PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Região Administrativa de Pedra de Guaratiba está interditada.

Como o Portal já tinha noticiado o prédio estava abandonado.

Dos serviços à comunidade, sobraram apenas os cartazes. O da biblioteca mal dá para ler, mas no local funcionava uma sala de leitura. Também havia assistência social e, para evitar algumas doenças, funcionava um setor de controle de vetores, para o combate à dengue.

Há seis meses o prédio foi interditado, está em ruínas. Ferragens à mostra, muito reboco já descolou das paredes por causa das infiltrações. Mas o pior está no auditório. Pelo menos metade do teto veio abaixo.

Hoje a sede da antiga administração regional de Pedra de Guaratiba é o retrato do abandono, da falta de conservação do patrimônio público.

“O prédio faz muita falta, porque aconteciam todos os serviços necessários e hoje não temos nada. As pessoas têm que ir a Santa Cruz ou Campo Grande. Faz falta o auditório. Fui diretora de uma escola e levávamos nossos eventos culturais para lá, porque a escola não comportava. Fazíamos teatro, música, dança. Era muito lindo. Agora não temos nada cultural aqui”, lamenta a aposentada Eucinéia Chaves.

A Secretaria Municipal de Governo informa que o prédio foi desativado há dois anos por problemas na estrutura do edifício. A Região Administrativa passou a funcionar nos fundos, onde só há os serviços burocráticos. Os outros serviços, como tirar carteira de trabalho, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e Detran, só voltarão quando um novo prédio for erguido no mesmo local, mas não há prazo para a realização das obras.

| 14.11.2008 | Fonte:

Planetário de Santa Cruz.

Decisão judicial impede inauguração do planetário da Cidade das Crianças.

Os moradores de Santa Cruz ainda aguardam pelo dia em que poderão ver mais de perto as estrelas. A obra do Planetário da Cidade das Crianças está praticamente concluída, mas uma decisão judicial pode atrapalhar os planos da Prefeitura do Rio de inaugurar o espaço no próximo dia 24.

Uma ação movida pela empresa Omnis Lux Astronomia e Projetos Culturais, que perdeu a licitação, contestou o processo de compra do novo sistema de projeção digital, avaliado em US$ 700 mil. A juíza da 8 Vara de Fazenda Pública, Alessandra Cristina Tufvesson Peixoto, determinou a suspensão do processo e ordenou que o equipamento importado permaneça na Receita Federal.

Mas, de acordo com decisão tomada pela juíza no dia 15 de outubro, o equipamento já teria sido instalado, o que caracterizaria um descumprimento da medida. A prefeitura foi multada em R$ 20 mil e deverá ter o sistema de projeção interditado pela Justiça. Em nota, a Secretaria municipal das Culturas informou que o Planetário da Cidade das Crianças será inaugurado no próximo dia 24 de novembro.

| 14.11.2008 | Fonte: Veja reportagem completa

Cultura em Rede na Pedra de Guaratiba.

Um mês de atividades culturais em Pedra de Guaratiba e Sepetiba.

O Cultura em Rede é um Programa da Fundação Vale, em parceria com a Planeta Agência de Cultura, que tem por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico por meio da formação de uma rede de arte e cultura. É formado por grupos e associações de cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Maranhão.

O Programa fomenta e promove: o fortalecimento dos territórios e identidades culturais; a organização setorial; a qualificação e melhoria contínua de entidades; a qualificação de produtos e serviços dos integrantes; o desenvolvimento de espaços para a difusão, circulação e comercialização desses produtos; a formação de redes de parcerias para fortalecer a base cultural dos integrantes de cada município.

O Cultura em Rede cultiva valores ligados ao empreendedorismo, ao associativismo, à participação e à cooperação permanente entre os integrantes. Busca desenvolver um processo de gestão compartilhada, estruturada em grupos de trabalho regionais onde os diversos segmentos representados no Programa participam e se fortalecem.

Participam do Projeto na Pedra de Guaratiba:

  1917 (Música)
  Bhira Simpatia (Música)
  Centro de Apoio Sociedade Amigos da Arte (Artesanato)
  Grupo de Mulheres Artesãs (Artesanato)
  Inajara de Tanduí (Música)
  Mulheres de Pedra (Artesanato)
  Rafael Calixto (Música)
  Terrorstorm (Música)
  Toninho de Lita (Música)

| 14.11.2008 |

Cura do câncer pode ser mais simples do que se imagina.

Tullio Simoncini, médico oncologista italiano afirma que câncer é provocado por fungo.

O câncer é um fungo.

Durante aproximadamente 100 anos, a teoria fundamental por trás do câncer foi baseada na hipótese que ele é resultado de um mau funcionamento dos genes. Este ponto de vista parte do princípio que o câncer é intracelular. O meu ponto de vista contudo é que o câncer é uma infecção por fungos, e por isso um fenômeno extra celular.

