PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Transporte - a história que o povo conta.

O legado do capitalismo para o transporte urbano em Guaratiba.

A história contada nos bastidores da política pode ser muito mais nojenta.

Não interessa a essa altura do campeonato, relacionar datas, responsáveis, motivos ou divagar em cima de afirmações que só serviriam para embotar a questão principal, que é a caótica situação a que chegou o transporte público em Guaratiba.

As datas são relativas ao despontar do capitalismo nas Américas, os responsáveis vão desde o nosso saudoso político-orador-brilhante Carlos Lacerda ao gastador Cesar Maia, passando por outros nomes de peso no cenário estadual e até nacional como Leonel Brizola.

Os motivos alegados são os mais variados, desde a lentidão no tráfego até ao espaço ocupado pelos Bondes. O fato é que a ganância de poucos desferiu um golpe mortal na esperança de muitos.

Os bondes na cidade do Rio de Janeiro, e principalmente em Guaratiba, seriam hoje um transporte popular de massa, econômico e charmoso, não tão lento como querem alguns, e não tão espaçosos como querem outros.

Vejam na foto ao lado (bonde em Paris) como grandes cidades no mundo não jogaram fora essa infra-estrutura de transporte urbano tão preciosa. Em Guaratiba foi uma verdadeira estupidez, para não dizer outra coisa, cobrirem os trilhos com asfalto para dar lugar aos ônibus.

São conhecidos alguns parâmetros que as empresas de ônibus buscam para maximizar seus lucros. O primeiro deles é que uma linha de curta distância é lucrativa, pois as idas e vindas entre os pontos maximizam os lucros. O segundo é que numa linha que apesar de longa os passageiros a utilizam entre pontos também se torna uma linha atraente. Assim, linhas que percorrem grandes distâncias, possuem trajetos difíceis, trânsito pesado e poucos passageiros são negligenciadas pelas empresas apesar de serem licitadas pelo poder público e irem no pacote entregue por concessão.

Assim, o Bonde em Santa Tereza se salvou da ganância pelas condições das ruas estreitas e sinuosas e na época a pouca demanda de passageiros. Não era um trajeto disputado pelos empresários de transporte urbano.

Mas em Guaratiba, vejam que filé a empresa de ônibus ganhadora da concessão conseguiu com a retirada dos bondes. Um percurso curto de 20 e poucos quilômetros , em ruas planas e sem tráfego, e no verão milhares de passageiros transportados para a pobre Barra de Guaratiba que sofre com a ganância da Jabour. São milhares de pessoas despejadas na pequena "aldeia de pescadores" nos dias de verão. Basta esquentar um pouco que são dezenas de ônibus a encostarem-se ao ponto.

Já na Pedra de Guaratiba, na própria Barra, na Ilha ou no Magarça, os ônibus que transportam gente para a cidade, para seus empregos, optam por maximizar os lucros, ou seja, reduzem o número de carros, entopem os ônibus e oferecem um péssimo serviço, justificando nossas observações sobre o modo de agir dessas empresas.

Em artigo publicado nesta edição, Luismar Daminelli conta um pouco dessa história no Magarça e defende o transporte alternativo.

| 21.11.2008 |

Natalino Guimarães renuncia ao mandato de deputado estadual.

Ele é suspeito de comandar um grupo de paramilitares em Campo Grande, na Zona Oeste.

A Rádio do Portal já está transmitindo 24 horas.

Iniciamos as transmissões via web da Rádio do Portal Guaratiba em caráter experimental. O principal objetivo do Portal Guaratiba é proporcionar à comunidade um canal de serviços, informações e notícias, porem decidimos oferecer também um canal de músicas de alto nível para que nossos leitores pudessem navegar ouvindo boa música. Estamos trabalhando para formatar a transmissão de programas com mensagens, avisos ou notícias da comunidade em horários determinados. Experimente a Rádio do Portal, você vai gostar.

6º Aniversário da Biblioteca Comunitária José Vieira Filho

Dia 22 de novembro (Sábado) a partir das 10 horas da manhã na Av. Gaspar de Lemos , 12 - Ilha de Guaratiba

Programação:
10h - Oficina de reciclagem
12h - Almoço (Salpicão) - R$ 12,00 (antecipado)
14h - Brincadeiras e Bingo

Feira da Providência de 26 a 30 de novembro de 2008 no Rio Centro.

Ao abrir as portas de sua quadragésima oitava edição, a Feira da Providência estará, mais uma vez, de braços estendidos para a promoção da paz e do amor entre os povos. Linha 882 - Santa Cruz X RioCentro

| 21.11.2008 |

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Bonde esse eterno sofredor. Conheça um pouco mais.