PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

A vocação de Guaratiba.

O que Guaratiba tem que outros bairros não têm.

O que seria um editorial analisando as tendências e vocações de Guaratiba transformou-se numa declaração de amor.

A história de Guaratiba se perde na poeira dos tempos, e se bem me lembro da época em que tínhamos um sítio na Capoeira Grande, ao cavarmos perto de uma laje de pedra encontramos uma grande quantidade de conchas que hoje sabemos seria um assentamento pré-histórico ou Sambaqui. Isso é compreensível tendo em vista que aquela região era margem do manguezal rico em alimento para os habitantes da Guaratiba pré-histórica. Muito ainda se poderá encontrar por essas bandas, pois Guaratiba é uma reserva arqueológica importante.

aventura Reserva ambiental por natureza e vocação, Guaratiba guarda uma extensa faixa de Mata Atlântica intocável e rica em espécies da flora e fauna nativas. Com isso é fácil avaliar a vocação para o turismo ecológico e de aventura com suas trilhas, falésias, manguezais e todo tipo de acidentes geográficos que os aventureiros gostam de transpor.

Os diversos restaurantes que se instalaram na região após a década de 70 sugerem um importante centro gastronômico de frutos do mar, seja na Pedra de Guaratiba ou Barra de Guaratiba e hoje se estendendo por toda a região.

A população venturosa por tantos mimos da natureza tornou-se um povo pacífico e atencioso, dispensando aos visitantes toda a atenção e cortesia de que somos testemunhas ao longo desses 20 anos de serviços voltados ao turismo.

capela A rica história da região, iniciada com o Almirante Duclerck e Veloso Espinha que por ter lutado com Estácio de Sá ganhou de presente as terras de Guaratiba, torna Guaratibanos descendentes de bravos portugueses, escravos e índios formando junto com nossa população de imigrantes o povo gentil tão elogiado pelos visitantes.

Hoje, podemos observar que novas indústrias não poluentes estão sendo instaladas em Guaratiba. Antes, tínhamos a TupperWare e Michelin, pioneiras e ícones na região, mas a diversidade de produtos que estão sendo produzidos por aqui mostra mais esta tendência.

industria Indústrias de confecção, embalagens, artefatos de cimento, laticínios, cosméticos, conservas e metalurgia são alguns exemplos do que podemos encontrar.

A prefeitura do Rio de Janeiro, ao menosprezar a região está desperdiçando uma ótima oportunidade de melhorar a imagem da cidade. Se Guaratiba estivesse em Salvador ou Santa Catarina certamente teria um outro tratamento com uma política responsável de turismo e desenvolvimento sustentado.

É uma pena que a Prefeitura do Rio de Janeiro só valorize a Zona Sul e agora a Barra da Tijuca e esqueça da bela Guaratiba que espera paciente sua inserção na vida política da cidade.

Nós te amamos Guaratiba, e apesar de desprezada pelas autoridades desse Estado, temos a certeza que você terá um futuro venturoso.

| 5.12.2008 | Leia a história de Guaratiba

Sociedade Musical Deozílio Pinto.

Banda de Pedra de Guaratiba se apresenta na Sala Cecília Meireles na IV Maratona de Bandas do Rio de Janeiro.

Moradores do Correia reclamam de obras paralizadas.

Algumas obras de calçamento em ruas do Correia foram interrompidas pela Prefeitura.

Sambas enredo na Rádio do Portal.

De hoje até o carnaval, a Rádio do Portal estará disponibilizando os sambas enredo para o Carnaval 2009.

Para ter acesso aos sambas enredo clique na figura da máscara que estará disponível na Rádio do Portal Guaratiba.

| 05.12.2008 | Escute aqui os sambas enredo

Todas as ruas de Guaratiba estão abandonadas.

Todas as ruas de Guaratiba estão abandonadas, exceto uma.

Área de Proteção Ambiental da Capoeira Grande.

Foi realizada audiência pública para regulamentar ocupação da área.

Primeiro Encontro da Jovem Guarda & Anos 60 em Guaratiba.

O cantor-tecladista Bhira Simpatia e Lady Su estarão apresentando grandes sucessos dos anos 60 na Casa da Sardinha em Pedra de Guaratiba dia 7/12 às 16:00 hs.

| 05.12.2008 |

Feira de Artesanato na Fundação Xuxa.

A Fundação Xuxa Meneghel informa que estará realizando a última Feira de Arte e Cultura do ano de 2008 em 13 de dezembro de 9:00 às 18:00.

|05.12.2008|

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Reportagem do RJTV sobre a obra inacabada no Correia.