PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Se Jesus nascesse hoje você o reconheceria?

Naquele tempo Jesus escolheu Nazaré, uma cidadezinha desconhecida na Galiléia.

E hoje, onde Jesus nasceria?

Pelos seus dons espirituais, sua humildade e sua missão, Jesus escolheu nascer entre os pobres, filho de um carpinteiro em uma cidadezinha desconhecida da Galiléia. Não veio adornado de bens nem possibilidades materiais. Desprovido de qualquer vaidade ou bem material, circulou pelo mundo espalhando as verdades espirituais e os mais elevados princípios éticos e morais.

A Galiléia era uma província do norte da Palestina. Os judeus do sul desprezavam os galileus, assim como a Zona Sul despreza Guaratiba. Diziam que os galileus eram intrigueiros, sujos e desordeiros. Mas também diziam isso por inveja, porque as terras eram as mais bonitas do país. Sobretudo na primavera, a Galiléia parecia um imenso jardim, assim como Guaratiba. O vale do Esdrelon cobria-se de flores, cresciam o trigo e a uva, despertavam-se os olivais e as tamareiras, e o lago de Tiberíades, azul e redondo, se enchia de peixes. Na Galiléia havia algumas cidades importantes: Séforis, Cafarnaum, Magdala ... Mas a coisa começou num vilarejo pequeno, muito pequeno, chamado “Nazaré”.

E hoje? Onde escolheria nascer? Será que nos luxuosos condomínios da Zona Sul ou Barra da Tijuca? Freqüentaria as danceterias da moda e compartilharia os vídeo-games, roupas de marca e melhores colégios com os filhos dos casais mais abastados?

Certamente que não. Não seria esse o mundo em que viveria o divino carpinteiro. Sua humildade certamente o empurraria para as comunidades periféricas, entre os pobres, entre os menos favorecidos. Levantaria a bandeira da caridade e da tolerância onde suas palavras pudessem ser ouvidas - "Quem tiver ouvidos para ouvir ouça", repetia com freqüência.

Nos edifícios suntuosos, entre os fariseus e hipócritas corruptos, onde os bens materiais se sobrepõem à ética do poder, lá, onde a podridão das negociatas sugam do povo o direito do bem estar coletivo, ali, nada do que Ele ensinou é ouvido. São corações endurecidos que não se comovem com os rostinhos dessas crianças necessitadas.

Nossa Senhora está certamente bem representada pela menininha com seu manto azul na peça de Natal apresentada pelas crianças da Itapuca. Seria possível sim que Maria viesse receber nosso Mestre amado numa comunidade carente, e o próprio Jesus parecido com um desses rostinhos que anseiam ávidos por um presentinho na fila formada - "Deixai vir a mim as criancinhas".

Devemos ter o cuidado para não cometermos mais uma vez o erro. Devemos tratar bem àqueles que necessitam, posto que entre eles poderá estar Jesus - "Bem aventurados os que têm fome, pois serão saciados".

| 26.12.2008 |

Natal solidário na Fundação Leão XIII em Guaratiba.

Fraternidade de um grupo de amigos da ABEBM leva carinho e atenção aos internos.

Pastoral da Criança leva Papai Noel até a comunidade da Itapuca em Barra de Guaratiba.

Almoço e presentes fazem a festa de 150 crianças da Itapuca.

Áreas salgadas de mangue em Guaratiba sofrem com favelização e podem desaparecer.

Proteção do litoral está desaparecendo no Rio.

Programação de Reveillon de Guaratiba.

Programação do Réveillon de Pedra de Guaratiba (Praia da Brisa)

  • DJ Dicarlo
  • Grupo Agita Samba
  • Lecy Brandão
  • Juliana Diniz
  • Bateria do G.R.E.S Acadêmicos de Santa Cruz
  • Programação do Réveillon de Sepetiba (Praia Dona Luisa)

  • DJ Mauricio Dias
  • Grupo Samba Legal
  • Perlla
  • Bateria do G.R.E.S Mocidade Independente de Padre Miguel
  • Nada foi previsto pela prefeitura para Barra de Guaratiba

    | 26.12.2008 |

    Amoedo inaugura loja em Guaratiba.

    Localizada na Avenida das Américas no início da subida da Serra da Grota Funda, em terreno enorme e muito bem cuidado localiza-se a loja com produtos de bom gosto para Casa e Jardim. É mais uma empresa que reconhece o potencial da região e aqui se instala.

    O Portal Guaratiba dá as boas vindas e deseja muito sucesso.

    | 26.12.2008 |

    Laryssa Cerutti a melhor atleta de Ginastica Ritmica em sua categoria do RJ mora na Ilha de Guaratiba.

    Laryssa nasceu em 20/07/1997, e tem, portanto 11 aninhos apenas e já conquistou diversos títulos em sua categoria.

    Fez Ginástica Rítmica no Clube de Regatas do Famengo e Ginástica Rítmica no Centro Esportivo Miécimo da Silva

    Foi Campeã Estado RJ de Mãos Livres; Campeã Estado RJ individual de Corda; Campeã por Equipe; Campeã em Conjunto Infantil nivel 7.

    Recentemente obteve o titulo de terceiro lugar no Brasileiro de Conjunto de Fita. Parabéns Laryssa temos orgulho de você.

    | 26.12.2008 |

    Seu comentário é importante.

    Nome
    Email
    Comentário
      

    Papai Noel visita a comunidade da Itapuca em Barra de Guaratiba.