PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Os bondes de Guaratiba.

Linhas foram fechadas em 1964 e 1965 após serem adquiridas pela Companhia de Transportes Coletivos.

A companhia de bondes Carris Urbanos, que começou com cerca de 2.000 mulas, construiu uma linha de bondes desde a estação ferroviária de Campo Grande até Monteiro em julho de 1894, numa distância de 6 km, para cargas.

Com o adensamento populacional às margens da linha, em 1908 foi iniciado um serviço de passageiros, segundo conta o pesquisador estadunidense Allen Morrison, de New York. Os veículos viajavam a 10 km/hora, o que fazia uma viagem de 20 km até a Ilha demorar duas horas.

A Companhia de Bondes Eléctricos de Campo Grande a Guaratiba passou a operar em 17/5/1917 a primeira linha de bondes elétricos, de 17 km, da estação ferroviária até Pedra de Guaratiba. Outra linha, para a Ilha, foi inaugurada em 23/3/1918 e dois anos depois outra linha foi aberta na direção Leste para o Rio da Prata.

Em 1937, a operação foi municipalizada e, com a formação do Estado da Guanabara, passou para o Serviço de Transporte Rural em 1960. Em 1/1/1964, a Companhia de Transportes Coletivos adquiriu as linhas de Campo Grande, fechando a rota para a Ilha em outubro, a linha Pedra em 1965 e a do Rio da Prata através da cidade para Monteiro, em 31/10/1967.

| 12.09.2008 |Fonte: Bondes do Brasil

Ronaldo Fenômeno passou o sábado 08/09 em Pedra de Guaratiba.

O jogador curtiu, no sábado, o aniversário da sobrinha da namorada Bia Anthony.

Bia Antony conheceu Ronaldo em janeiro de 2007, logo após terminar sua faculdade na Universidade de Brasília, quando a gata foi fazer pós-graduação na Europa.

Não tardou para que ela se mudasse para Milão e morasse com ele. Sempre discreta, interessada por artes plásticas, Bia tornou-se um grande esteio emocional na vida do craque. Os amigos sabem que, desde que foi para o Milan e sobretudo após a segunda operação no joelho, Ronaldo não era o mesmo.

Em abril deste ano, após um jogo no Maracanã, ele foi com três amigos à festa de aniversário do empresário Roberto Rezinski, em São Conrado. O grupo chegou pouco depois das 18h30 e ficou até a meia-noite. Bia não foi à festa e seguiu para o apartamento do casal, na Barra. De lá, ele foi à boate 021, de onde saiu para a confusão.

A confusão envolvendo o jogador Ronaldo acabou, naturalmente, azedando seu namoro com a pós-graduanda em Engenharia Maria Beatriz Anthony. Mas parece que tudo ficou bem resolvido para o jogador

| 12.09.2008 | Fonte:

Festa da Primavera.

A festa será realizada na Rua dos Guimarães na Ilha de Guaratiba.

Organizada pelo Kiko, personagem já conhecido na localidade pelo trabalho comunitário que faz com as crianças da região, a festa começará nesta sexta-feira a partir das 19:00hs com entrada franca, quem quiser poderá contribuir com um quilo de alimento não perecível que será doado ao QG do Amor, orfanato em Pedra de Guaratiba. No sábado à noite a festa continuará na rua dos Guimarães, e no domingo teremos atividades no campo do Ilha, onde serão realizados dois jogos a partir de 8:00hs.

Dois times femininos de futebol se apresentarão nas preliminares e no jogo principal, os Amigos da Ilha enfrentarão Bebeto (jogador da Seleção Brasileira) e seus amigos num amistoso beneficente quando também serão arrecadados alimentos para o orfanato.

Às 15:00 hs será realizada uma Gincana na Rua dos Guimarães com a participação de todas as crianças. Quando serão sorteadas quatro bicicletas. As crianças do QG do Amor participarão da Festa assim como os amigos do Grêmio Sorriso, casa mantida pelo Lions Club para portadores da Síndrome de Down.

| 12.09.2008 |

Promessas de campanha!

Solange Amaral defende construção do Túnel da Grota Funda.

Solange Amaral, candidata a prefeita pela coligação Experiência e Sensibilidade pra Cuidar do Rio (DEM/PTC/PMN), falou sobre os projetos para a Barra da Tijuca, durante um café da manhã, na quinta-feira (4/9).

- Antigamente, costumava dizer que havia aqui duas grandes questões: ambiental e de transportes. Para mim, as duas tinham a mesma gravidade. Hoje em dia, repito transportes três vezes, por que se transformou num gargalo muito grave -disse a candidata.

Para solucionar o problema de acesso e circulação no bairro, Solange quer fcriar o corredor T5:

- Não só o acesso à região é difícil, como também a circulação interna. Então, vamos fazer o corredor T5, dar apoio à linha 4 do metrô, construir o túnel da Grota Funda, duplicar a Avenida das Américas a partir da Salvador Allende, além de implantar novos sistemas de transporte interno da Barra - enumerou a candidata.

Para viabilizar as obras, Solange sugere a criação de um fundo de investimentos de transportes para a Barra.

- Este fundo específico seria criado com dinheiro dos royalties da Prefeitura, fundo de recebíveis, que está sendo aprovado na Câmara de Vereadores para dívida ativa, e com recursos dos empreendedores - explicou a candidata.

| 12.09.2008 | Fonte:

Milícia na Favela da Foice formou um estado paralelo.

Todos os serviços normalmente fornecidos pelo Estado são explorados pela milícia.

A denúncia do Ministério Público afirma que, utilizando-se de violência e graves ameaças, a milícia fazia cobranças semanais dos moradores e comerciantes que variavam de R$ 10 a R$ 300, sob o pretexto de oferecer segurança. A investigação começou a partir de denúncia feita por um morador inconformado com a cobrança. "A população não podia sequer receber correspondências ou remédios sem que estivesse em dia com pagamentos (feitos à quadrilha)", informou o secretário de Segurança Pública,

A milícia supostamente controlada pelo deputado estadual Jorge Babu (PT) tinha um cartório clandestino na associação de moradores da favela da Foice, no Jardim Guaratiba, segundo as investigações da Corregedoria da Polícia Civil. No local, era emitida uma espécie de escritura de posse dos terrenos localizados dentro da comunidade.

Uma central clandestina de ‘gatonet’ também foi estourada. Para localizá-la, os agentes precisaram contar com o faro e com a sorte. Primeiro, chegaram a uma casa na Rua 2 de Julho, mas os equipamentos que poderiam configurar a transmissão do sinal de canais de TV fechada não estavam mais lá. A suspeita é de que os milicianos, desconfiados, os retiraram no dia anterior.

No imóvel havia quatro antenas parabólicas, grande quantidade de cabos e uma TV. A parafernália foi transferida para outra casa, na Rua 29 de Abril. Bastou seguir um dos cabos para localizá-la, a cerca de 200 metros.

Na associação de moradores, os agentes se surpreenderam ao encontrar três caixas do Programa Remédio em Casa, enviadas pelos Correios a diferentes destinatários. As encomendas estavam violadas. A suspeita é de que os milicianos só distribuissem as caixas de comprimidos ao moradores com o pagamento de uma taxa mensal. A utilização eleitoral dos medicamentos também é uma das hipóteses levantadas.

| 12.09.2008 |Fonte: