PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Finalmente Guaratiba ouve o canto da sereia.

Candidatos à Prefeitura do Rio sabem que Guaratiba pode fazer a diferença.

São tantas as necessidades que é fácil prometer. Será que vão cumprir?


Tanto Eduardo Paes (41 %) quanto Fernando Gabeira (43%) acenam com soluções e afagos aos eleitores da Zona Oeste, e por incrível que pareça, é a primeira vez que um candidato à Prefeitura do Rio cita especificamente obras a serem feitas na região de Guaratiba.

Eduardo Paes parece que é leitor assíduo do Portal Guaratiba pois repetiu nossa ladainha:

"- Quanto mais você caminha para Santa Cruz, Sepetiba e Guaratiba, maior é o sofrimento das pessoas. E maior é a ausência da prefeitura. Não há transporte, posto de saúde ou escola para as crianças. As ruas não estão pavimentadas. Falta infra-estrutura. Essa é uma área da cidade que nos vamos priorizar na nossa administração - afirmou, acrescentando que Sepetiba será beneficiada com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas."

Fernando Gabeira parece que estudou as propostas pendentes e acertou em cheio ao propor o metrô de superfície até Santa Cruz (ver reportagem nesta edição), minimizando nossa dependência aos mega-empresários-capitalistas-selvagens da Jabour e da Pégaso que desconhecem as necessidades da população e compram o silêncio da Prefeitura e de tantas comissões que se armam para resolver o problema. É notório a influência das empresas de transporte coletivo nas decisões sobre transporte urbano na cidade do Rio de Janeiro, e se Gabeira realmente conseguir vencer essa barreira e cumprir a promessa, é porque é muito macho.

Com relação ao Túnel da Grota Funda é "chover no molhado". Todos prometem e não podia ser diferente, porque isso não deve ser encarado como esforço ou pretensão deste ou daquele candidato, é uma obra que a necessidade impõe por força da demanda de tráfego, que se não for resolvida entope o gargalo de chegada ao Rio pela BR, pra quem vem ou vai pelo litoral. Os executivos das grandes empresas que se instalam na região, e seus impostos milionários formam um saca-rolha que desentope esse túnel na "porrada".

O saneamento que os dois candidatos também prometem é obra que já vem sendo feita, é bem verdade que a passo de "cágado" (até 2010) mas está saindo. Resta saber se quando falam em saneamento aumentam essa "generosidade" para todo o entorno do manguezal.

Afinal, se somos eleitores, por princípio, sonhamos que nossos candidatos honrem os votos que receberam No mais, a população do Rio espera o que se espera de um Prefeito com boas intenções e sem arroubos faraônicos. Um pouco mais de "Educação", um pouco mais de "Saúde", um pouco mais de "Ordem Urbana", um pouco menos de "Barulho", um pouco mais de trabalho, um pouco menos de politicagem, um pouco mais de coerência, um pouco menos de "Violência", enfim que nos devolva o Rio de nossos sonhos. Afinal, se somos eleitores, por princípio, sonhamos que nossos candidatos honrem os votos que receberam.

| 10.10.2008 |

Entregue em Guaratiba protótipo de viatura de patrulhamento.

Centro de Tecnologia do Exército (CTEx) desenvolveu blindado.

Submarino Nuclear Brasileiro terá base na Baía de Sepetiba.

O início das obras está previsto para o próximo ano.

JBBarra em 26 de agosto de de 2006 já previa linha de metrô entre Barra e Santa Cruz.

Segundo o jornal a ligação por trilhos seria avaliada em Brasília com aprovação da Prefeitura

Projeto elaborado pelo Grupo Fórum Comunitário das Capoeiras, de Campo Grande, e entregue ao Deputado Federal Carlos Santana do PT, durante audiência pública no início de 2006, chegou a Câmara dos Deputados em Brasília, e previa a ligação entre Santa Cruz e a Barra da Tijuca por uma linha de metrô. A idéia, que recebeu apoio do Prefeito Cesar Maia, resultaria em melhora significativa do fluxo de carros na Linha Amarela.

| 10.10.2008 | Veja reportagem da época em PDF

Paulinho Vilhena está "trabalhando" no Grumari.

Isso que é vida, surfar agora também é trabalho para Paulinho Vilhena. Interpretando Eros, em Três Irmãs, dia sim, dia também, o ator é flagrado surfando, ou melhor, trabalhando no Grumari.

| 10.10.2008 | Fonte: UOL

Horário de Verão 2008 começa dia 19 de outubro.

O horário de verão começa no primeiro minuto do dia 19 de outubro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e vai até o dia 15 de fevereiro de 2009, um pouco antes de carnaval que começa dia 21. O objetivo é uma redução de cerca de 5% no consumo de energia elétrica do país.

| 10.10.2008 |

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Guaratiba
Letra & Música: Flávio D'Ana