PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Toneladas de lixo são retiradas de Barra de Guaratiba no verão.

Freqüentadores de Barra de Guaratiba são exemplo da forma que não devemos nos comportar.

Garrafas de plástico (PET), bolsas, tampinhas, e tudo que se pode imaginar é deixado na areia e nas ruas do bairro.

É claro que nas praias e nas cidades costeiras, cada resíduo plástico deixado no chão, se não for recolhido acabará indo para o mar, e segundo o Greenpeace, já existe uma grande mancha de lixo no Oceano Pacífico.

Durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração. As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.

Uma sopa de lixo de plástico composta de pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico flutua no Oceano Pacífico e está crescendo numa taxa alarmante e agora cobre uma área de duas vezes o tamanho dos Estados Unidos, dizem os cientistas.

A grande expansão dos pedaços de plástico - de fato a maior quantidade de lixo no mundo jogada fora - está sendo concentrada em uma determinada área pelo movimento circular das correntes marítimas. Esta sopa em movimento expande-se por cerca de 500 milhas náuticas a partir da costa da Califórnia, cruza o norte do Pacífico, passa o Havaí e chega quase ao Japão.

Segundo PNUMA, o programa das nações unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinhas todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.

| 08.08.2008 | Leia mais sobre o assunto.

Nova turma na Escola de Agricultura Familiar.

As aulas do curso são dadas no Centro Municipal de Segurança Alimentar na Fazenda Modelo.

Sábado é dia de campanha contra paralisia infantil, rubéola e hanseníase.

No próximo sábado, dia 9, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá, simultaneamente as três campanhas.

Reunião com candidato a vereador no Sitio Cantinho é Nosso.

Segundo tivemos conhecimento haverá no Domingo dia 10/08 no Sítio Cantinho é Nosso (Sítio do Baiano) em Ilha de Guaratiba, uma reunião com líderes comunitários e moradores da região para reinvindicar melhorias e registrar as promessas de um candidato a vereador.

Sugerimos a quem tenha interesse em discutir sobre o assunto dar uma chegadinha lá domingo às 10 horas. O Sítio fica na Rua Gaspar de Lemos antigo Caminho do Mangue em Ilha de Guaratiba.

| 08.08.2008 |

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Não há limite para a criatividade humana. Balão imita água-viva.