PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Proteger manguezal deve ser prioridade.

Estado perde milhões de dólares ao negligenciar manguezal de Guaratiba.

Manguezal intacto vale US$ 40 mil por hectare por favorecer pesca.

Pesquisa no golfo da Califórnia mostrou que o valor real do ecossistema é 600 vezes maior que o oficial.

"Os manguezais do mundo podem valer muito mais para o bolso e para a biodiversidade do que os preços irrisórios pelos quais essas áreas são vendidas para os especuladores imobiliários".

Em Guaratiba, a primeira grande catástrofe ambiental que prejudicou o manguezal, talvez tenha sido a retificação do Rio Portinho (Canal do Portinho). Desse fato resultou a drenagem de várias áreas antes inundadas.

Temos notícia que a Ilha de Guaratiba recebeu esse nome, não pelo fato de ter pertencido a um Sr. William, mas por ser região em que os canais no entorno do local faziam com que parecesse uma Ilha. André Mansur, fala muito apropriadamente desse fato no seu Blog (veja em Blogs e Colunas no Portal):

"O historiador Brasil Gerson, afirmava que a versão de um "Seu William" não pode ser aceita, e para tanto cita um documento de 1806, anterior, portanto, à chegada de D.João, que já fala no Engenho da Ilha. Para ele, o nome pode ter sido originado dos muitos canais e valas que existiam na região e que, quando choviam, alagavam e deixavam um bom pedaço de terra realmente cercado de água por todos os lados, tanto que o principal meio de transporte nessas ocasiões era a canoa".

O Bairro Portinho na Ilha de Guaratiba recebeu esse nome porque definitivamente tinha ali um pequeno porto onde escoava a mercadoria da região. Outros nomes e lugares como "Caminho do Mangue", "Maré", etc.. de lugares secos, identificam que no passado a região era inundada.

Hoje observamos, grandes áreas com vegetação de mangue mortas por conta de despejo de esgoto "in natura", onde os produtos de limpeza e tóxicos matam sem cerimônia a fauna e flora local.

Os aterramentos para construções podem ser facilmente identificados quando voamos baixo com o GOOGLE EARTH. Só não vê quem não quer.

Observamos ainda o envenenamento da baía devido a práticas predatórias utilizadas por grandes empresas, com conivência do Estado que vê tão somente os frutos econômicos imediatos em detrimento de todo o povo do entorno da baía que vive da pesca. (Foto do lodo tóxico do fundo revolvido pela CSA)

Nossa modesta opinião é de que o Estado, seja Prefeitura ou órgãos ambientais, devem preservar para as gerações futuras o manguezal de Guaratiba. Hoje o grande guardião de nosso manguezal é o Exército Brasileiro, que com sua política de "segurança", indiretamente, presta um inestimável serviço à nossa comunidade, ao ecossistema e a biodiversidade do planeta.

| 25.07.2008 | Veja reportagem sobre manguezal no G1

Agência de Trabalho é inaugurada em Guaratiba

A Secretaria de Trabalho e Renda inaugura nesta sexta-feira sua 54ª agência de Trabalho e Renda Sine-RJ, no bairro de Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio. O novo posto localiza-se na Rua Barros de Alarcão, na colônia de pescadores.

O objetivo é proporcionar aos trabalhadores locais um centro de referência para emissão de documentos e colocação no mercado de trabalho. A agência oferecerá serviços gratuitos de intermediação de mão-de-obra, emissão de carteira de trabalho e seguro-desemprego.

Para se candidatar as vagas, o trabalhador precisa comparecer munido de carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF e PIS/PASEP (se já tiver trabalhado).

| 25.07.2008 |Fonte: 

Festa em louvor a Sant'ana, Mãe de Maria.

Igreja de Sant'ana - Ilha de Guaratiba
Dias 26 e 27 de Julho

Programação

  • Dia 26/07 - Sábado - 20:00 hs - Missa solene
          e benção para vovós.
  • Dia 27/07 - Domingo
          06:30 hs Alvorada
          07:00 hs Procissão
          09:30 hs Passeio ciclístico
          12:00 hs Almoço - Angú ou Carne assada
          15:00 hs Início da festa julina com música
          ao vivo e atrações típicas diversas
  • | 25.07.2008 |

    Seu comentário é importante.

    Nome
    Email
    Comentário
      

    Natalino vai ao Tribunal de Justiça.