PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

A história de Guaratiba poderá se perder.

Existe uma tradição, um folclore e uma história que está se perdendo na poeira dos tempos.

Nossa história é interessante e deve ser contada, revisitada e preservada para as gerações futuras.

Conhecemos hoje dois escritores-historiadores, que pesquisam e nos contam a história de Guaratiba. Um deles com esforço e resistência dos desbravadores e heróis persistentes, nosso Guaratibano orgulhoso Francisco Alves Siqueira, o Chiquinho, morador e cria de Barra de Guaratiba, com raízes bem fincadas e acomodadas no bairro, tem vindo com seus relatos e declarações da família e dos mais chegados, contar a história, a lenda e o folclore da região.

Quem lê seu livro sobre Barra de Guaratiba fica sabendo do tubarão gigante pescado em 1931 nas redes de Manoel Ferreira. Bicho que não foi só grande para aquela praia, mas mundialmente reconhecido como um dos maiores já pescados.

São várias as histórias de pescaria, narradas com seu linguajar característico e pitoresco e entremeadas com as rocambolescas aventuras de "Mestre Bitinho" seu ancestral. São estórias e história, são lendas e folclore, são descrições de folguedos, cantorias, festas e acontecimentos marcantes do passado.

Chiquinho, como é carinhosamente chamado pelos amigos escreveu quatro pequenas brochuras, inclusive uma delas muito apropriada para ser lida nas escolas da região, chamada "História de Guaratiba para Crianças". Não sabemos se existem exemplares novos ou reeditados. Nossa versão é bem antiga, editada pela RIOARTE (Prefeitura) em 1991.

O outro historiador que temos conhecimento é André Mansur. Achamos tão importante seus textos sobre Guaratiba e sua história que temos um link permanente de seu Blog no índice de navegação do Portal (Veja Blog do André Mansur). Ali ele conta e reconta a história dos bairros que formam a baixada de Guaratiba e alguns detalhes que se perderam no tempo.

Na época do Primeiro Reinado, foram plantados marcos para assinalar a distância, em léguas, percorrida pela família real, em seu trajeto entre o Paço na Praça XV e o Paço de Santa Cruz ( antiga Fazenda dos jesuítas, hoje Batalhão Escola Villagran Cabrita). Denominado Caminho dos Jesuítas, Estrada Real, Caminho Imperial. Originalmente eram em número de doze (12). Serviam para indicar os limites das terras da Fazenda Imperial de Santa Cruz com as propriedades vizinhas. Vejam que interessante, por aqui também passava a "Estrada Real de Santa Cruz".

Um desses marcos (foto ao lado) com data de 1826, e símbolo do Império, está localizado na praia da Brisa, e de acordo com informações recebidas de leitores do Portal, faz parte do muro dos fundos de uma residência na Rua Damolândia naquela localidade. Estranhamos o fato porque segundo a página da Secretaria de Patrimônio Cultural, o mesmo deveria ser preservado de alguma forma. Porque foi abandonado pela Secretaria de Patrimônio Cultural?

Conclamamos a comunidade através de seus líderes comunitários, entidades representativas, poder constituído, cidadãos empreendedores e entusiastas, professores, formadores de opinião, enfim, todos aqueles que possuem uma alma sensível e sejam entusiastas da nossa luta por uma Guaratiba melhor, a se engajarem num grande projeto de preservação da tradição e da história de Guaratiba.

| 12.09.2008 |

Ronaldo Fenômeno passou o sábado 08/09 em Pedra de Guaratiba.

O jogador curtiu, no sábado, o aniversário da sobrinha da namorada Bia Anthony.

Incêndio na Estrada do Mato Alto

Loja de materiais de construção incendeia na Estrada do Mato Alto.

Na madrugada desta quinta-feira (11), um grande incêndio tomou conta das instalações da Jovik Materiais de Construção. Segundo fomos informados, será feita perícia no local para determinar as causas do incêndio. Felizmente não houve vítimas, mas o prejuízo financeiro foi grande.

| 12.09.2008 |

Festa da Primavera da Ilha.

A festa será realizada na Rua dos Guimarães na Ilha de Guaratiba.

Promessas de campanha!

Solange Amaral defende construção do Túnel da Grota Funda.

Milícia na Favela da Foice formou um estado paralelo.

Várias atividades ilegais.

Parada Cívica movimenta comunidade da Ilha de Guaratiba.

Escolas da Ilha de Guaratiba realizaram desfile cívico na Rua Teodoreto de Camargo na manhã desta sexta feira. | 12.09.2008 |

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Cineclubinho começa a funcionar em Santa Cruz

Cineclubinho da Secretaria das Culturas inaugurado dia 6/9 no Palacete Princesa Isabel.