PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Mostra de Burle Marx no Museu Nacional de Belas Artes.

Memórias e Paisagens está em cartaz até o dia 27 de julho.

Artista das tintas e da prancheta, Burle Marx usava as cores como recurso principal em seu trabalho. Engajado no século XX e nos movimentos de arte moderna, ele produziu obras que são referência para os estudiosos da paisagem.

Os primeiros riscos, a estrutura tomando forma e o projeto acabado podem ser vistos nesta exposição, que reúne trabalhos de 1929 a 1993, ano anterior ao falecimento do artista. Todas as obras fazem parte do acervo do Escritório Burle Marx e Cia.

A exposição reúne pinturas, cerâmicas, esculturas em bronze, desenhos de jóias e de inúmeros jardins, além de vários esboços, plantas baixas e fotografias de seus projetos no Brasil e no mundo, como o Aterro do Flamengo.

Este pequeno recorte da trajetória artística de Burle Marx nos permite apreciar exemplos que foram posteriormente elaborados e que possibilitaram a organização da natureza por seus parques, praças e jardins.

O legado do desenhista, ecologista e paisagista revela uma profunda compreensão da organização espacial aliada à paisagem como cenário e um pleno domínio tanto no uso de materiais e elementos arquitetônicos que compõem um jardim, como a flora e as suas peculiaridades, fornecendo os instrumentos necessários para projetar novos arranjos e associações de plantas nunca utilizadas.

Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. De terça-feira a sábado, ingressos a R$ 5. Entrada gratuita aos domingos.

O MNBA fica na Avenida Rio Branco, 199, Cinelândia, Centro.

| 13.06.2008 | Fonte: JB Online - Leia mais sobre Burle Marx

Jovens do Jardim Guaratiba expôem em Campo Grande.

Empreendedores de Futuro expõem na Feira de Negócios.

Peças em biscuit, bijuterias personalizadas, máscaras artísticas e artesanato em macramê são alguns dos artigos produzidos por, pelo menos, 200 jovens entre 16 e 24 anos integrantes do Projeto Social Empreendedores de Futuro apresentados na Lona Cultural de Elza Osborne, em Campo Grande.

O objetivo é abrir espaço para novos negócios e incentivar o empreendedorismo na região. Os interessados podem contratar a confecção de produtos e a prestação de serviços, e ainda contribuir para o desenvolvimento social.

Os jovens empreendedores são das comunidades de Jardim Paulista e Estrada do Monteiro, em Campo Grande; Cesarão e Antares, em Santa Cruz; além de Jardim Guaratiba, em Guaratiba. Durante seis meses, eles receberam capacitação profissional e muitos já conseguiram montar seu próprio negócio.

| 13.06.2008 | Leia mais sobre o projeto no site do IBS

Paralisia Infantil.

Sábado é dia de vacinação.

No próximo dia 14 de junho será realizada a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil de 2008. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar 600 mil doses da vacina em 810 postos, distribuídos por toda a cidade e abertos das 8h às 17h.

A expectativa é de imunizar nesta etapa em torno de 450 mil crianças abaixo de 5 anos. Para mais informações, a população pode ligar para o Tele-Saúde (2273-0846), nos dias úteis das 9h às 17h ou no dia da campanha, quando pediatras estarão de plantão para esclarecer dúvidas. A segunda etapa da campanha será no dia 9 de agosto.

| 13.06.2008 |

Campanha do agasalho.

Campanha da Defesa Civil municipal recolhe agasalhos em Pedra de Guaratiba.

A Defesa Civil da Prefeitura do Rio iniciou a edição 2008 da campanha Aqueça Seu Coração, para arrecadar agasalhos, roupas e cobertores destinados a pessoas carentes. A Secretaria Municipal de Governo criou 58 postos para receber as doações: além da sede da Prefeitura (Centro Administrativo São Sebastião – CASS), na Cidade Nova, e da sede da Defesa Civil, em Vila Isabel, os cariocas podem procurar os núcleos da Defesa Civil em cinco bairros – Andaraí, Irajá, Bangu, Pedra de Guaratiba e Barra da Tijuca – e também administrações regionais e subprefeituras.

Para saber qual o ponto de coleta mais próximo, ou mesmo como ajudar a recolher donativos, os interessados podem ligar para 2576-7297 e 2576-5665, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As são encaminhadas às comunidades atendidas pela Obra Social da Cidade do Rio. No ano passado, a campanha recolheu cerca de 15 toneladas.

| 13.06.2008 |

Casal é morto a tiros em Pedra de Guaratiba.

Homens encapuzados invadiram a casa deles de madrugada.

A 43ª DP (Pedra de Guaratiba) irá investigar o assassinato de um casal, ocorrido no final da madrugada de terça-feira, nas proximidades da Estrada da Matriz, em Pedra de Guaratiba.

Leandro dos Santos de Jesus, 28 anos, e Priscila Rangel da Silva, de 26, foram executados com vários tiros por homens encapuzados que arrombaram a casa deles na Rua 40, Lote 14, Quadra 194.

Segundo a polícia, nada teria sido roubado, o que afasta a hipótese de assalto e reforça a de execução, mas ainda não há pistas dos assassinos e indícios sobre o motivo do crime.

| 13.06.2008 | Leia reportagem no Globo