".

| 02.05.2008 |

Projetos de Alinhamento da Estrada da Ilha.

Portal correu atras pra saber o que está acontecendo.

Guaratiba - Música de Antonio Mello.

Músico lançou em 2006 CD intitulado “Guaratiba”.

Grumari recebe o Rio Surf Pro

Competição acontece de 1 a 4 de maio.

The Anjels - Grupo de jovens cantores da organização A Família.

Video legendado ensina o que é e como usar feeds (RSS).