PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Vinte anos de luta por Guaratiba.

Ieda Thomé e Cid Thomé proprietários do Jornal Guarazão são exemplos para comunidade.

A Ilha de Guaratiba deve muito a esse casal que vem prestando serviços comunitários há vinte anos.

Fomos visitar a Biblioteca Comunitária José Vieira Filho na Rua Gaspar de Lemos para uma reportagem sobre sua festa de aniversário que aconteceu no último sábado. E na tarde chuvosa e fria, antes que outros compromissos nos roubassem a oportunidade, encontramos o casal Ieda e Cid Thomé em meio aos livros da biblioteca e obrigações burocráticas, imersos nas responsabilidades de quem doa todo seu tempo para a comunidade.

Com uma paciência caridosa de quem satisfaz as indiscrições de um curioso, o casal foi contando a história do Jornal Guarazão e da região de Ilha de Guaratiba:

- "Em 1988, não existia Banca de Jornais por aqui, e os jornais tinham de ser encomendados à Dona Tereza, esposa do Agenor, lá no largo da Ilha", desabafa Cid. "A carência de publicações e periódicos, nos animou então a editar o Guarazão, que surgiu em 1996, a fim de manter os moradores informados do que acontecia".

- "A luta pelos trabalhos sociais caiu de "pára-quedas" em nosso colo. Na ocasião existia um trabalho no posto para os hipertensos, e a assistente social na época, Sra. Heloísa, pediu ajuda ao Guarazão para divulgar o trabalho", lembra Dona Ieda.

Em 1999 a assistente social foi demitida pela Prefeitura e a comunidade pediu a Dona Ieda se poderia continuar o trabalho que vinha sendo executado. Neste ponto surgiu então a Associação de Atendimento, Apoio, Valorização e Orientação à Terceira Idade - Vida Feliz. O site http://www.vfeliz.org da Associação será disponibilizado nesse portal a partir de hoje.

A Associação Vida Feliz tem o apoio do Lions Club do Rio de Janeiro Campo grande e do Jornal Guarazão e tem por objetivo principal criar oportunidades e atividades para pessoas da melhor idade. Dentre essas atividades são desenvolvidas dinâmicas de grupo, passeios e viagens, palestras, confraternizações, oficinas, etc... Que acontecem no Sítio Cantinho é Nosso na Gaspar de Lemos e no Salão Paroquial da Igreja de Santana, Ilha de Guaratiba. Atualmente a Vida Feliz vem recebendo apoio da SUDERJ, que paga o aluguel do espaço no Cantinho é Nosso.

A seguir surgiu a idéia de organizar a Biblioteca José Vieira filho para a comunidade, aproveitando o espaço ocioso de uma Garagem, mas o espaço ficou pequeno e logo a seguir foi necessário aumentar esse espaço para acomodar os livros que vinham chegando.

Já no finalzinho da conversa, Cid dá o recadinho de quem tem muito que trabalhar ainda pela comunidade:

- "Desculpe, mas temos de ir, pois temos uma reunião sobre o Banco de Alimentos que será inaugurado dia 28 em Campo Grande" (reportagem na próxima edição 5/12).

É assim que vemos esse casal incansável, como aquela andorinha que se esforça no seu vôo longo para trazer o verão. Fica aqui o "Nosso Obrigado" por toda a comunidade da Ilha de Guaratiba.

| 28.11.2008 |

Biblioteca Comunitária José Vieira Filho.

A biblioteca de portas abertas para a comunidade.

Mortes misteriosas de animais silvestres.

Mortes de micos em alguns bairros intriga pesquisadores.

Rádio do Portal já está transmitindo 24 horas.

Iniciamos as transmissões via web da Rádio do Portal Guaratiba em caráter experimental. Estamos trabalhando para formatar a transmissão de programas com mensagens, avisos ou notícias da comunidade em horários determinados. Experimente a Rádio do Portal.

Caminhão vira na Grota Funda.

Desastre talvez tenha sido excesso de peso.

Caminhão carregado de cimento tomba na Serra da Grota Funda e tumultua trânsito na quinta-feira. Desastre ocorreu por excesso de peso e imprudência mas não houve vítimas.

| 28.11.2008 |

Feira de Saúde em Barra de Guaratiba.

Dia 29 de novembro (Sábado) a partir das 8 horas da manhã na Escola Ana Nery em Barra de Guaratiba.

Prefeitura promove vacinação gratuita de animais

Para ser vacinado, é necessário que o animal tenha mais de um mês de idade e esteja acompanhado pelo responsável.

Será no dia 6 de dezembro, sábado, e atingirá os bairros de Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Ilha de Guaratiba e Sepetiba.

Mais informações nos telefones 3402-0388 e 3402-5417 (SEPDA) ou 3401-8670 e 3395-1595 (CCZ).

Etapa confirmada do ECOSURF no Grumari

A segunda etapa do Circuito Eco Surf ASAG Grumari 2008 rola neste final de semana (29 e 30/11) na praia do Grumari.

|28.11.2008|

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Solução para a falta de ponto de ônibus em Guaratiba.