PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Lei seca vai valer em Guaratiba?

No Brasil é assim: quando a Lei é muito dura, surge logo quem tem rabo preso para contesta-la.

Lei nº 11.705 que proíbe o consumo de qualquer quantidade de álcool por motorista já está sendo contestada.

Com a nova lei, o condutor de veículos que for flagrado com qualquer quantidade de álcool no sangue será obrigado a pagar uma multa de R$ 955 e tem suspenso o direito de dirigir pelo período de um ano. A nova penalidade está prevista na Lei nº 11.705, publicada no dia 19 de junho de 2008.

Até esse dia, o motorista podia ter até 0,6 gramas de álcool por litro de sangue, o equivalente a dois copos de cerveja. Com a nova legislação, o consumo de qualquer quantidade de álcool é considerado infração gravíssima e o veículo do condutor pode ser retido até que outra pessoa habilitada resgate o automóvel.

A mídia, encurralada pela aprovação geral da população, ficou na expectativa, somente divulgando as ações das autoridades. Mas, é claro que isso não vai ficar assim. Alguns jornalistas e intelectuais formadores de opinião, freqüentadores de um bom copo, questionarão, com razões talvez espúrias: como falta de infra-estrutura de transporte, escassas opções de lazer nas grandes cidades, rigor em excesso e por ai afora, para justificar o combate aberto a uma lei que certamente aos abstêmios não incomoda.

O governo já acena com recuo na Lei, duas semanas após a sua entrada em vigor.

Em entrevista exibida ontem à noite pelo Jornal da Globo, o ministro da Justiça, Tarso Genro, criticou a obrigatoriedade de se submeter todos os motoristas a testes de bafômetro.

“Ninguém é obrigado a se incriminar. O agente de trânsito pode fazer o teste, se notar sinais externos que indiquem consumo excessivo de álcool”, disse Genro.

O ministro adiantou que o governo já tem uma resolução pronta que altera o procedimento das autoridades de trânsito quanto à aplicação da nova lei. Tarso afirmou ainda que é preciso que se estude um limite razoável de tolerância da bebida para que injustiças não sejam cometidas para quem não se excedeu.

O que é "limite razoável de tolerância?"Perdoe-me o ministro, mas ele nunca precisou trafegar ou andar na Estrada da Barra de Guaratiba no verão. Como experiência pessoal, temos tido várias oportunidades de acidente, provocadas por motoristas que se embriagaram na praia e vêem cometendo loucuras pela estrada. São vários acidentes cometidos por motoristas alcoolizados. O que é "limite razoável de tolerância?" Quando esses motoristas vão passar pelo bafômetro? Depois do acidente?

Perdoem-nos aqueles nossos conhecidos, pois temos alguns, que insistem em prorrogar a "saideira" em Barra de Guaratiba no verão, mas certamente seria muito oportuno, e benéfico para todos que fazem uso daquela estrada que as autoridades fizessem valer a Lei Seca sim, na Estrada da Barra de Guaratiba, a partir de Novembro.

| 04.07.2008 | Veja reportagem no Dia Online

Feira de Arte e Cultura na Fundação Xuxa Meneguel.

Conforme o calendário está confirmada a feira de artesanato dia 12 de julho na Fundação Xuxa Meneguel.

Oportunidade de emprego para nossos jovens.

A Prefeitura do Rio abrirá inscrições para concurso com mil vagas para a Guarda Municipal.

PM apreende quatro toneladas de sardinhas na Estrada de Sepetiba.

Três pessoas foram presas por violar período de defeso.

Secretaria de Meio Ambiente aumenta produção de mudas de jequitibá-açu na Fazenda Modelo

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial que institui o jequitibá-açu como árvore-símbolo da cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início ao programa de coleta de sementes dessa espécie nativa, ameaçada de extinção. O trabalho pretende intensificar a produção de mudas da árvore. Na primeira etapa é feita a retirada das sementes, que são levadas para o horto da Fazenda Modelo, em Guaratiba, onde são selecionadas, semeadas e, depois de germinadas, mantidas até que atinjam porte mínimo para o plantio (60 cm) em áreas verdes, encostas e locais de reflorestamento.

| 04.07.2008 |

É uma vergonha...Estrada do Morgadinho, tão importante e tão esquecida...

De acordo com informações da própria Prefeitura, milhões de reais estão sendo gastos com drenagem de ruas na Zona Oeste, mas parece que o prefeito não se sensibiliza pelas necessidades de nosso Bairro. A estrada do Morgadinho, como pode se ver ao lado, após a chuva de hoje (sexta-feira) ficou intransitável.

Talvez a Prefeitura não saiba que nessa rua existem escolas importantes da região, fábricas, creches, templos, igrejas e moradores que ficam impedidos de chegar a suas casas.

| 04.07.2008 |

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Impressionante! Documentário da BBC sobre Universos Paralelos.