PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Teatro Municipal e Cidade da Música
Ontem como hoje, duas obras polêmicas.

O Teatro Municipal inaugurado em 14 de julho de 1909 recebeu críticas na ocasião.

A Cidade da Música a ser inaugurada em 2009 festeja portanto, os cem anos de atraso no desenvolvimento humano de alguns bairros .

Em 15 de julho de 1909, o Jornal do Comércio destacava a inauguração do Teatro Municipal tratando-o como suntuoso, colossal e produto da prodigalidade municipal. Falava em megalomania.

Vamos recordar o que publicou o jornal do comercio na ocasião:

Jornal do Comércio, 15 de julho de 1909.- Inauguração do Teatro Municipal

"Inaugurou-se ontem o suntuoso monumento com que a prodigalidade municipal dotou a cidade. O edifício colossal e soberbo parecia uma imensa mole de granito, mármore, ouro, bronze e vidros, resplandecendo à luz branca que jorrava do seu bojo numa fulguração que deslumbrava. A multidão olhava para o teatro como tomada de assombro ante aquela grandeza, fruto de uma megalomania e abria alas para os que lá dentro iam assistir ao espetáculo de inauguração. (...)"

Em sua edição de 18 de julho de 1909 o Jornal do Brasil escrevia que"o Rio ainda não era a Paris dos sonhos nacionais, mas, com uma memorável programação genuinamente nacional, inaugurava uma casa de espetáculos à altura das melhores da Europa: o Theatro Municipal. Localizado no coração da cidade, fez parte do audacioso projeto de urbanização republicano para a então capital do Brasil. Durante sua gestão, o prefeito Pereira Passos (1902-1906) promoveu uma grande modernização do centro da cidade, abrindo-se a Avenida Central moldada à imagem dos boulevardes parisienses e ladeada por magníficos projetos de arquitetura eclética. Foi nesse contexto que se figurou a construção de um novo teatro, mediado por uma concorrência pública para a seleção do projeto arquitetônico, do qual saiu vitorioso o empreendimento idealizado por Francisco de Oliveira Passos (curiosamente, filho do prefeito), que contou com a colaboração do francês Albert Guilbert. "

Esta modernização da cidade anunciada no texto, é uma característica que, se não justifica, pelo menos explica porque foi feita a construção do prédio naquela ocasião. Fazia parte de um contexto. A flor na lapela do noivo que se apresentava assim a Paris reformada das grandes avenidas.

Entretanto a reforma de Paris, o redesenho, as grandes avenidas, não foram um sonho megalomaníaco ou um desperdício de dinheiro público. Foi uma solução para uma cidade favelizada, com problemas urbanos e com a saúde do povo comprometida. A reurbanização e criação de grandes avenidas foi uma obra necessária para a cidade.

Durante estes cem anos de funcionamento, o Teatro Municipal sem dúvida alegrou algumas vezes as almas de eruditos, intelectuais e das elites, e raras vezes o povão pode desfrutar de suas arquibancadas em peças festivas a um real - viva a democratização da cultura(?).

Entretanto comparativamente as salas de aula de escolas técnicas, aos postos de saúde e hospitais que são ocupadas 150% do tempo com o povo que os procuram para suas necessidades diárias de atendimento, garanto que o dinheiro gasto com o Hospital Pedro Ernesto, Hospital Souza Aguiar, Miguel Couto, Lourenço Jorge,etc...foi muito melhor empregado que em qualquer sala de música.

Com relação à próxima inauguração da cidade da música, devemos repetir o mesmo comentário do jornal do Comercio de 1909 do início deste editorial pois está super atualizado:

Ao inaugurar a Cidade da Música estará sendo inaugurado ....."um suntuoso monumento com que a prodigalidade municipal dotou a cidade. O edifício colossal e soberbo é uma imensa estrutura de concreto e vidros, resplandecendo à luz branca que jorra do seu bojo numa fulguração que deslumbrará. A multidão olhará para o prédio como tomada de assombro ante aquela grandeza, fruto de uma megalomania que abrirá alas para os que lá dentro vão assistir ao espetáculo de inauguração. (...)"

E assim como o Teatro Municipal, a Cidade da Música nos próximos 100 anos servirá de deleite as elites e intelectuais que aportarão algumas vezes com seus carrões nas pistas e jardins com amplos estacionamentos em detrimento da saúde pública e da verdadeira educação e cultura que se aprenderia nas escolas públicas abandonadas.

A Família de Roberto Marinho pediu para retirar o nome de seu patrono do empreendimento que passará a se chamar só Cidade da Música. Os Herdeiros não querem seu nome ligado a este empreendimento que foi superfaturado em 575% segundo o jornal O Globo e pode se transformar em um dos maiores fiascos administrativos da Prefeitura e o epitáfio de César Maia.

| 19.12.2008 |

Rua dos Cajueiros em Guaratiba

Muita lama e milhares de buracos dificultam o trânsito dos moradores.

WestVille - Novo Club de Lazer em Guaratiba.

WestVille é um lindo club de lazer familiar.

Natal Vida Feliz.


Realizado no dia 17 de dezembro de 2008, o evento contou com a participação de 150 idosos, além de filhos e netos que animaram o evento, com a realização de competições para a terceira idade, almoço, amigo oculto, sorteios, aniversariantes do mês e Papai Noel. Click na foto para ver mais fotos da festa.

Comlurb informa mudança de horários na coleta de lixo.

A Comlurb informa que a coleta de lixo domiciliar será alterada, excepcionalmente, no Natal e Ano Novo. Com essa mudança, os garis terão a oportunidade de comemorar as datas junto às suas famílias. A coleta domiciliar noturna do dia 24 de dezembro será antecipada para as 17h; a coleta domiciliar noturna do dia 31 de dezembro será antecipada para o dia 30 de dezembro, a partir das 21h.

| 12.12.2008 |

CET-Rio transfere datas de leilão de veículos com débitos a saldar

  • Aos motoqueiros de plantão, não devem perder essa oportunidade, são lindas motos em torno de mil e poucos reais que vão a leilão. Dá uma olhadinha nos lotes só por curiosidade.

    | 19.12.2008 |Site dos leilões

  • Seu comentário é importante.

    Nome
    Email
    Comentário
      

    Inauguração da Cidade da Música Prevista para a próxima semana.