PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Dai a César o que é de César

Portal é apolítico mas deve noticiar ações do Prefeito.

Para proteger os interesses da região devemos permanecer neutros com nossos comentários.

As realizações da Prefeitura aí estão para demonstrar o interesse do Prefeito por Santa Cruz. É inegável os investimentos que estão sendo feitos no Bairro por conta deste namoro de Cesar Maia com a Região. Porque será? São tantas as obras que começamos a desconfiar que o Porto de Sepetiba e a CSA tenham alguma influência nisto.

É claro que a reboque destes investimentos todos nós ganhamos, visto a proximidade (relativa) com Guaratiba. Claro que melhor seria que tivéssemos aqui uma migalha desta grana que é gasta por lá, mas como não temos grandes empreendimentos na região, vamos nos conformando com o cimentinho na praça da Ilha de Guaratiba, uma rua asfaltada (mal) aqui e ali ou o rabicho do lote 4 do saneamento de Sepetiba que ajudará a Pedra de Guaratiba a se livrar do cocô na praia.

Fica aqui o obrigado ao Prefeito pela oportunidade que nos dá de desfrutar da Cidade da Música na Barra da Tijuca que é também pertinho de nós (só 30 km), e isso tudo é considerado Zona Oeste. É claro que a vila olímpica construída em Bangú não dá p'ras nossas crianças irem, mas fica por conta do dinheiro gasto na região (leia-se Zona Oeste), e de realização em realização o Prefeito vai ganhando voto.

Em fevereiro de 2007, através de convênio assinado com o Governo do Estado, a Prefeitura do Rio assumiu a gestão do saneamento de 21 bairros da Área de Planejamento 5 do Município. A Secretaria Municipal de Obras, através da Rio-Águas, tornou-se, então, responsável pela operação, expansão e aperfeiçoamento dos serviços de esgotamento sanitário nestas localidades.

Em Sepetiba, a previsão é de que até o fim do ano as obras de esgoto e drenagem estejam concluídas. Todo o programa está orçado em R$ 170 milhões. As intervenções incluem uma Estação de Tratamento de Esgoto, cerca de 50 quilômetros de rede coletora, 28 quilômetros de drenagem pluvial e urbanização de aproximadamente 40 mil metros quadrados de ruas, beneficiando 40 mil moradores.

Para Alexandre Pinto, presidente da Rio-águas, o trabalho está só no começo.

"– Pelo acordo, estes 21 bairros, de Magalhães Bastos até Guaratiba, ficam sob a nossa operação a manutenção do sistema de tratamento de esgoto – ressalta Pinto. – Temos de implantar o sistema em metade da área do Rio. São 1,4 milhão de habitantes a região. Destes, 50% não têm tratamento adequado. As obras em Sepetiba devem acabar no ano que vem, mas vamos entregar 80% até o fim deste ano".

Vamos aguardar para ver se êste convênio foi bom mesmo para Guaratiba (leia-se "toda" e não só Pedra de Guaratiba).

| 25.04.2008 |

Caramujo Africano é praga em Guaratiba.

Caramujo já apareceu em vários locais.

Prefeito visita Santa Cruz.

Cesar Maia visita obras de Centro Cultural e Planetário.

COMLURB altera dias de recolhimento de lixo em Guaratiba.

É necessário estarmos atentos ao horário.

Tres atentados em Guaratiba.

Infelizmente temos de noticiar tres incidentes de violência em nossa região.

Lei n.º 3941/2005 de 16/03/2005

Estação de Tratamento de Barra de Guaratiba

Video da visita de Cesar Maia ao Centro Cultural de Santa Cruz.

Video-charge sobre ataque dos caramujos africanos.