PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Páginas de sofrimento contam nossa história

População e autoridades contra os mosquitos.

Autoridades deveriam tomar medidas vigorosas de combate aos focos. E a população deveria denunciar fatos que levem perigo às suas casas.

Temos acompanhado pelos telejornais a evolução da Dengue no Rio de Janeiro. Em Guaratiba a estatística mostra um aumento nos casos, e todos já sabemos como evitar essas contaminações.

XXVI Guaratiba População   Casos Jan   Casos Fev   Casos Mar  
Total 101205 75 182 601

As autoridades de saúde pública têm responsabilidade de controlar a proliferação do mosquito em áreas onde cidadão comum não pode entrar. Nas ilhas havaianas, há bem pouco tempo, o curso de uma epidemia foi controlado pelas autoridades que correram às periferias dos bairros no corte, poda e controle da matas próximas das residências.

Em Guaratiba, além da Dengue, temos uma doença que tem sido diagnosticada com freqüência na população canina e que pode ser transmitida aos seres humanos pelo mosquito Palha .

A Leishmaniose Visceral Americana já foi diagnosticada em algumas pessoas em Barra de Guaratiba e 25 por cento dos cães estão infectados. Segundo especialistas o controle da doença torna-se difícil devido à distância da residência do cão a mata, a altitude da residência, o confinamento do cão ao quintal da casa, a visita de gambás ao peridomicílio e o sexo dos cães. Não só em Barra de Guaratiba mas na Pedra e na Ilha de Guaratiba já foram encontrados cães infectados.

Tudo isso nos leva a concluir que em Guaratiba não é suficiente que os agentes de saúde entrem nas casas colocando pozinho nos ralos e fiscalizando o domicílio que o cidadão comum já sabe que precisa cuidar. É necessária medida vigorosa de combate à proliferação dos mosquitos nas matas próximas aos domicílios, e orientar a população para evitar a perigosa prática de construir casas em meio às florestas nas fraldas dos morros como tem sido observado.

| 18.04.2008 | Saiba mais sobre a Leishmaniose.

Oportunidade de emprego para pessoas com deficiência.

Pessoas com ensino médio completo.

Aconteceu no Grumari no último final de semana

Resultados do Circuito Carioca de Bodyboard.

Caso Isabella: família teme por sua própria segurança.

População revoltada incomoda família de Alexandre Nardoni.

Feira de artezanato Xuxa

No dia 10 de maio acontecerá novamenta feira de artezanato da Fundação Xuxa, vamos recordar?

Video do comercial de um Banco realizado por bailarinos fazendo coreografia filmada de cima.