PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Época de eleições...Tempo de promessas...

Na "democracia brasileira" o voto é "obrigatório"!

Líderes comunitários devem estar atentos para não fragmentar ainda mais os votos da região.

Nessa época em que os candidatos à Câmara Municipal do Rio de Janeiro (foto ao lado) estão por aí amealhando votos, existe uma tendência egoísta, na qual os líderes de rua ou líderes comunitários com uma visão estreita se empenham em calçar um beco ou iluminar uma esquina, assim como outrora as bicas d'água rendiam bons votos das comunidades na fralda dos morros, ou em locais distantes onde a distribuição capilar do líquido ainda não era feita.

Primeiro é necessário que os líderes da região não fragmentem ainda mais a força de seus votos, procurem entrar em consenso, estudar e apresentar pedidos ou propostas que venham a abranger um interesse maior da região. Esqueçam pequenos reparos nas ruas ou pequenas obras e pensem em propostas que realmente sejam importantes.

Temos notícia, por exemplo, que uma parte da Barra de Guaratiba puxada por um líder comunitário, pede votos para determinado candidato, enquanto no outro extremo do bairro, outro candidato recebe apoio, fracionando os escassos votos que temos.

O exemplo acima é apenas um exemplo, mas sabemos que existem outras situações semelhantes por aqui. Esses líderes comunitários deveriam parar um pouco de pensar em si e abdicar de pedidos pessoais em favor de projetos maiores para Guaratiba. Sugiram a seus candidatos montarem programas de trabalho e propostas de peso que contemplem, por exemplo, reurbanização de praças, asfaltamento de estradas, saneamento básico, escolas, centros esportivos e transporte urbano.

No seu ex-blog, Cesar Maia descreve como o eleitor, "pelo menos o mais esclarecido", define seu candidato:

"O primeiro nó do diagrama que o eleitor ultrapassa é separar entre os candidatos aqueles que acha que pode confiar. Os demais podem ter o tempo de TV que tiverem, e os publicitários mais competentes, que estarão -para este eleitor- fora do jogo. Depois o eleitor fecha sua atenção nesses e avalia o que será melhor para ele, seu bairro e sua cidade.

Outro ponto que observamos é que muitos moradores de Guaratiba permanecem com seus Títulos vinculados às zonas do antigo domicílio, talvez por comodidade, tendo em vista que a mudança somente pode ser feita em Santa Cruz. O escritório do T R E , sendo tão contramão não facilita em nada essa atualização. Isso causa uma enorme distorção e não ajuda em nada nossa tão amada Guaratiba.

Suponhamos que um candidato trabalhe por votos na região, faça uma proposta concreta para nosso bairro sair do atoleiro em que se encontra, mas mesmo prestigiado pelos moradores de Guaratiba, esses votos aparecerão em locais distantes como zona sul ou zona norte da cidade, em virtude dessa desatualização de domicílio, dando a impressão que não foi eleito por nossos votos. Por isso fazemos um apelo: -Troquem seu domicílio eleitoral!

Por fim, aguardamos que a democracia brasileira seja realmente uma democracia, desobrigando o cidadão do voto, dando-lhe liberdade de decidir. Vota quem quer, e quem tem capacidade de avaliar o cheque em branco que está dando ao candidato.

No Mato Grosso do Sul, por exemplo, a maioria de eleitores são analfabetos, são 14 mil a mais do que os alfabetizados. Certamente esta situação, dentre muitas outras, permite que políticos inescrupulosos aplaudam a iniciativa do voto obrigatório, e a cabresto de dissimulações, mentiras e ingênuos artifícios como "dentaduras", "transporte" e "lanches " seduzam esses eleitores com pouca informação.

| 18.07.2008 | Site do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral

Fechou as portas Seu Ilha Botequim.

É com tristeza que noticiamos o fechamento do Seu Ilha Botequim. Apenas quatro meses de funcionamento e deixa saudades. Esperamos que o Maïtre Paulo volte em outro ponto de Guaratiba alegrando-nos com aquela Picanha fatiada.

Nordestino é morto à facadas em Guaratiba.

Francisco Barreto da Silva, foi encontrado morto, no sábado, dia 12/07.

Coragem de comerciante leva Deputado Jorge Babu à justiça.

Comerciante da favela do Foice, em Pedra de Guaratiba, denuncia atuação de uma milícia na região.

Será que a justiça é cega mesmo ou se faz de cega?.

Notícia Publicada em 18/07/2008 às 14h06m por Letícia Lins do O Globo

Pai de sete filhos é preso por furto de queijo

RECIFE - O flanelinha Wandeberg Paiva, que tem sete filhos, foi preso em flagrante nesta sexta-feira ao furtar duas latas de queijo do reino em um supermercado de Recife, em Pernambuco. Ele confessou o roubo e disse que ia vender as duas latas por R$ 85 para comprar comida para os filhos.

Wandeberg foi levado para o Centro de Triagem Everardo Luna, o Cotel. O defensor público Marcos Caribé explicou que vai alegar o caráter famélico da iniciativa do acusado para reduzir sua pena.

Enquanto isso no caso Daniel Dantas ....em que milhões foram desviados...o presidente do STF fala em direitos constitucionais.

| 18.07.2008 |

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

RJ Móvel em Pedra de Guaratiba.