PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Guaratiba sucateada é "Casa da Mãe Joana".

Guaratiba é citada em publicação Holandesa como Polo Turístico emergente.

Não preservar a região e desconsiderar sua tendência para o turismo é falta de visão administrativa ou preconceito.

Ficamos orgulhosos e tristes essa semana.

nossa região foi citada generosamente em mídia impressa HolandesaOrgulhosos, pois sem "encomenda", "pagamento", "campanha" ou qualquer "incentivo" das autoridades de turismo de nossa cidade, nossa região foi citada generosamente em mídia impressa Holandesa com site na internet (veja reportagem abaixo nesta Edição). Procuramos traduzir dentro de nossas possibilidades para que todos os Guaratibanos tivessem acesso ao texto e incluímos um link para a reportagem original em "Dutch".


Logo da mídia Holandesa.


Tristes, pois nossa região é uma verdadeira "Casa da Mãe Joana" - aproveitando o título do filme brasileiro a ser lançado nos próximos dias - e que nos perdoem as "Joanas" de Guaratiba que tenham filhos. Acontece que o termo reporta a local desorganizado, sem regras, sem pudor, sem ordem o que pode não acontecer na casa da "Joana" mas acontece certamente em Guaratiba.

Nossas praças são tomadas pela camelotagem, constroem-se barracos nos logradouros públicos e calçadas sem o menor pudor. Ocupam-se os espaços de nossas crianças e de nossos velhos. As ruas precariamente asfaltadas não possuem indicação de nomes, meios-fios, calçadas ou acostamentos. A iluminação é precária e a desordem urbana é às vezes incentivada pelas associações de moradores que complacentes usufruem dividendos políticos dessa situação, devido principalmente à desinformação da população, que ao usar desses serviços incentivam sua prática.

Recebemos semanalmente emails demonstrando o descontentamento de parte da população, pelo menos a mais informada, pedindo que seja denunciada essa ou aquela situação, mas devido principalmente ao fato de que Guaratiba é um bairro do Rio de Janeiro e o Rio de Janeiro é uma cidade-município de um Estado do Brasil que tem um Presidente do STF como Gilmar Mendes (Leia o excelente artigo do Messias Pontes) e uma justiça complacente com criminosos e bandidos, não convém arriscar.

Outro fato que nos encheu de orgulho, foi o texto encaminhado por nosso leitor Theóphilo, talvez se reportando a um de nossos editoriais, em que dizíamos que "Guaratiba está mudando". No texto, Theóphilo compartilha de nosso amor e preocupação com Guaratiba. O texto foi publicado como artigo-reportagem. Agradecemos ao Theóphilo e a todos pelas carinhosas palavras de incentivo.

| 19.09.2008 |

Site Holandês fala de Guaratiba.

Medium4You - mídia Holandesa destaca reportagem sobre Guaratiba.

Meu bairro, minha vida no Largo da Ilha de Guaratiba.

Prefeitura faz pequenas intervenções no local.

Bazar beneficente na ABEBM

No dia 28 de setembro de 2008.

Bazar Beneficente, na sede da Associação Espírita Bezerra de Meneses, na Estrada do Mato Alto, 959 – Fazenda Modelo – Guaratiba-RJ, com horário previsto de 08:00 hs às 17:00hs. A cantina, também, estará funcionando com promoções de salgados diversos, doces, sucos e refrigerantes. Não deixem de prestigiar. Entrada franca.

| 19.09.2008 |

Projetos Viários para Guaratiba

Ligações com Recreio e Campo Grande serão facilitadas.

Candidatos começam a falar de Guaratiba.

Mesmo sem propostas concretas candidatos ensaiam promessas.


Jean-Pierre Langellier correspondente do Le Monde para o Brasil visita Barra de Guaratiba.


Barra de Guaratiba, une presqu'île pittoresque à l'ouest de RioNo artigo ele cita algumas particularidades do Brasil, e uma delas quando visita a Barra de Guaratiba, uma pitoresca península a oeste do Rio, espantou-se quando o motorista ao subir a serra levantou a bandeira do taxímetro. E jocosamente argumenta que o Brasil é o único país onde subir ladeira aumenta o preço da corrida, e não adianta pechinchar. Mais uma prova do que falamos sobre vocação turística.

| 19.09.2008 | Link para o artigo do Le Monde

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Vamos aproveitar e dar uma limpeza no Congresso.