PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Feira de artesanato da Fundação Xuxa.

Linda e imperdível a feira de artesanato.

Conforme vínhamos anunciando a duas semanas no portal, aconteceu no dia 8 de março, sábado próximo passado, a Feirinha de Artesanato da Fundação Xuxa Meneghel.

Fomos lá verificar e ficamos impressionados com a organização da feira e com a variedade de artigos de artesanato produzidos em nossa região e expostos nas barraquinhas. É bom salientar que a iniciativa pode ser considerada ainda uma novidade e nem todos os artesãos tomaram conhecimento desta oportunidade oferecida pela Fundação.

Shows ao vivo com bandas musicais e grupos de folclore animaram a festa. No momento em que visitávamos a feira estava se apresentando a Banda "Elvira 53" composta por jovens de Guaratiba.

Logo na entrada uma galeria de quadros a céu aberto dava mostra de alguns trabalhos de artistas de Guaratiba. A região só tem a ganhar com iniciativas como essa da Fundação, e vamos ficar atentos para as datas das próximas feiras.

| 14.03.2008 | Veja programação da feira.

Armadilha caseira contra Aedes Aegypit.

Biólogo inventa armadilha para o mosquito da Dengue.

Os 23.294 casos de dengue já registrados no estado, desde o início do ano (14.701 somente na capital), levaram a Secretaria estadual de Saúde a anunciar quarta-feira a criação de mais cem leitos para o atendimento de adultos e crianças com a doença, conforme reportagem publicada nesta quinta-feira o jornal O Globo

Guaratiba é um bairro cuja característica rural ainda guarda muitos reservatórios naturais de água, na propria mata do seu entorno, e, por mais que a população se previna com as ações de saneamento recomendadas para barrar a proliferação do mosquito, ainda assim é grande o número de criadouros.

Prevenir a dengue deve ser uma obrigação de cada cidadão. Não deixar pneus, embalagens e recipientes que podem acumular água jogados nos terrenos são cuidados importantes para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypit.

Com uma garrafa pet, dessas de refrigerantes de dois litros, é possível fazer uma armadilha que prende e mata o mosquito.

A invenção é do professor Maulori Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ensina como fazer. Veja na reportagem como fazer.

A médica Maria de Fátima Coutinho, da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), fala como identificar e tratar a doença em crianças.

Conforme salienta a profissional, ao primeiro sinal de febre, sempre tratar como se fosse Dengue, se não for, ótimo, mas ficar atento e voltar sempre ao médico para novas avaliações, porque a Dengue não pode ser identificada no primeiro dia pois é necessário que o corpo produza anti-corpos para que se possa identificar a doença.

No mais, é necessário o acompanhamento médico.

| 14.03.2008 |Fonte: Reportagem do programa RJTV da rede Globo

Visita de Eider Dantas a Pedra de Guaratiba.

Eider Dantas fala sobre as obras do mercado de peixes na Barros de Alarcão.

Numa visita a Pedra de Guaratiba, o secretário de obras, Eider Dantas, veio apresentar aos peixeiros da Barros de Alarcão, o projeto do Mercado de Peixe que será construído no número 293 daquela rua.

A obra que será concluída até julho deste ano custará aos cofres da Prefeitura R$ 558.496,34 e contará com 18 boxes com depósito na parte superior, banheiros e pias.

Um pedido dos próprios peixeiros atualmente cadastrados e que trabalharão nos boxes, é de que novos peixeiros não poderão se estabelecer ao longo da Rua Barros de Alarcão, o que foi prometido pelo Secretário.

Após a reunião com peixeiros, o Sr. Tenil, atual Presidente da Associação de Moradores da Ilha de Guaratiba solicitou ao Sr. Secretário de Obras a complementação do piso de concreto no canteiro central da Praça da Ilha de Guaratiba, o que foi autorizado (assinado) no documento apresentado pelo Sr. Tenil, no próprio local da entrevista (Sr Eider Dantas e Sr Tenil na foto a direita).

Argüido pela Equipe do Portal com relação ao Túnel da Grota Funda, o Secretário informou que a Empresa que ganhou a primeira licitação entrou em falência, motivo pelo qual será feita uma nova licitação agora em Abril. Informou ainda que a obra inteiramente custeada pela iniciativa privada não receberá um centavo dos cofres públicos, e a Empresa ganhadora poderá explorar o túnel por 20 anos. Com relação ao pedágio, a estimativa inicial é de que fique em R$ 1,20. A obra para conclusão do túnel e acessos deverá ficar pronta em 18 meses.

Como pedido final a Sra. Presidente do Lions Club solicitou ao então Secretário a permissão para colocação de uma estátua de leão de 1,8 m na rocha onde fica o entrocamento na descida da serra, com o símbolo do Lions Club, o que foi imediatamente autorizado.

| 14.03.2008 |

Clipe de Will.I.Am gravado no Grumari já está na Internet.

Líder dos Black Eyed Peas exalta a mulher brasileira.

O reveillon de 2007 parece ter deixado Will.I.Am realmente apaixonado pelo Brasil. Prestes a lançar seu primeiro disco solo, “Songs About Girls”, o cantor escolheu o país como cenário de seu primeiro single, “I Got It From My Mama”.

Gravado em Grumari, o novo vídeo do rapper tem como principal atrativo uma das principais belezas naturais de nosso país: as mulheres. Enquanto Will pergunta na letra “querida, de onde você tirou esse corpo?”, várias garotas respondem “foi mamãe que fez”, vestidas apenas com minúsculos biquínis.

A música não diz nada, mas com esse monte de mulher bonita não precisa dizer mesmo

Em sua apresentação com os Black Eyed Peas em Londres, durante o Live Earth, o cantor entrou no palco com uma bandeira do Brasil.

O novo disco chega às lojas no dia 25 de setembro.

| 14.03.2008 | Clique aqui para ver o vídeo.

Inclusão digital pelo Portal Guaratiba.

Portal Guaratiba irá oferecer aulas de inclusão digital.

Numa parceria entre a Locadora e Lan-House Planeta dos Filmes e o Portal Guaratiba, será possível ao Portal Guaratiba oferecer cursos de inclusão digital para jovens e adultos na terceira idade. Numa primeira etapa será oferecido um curso básico de introdução a crianças de 10 a 14 anos enfocando os aspectos básicos do computador e sua utilização. Acesso à Internet e orientação ao uso correto das facilidades oferecidas pela grande rede. O potencial da informática nos nossos dias e a importância desse conhecimento para o futuro profissinal de cada um.

Numa segunda etapa será oferecido um curso de inclusão digital para a turma da terceira idade com mais de 60 anos.

As inscrições deverão ser feitas pelos interessados aqui no Portal e confirmadas na Lan House Planeta dos Filmes antes do início dos cursos.

As turmas serão de dez alunos e cada curso iniciará ao completar o número de alunos. Todos os avisos serão dados com antecedência aqui no Portal.

Estamos procurando parcerias para esse projeto. Você empresário da região que quiser ajudar, poderá ter seu nome como benfeitor e de seu negócio vinculado ao projeto e divulgado no Portal.

| 14.03.2008 |