PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Emancipação de Guaratiba.

Assim como Seropédica, as características rurais de Guaratiba não coadunam com a estrutura administrativa do Rio de Janeiro.

A cidade do Rio de Janeiro tornou-se uma metrópole cuja administração é tão complexa que ocupa todo o potencial administrativo da Prefeitura.

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro ao abandonar Guaratiba à própria sorte admite sua incapacidade administrativa para cuidar da região. Os moradores vivem à margem dos confortos e facilidades oferecidos por uma administração pública. Como a Barra da Tijuca de 40 anos atrás, quando a pressão da expansão urbana empurrava a classe média a ocupar seus areais, Guaratiba também está sendo ocupada e não possui o ordenamento, a infra-estrutura e os equipamentos urbanos oferecidos a outros bairros da cidade.

Podemos ver na foto ao lado, a Barra da Tijuca no final da década de 60. Era apenas um arremedo de bairro e carente de tudo. Revoltados com tanta indiferença, os moradores da Barra na década de 80 já falavam em um movimento separatista, no qual o bairro seria emancipado e seria criado um município com vida administrativa própria o que certamente deveria melhorar aquela situação de abandono.

Vinte anos depois do plebiscito que manteve os cento e trinta e oito quilômetros quadrados da Barra da Tijuca como parte do município do Rio, os principais problemas da 24ª Região Administrativa persistem e se agravaram com o crescimento da população. A opinião é unânime, tanto dos que defenderam a separação como dos que participaram da campanha do "não à emancipação".

Entretanto, a idéia de criar o município da Barra é vista como página virada por integrantes dos dois grupos. A oportunidade passou. A situação é outra. A Barra está totalmente integrada à cidade. Antes, a Barra estava isolada. Outra razão é que a Constituição Federal (Emenda 15/1996) passou a exigir que a consulta seja feita à população de todo o município, e não apenas aos moradores da região a ser emancipada."(Texto extraído da página do Deputado Federal Otávio Leite)

Mas engana-se quem acha que essa foi uma onda de burgueses da zona sul carioca. Na Baixada Fluminense, em 2004 existiu um movimento intitulado ''Baixada Livre'', que queria simplesmente separar do Estado do Rio os 13 municípios da região.

O Estado da Baixada, segundo seus defensores, teria como capital Duque de Caxias, com a segunda maior refinaria do país e a oitava arrecadação de ICMS. É a essa lógica econômica que também se apegavam os separatistas cariocas, argumentando que seria bom para os dois lados. O Estado do Rio, encharcado pelos royalties do petróleo de Campos, teria sua prosperidade, e os cariocas ficariam com seu ICMS só para eles.

A insatisfação da população de Guaratiba pode gerar um movimento semelhante ao que aconteceu na Barra da Tijuca em 1988 e na Baixada mais recentemente, só precisamos de um político que adote a idéia, porque motivos para apoiarmos a emancipação de Guaratiba temos de sobra.

| 12.12.2008 |

Programa Vizinho Amigo contra a Dengue.

Fazenda Modelo capacita voluntários em Guaratiba.

Sambas enredo na Rádio do Portal.

De hoje até o carnaval, a Rádio do Portal estará disponibilizando os sambas enredo para o Carnaval 2009.

Para ter acesso aos sambas enredo clique na figura da máscara que estará disponível na Rádio do Portal Guaratiba.

| 12.12.2008 | Escute aqui os sambas enredo

Projeto de Lei nº 5476.

Projeto para cancelamento da taxa telefônica de R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial).

Jovem desaparecida estava no Correia.

Guaratiba 7/12 - A estudante Glayce Kelly Soares de Oliveira, desaparecida há dez dias, retornou para a casa de sua família, em Campo Grande. A jovem de 16 anos, adepta de uma seita satânica há um ano, estava na casa de uma amiga no Largo do Corrêa, em Guaratiba. Segundo o pai da menina, Ronaldo Nunes de Oliveira, Glayce telefonou para o avô, que a buscou na rodoviária de Campo Grande por volta das 9h.

Final de semana em Pedra de Guaratiba.

  • Lady Su e Bhira Simpatia na Casa da Sardinha no domingo a partir das 16:00 hs.

  • Bazar de Artes na Fundação Xuxa.
  • Ensaio de Bloco na Praça do Rodo sexta-feira as 22:00 hs e
  • Ensaio de Bloco Sábado às 22:00 hs no Lgo. do Coqueirinho.
  • | 12.12.2008 |Site da Pedra

    Seu comentário é importante.

    Nome
    Email
    Comentário
      

    Onda dos sonhos.
    Para nossos amigos surfistas.