Cândida

Em qualquer parte, os cânceres são causados por uma invasão fungica, e é possível argumentar que a mesma coisa acontece em seres humanos. Os fungos sempre estão envolvidos com cânceres: eles são encontrados tanto em seres vivos e mortos.
Contudo, os cientistas acreditam que eles se desenvolvem depois do ataque da doença. A minha opinião é que eles vêm antes: eles produzem o cancro, embotam o sistema imune e logo invadem o organismo inteiro.
Cada tipo de câncer é causado por um fungo da espécie de Cândida, como também encontrado em outra pesquisa, e a configuração histologica é um resultado da reação de defesa de um tecido contra a invasão. A tempo, o tecido é esgotado e produz células diferenciadas.
Um câncer pode ser denominado ‘um abcesso sólido,’ onde as colônias formam o centro, e apresentam a reação celular à volta.

Bicarbonato de sódio

As drogas anti-fungicas tradicionais são ineficazes no trato de tumores porque as colônias sólidas podem ser atacadas só na superfície do seu volume, e depois das primeiras administrações eles ficam resistentes.
Uma infecção sólida é muito mais poderosa do que um bacteriano. As infecções fungicas simples por isso podem durar para sempre.
Identifiquei as substâncias unicamente capazes de penetrar essas infecções volumétricas: para o câncer dos órgães internos é o bicarbonato de sódio; e a melhor substância para eliminar câncer de pele é a tintura de iodo, em particular quando é extenso para o crescimento. Há muitas publicações que descrevem a eficácia do bicarbonato de sódio no câncer, mas as conclusões tiradas neles estão erradas invariavelmente porque eles assumem a ação intracelular, e não antifúngica.

O tratamento

Os meus métodos curaram pessoas durante 20 anos. Muitos dos meus pacientes recuperaram-se completamente do câncer, até em casos onde a oncologia oficial tinha desistido.
O melhor modo de tentar eliminar um tumor é trazê-lo no contato com bicarbonato de sódio, tão estreitamente enquanto possível, isto é utilização de administração oral do trato digestivo, enemas do reto, ducha para a vagina e útero, injeção intravenosa do pulmão e cérebro, e inalação pelas linhas aéreas superiores.
Os peitos, os nós de linfa e os pedaços subcutâneos podem ser tratados com aspersões locais. Os órgãos internos podem ser tratados com o bicarbonato de sódio localizando cateteres convenientes nas artérias (do fígado, pâncreas, próstata, e membros) ou nas cavidades (da pleura ou peritônio). É importante tratar cada tipo de câncer com a dosagem certa.
Às vezes é interessante combinar administrações diferentes. Para cada tratamento, tome em consideração que as colônias de tumor regressam entre o terceiro e quarto dia e colapso entre o quarto e quinto, para que uma administração de seis dia seja suficiente.

| 14.11.2008 | Traduzido do site: http://www.curenaturalicancro.com/summary-whole-therapy

APAS de Pedra de Guaratiba.

Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Serra da Capoeira Grande e do Morro do Silvério.

Será realizada uma Audiência Pública sobre a Proposta de Regulamentação das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Serra da Capoeira Grande e do Morro do Silvério, a realizar-se às 18h30min do dia 27 de novembro de 2008, no auditório da Escola Municipal Myrthes Wenzel, localizada na Rua Soldado Antônio de Paula s/nº, Praça Romelândia, no bairro de Pedra de Guaratiba.

Em janeiro do corrente ano, através do Decreto Municipal nº 28.938, foi criado Grupo de Trabalho (GT) para elaboração de proposta de regulamentação do mosaico de unidades de conservação pelas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Serra da Capoeira Grande e do Morro do Silvério. O grupo de trabalho instituído, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), elaborou minuta de decreto com diretrizes para o desenvolvimento de programas e proposta de zoneamento ambiental para a área.

A proposta para regulamentação da área será apresentada e discutida na ocasião.

A APA da Serra da Capoeira Grande, com 478,87 hectares, e a APA do Morro do Silvério, com 150,12 hectares, terão sua tutela exercida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A regulamentação é necessária para disciplinar a ocupação do solo e o exercício das atividades causadoras de degradação ambiental. Será estabelecido o zoneamento para fins de ocupação, a regulamentação urbanística, o uso do solo e parcelamento do solo quando isso for possível´ assim como as regras para reservas particulares de proteção ambiental. Outras especificidades necessárias à proteção de vida silvestre recursos hídricos, etc... também fazem parte dessa regulamentação.

| 14.11.2008 |

Avenida das Américas esburacada é palco de acidentes.

Calendário da rede pública indica os prazos para matrícula em educação infantil

No trecho depois da Serra da Grota Funda que é de mão dupla o asfalto está muito ruim. “Nessa estrada eu tenho furado alguns pneus”, fala um motorista.

“Muito buraco e a estrada é muito acidentada, mesmo no acostamento”, diz outro.>

Um outro carro parado na estrada teve problemas com pedras que estavam no local. “Levantou um pedaço de pedra e quebrou o vidro da frente, que quebrou em cima dos passageiros. Por sorte não feriu ninguém”, comenta o motorista.

A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET Rio) informou que já começou a fazer inspeções na Avenida das Américas, no trecho que vai de Guaratiba até Santa Cruz que é de mão dupla. Os pontos no local precisam de placas de orientação.

A pintura de faixas do trecho está prevista no programa de sinalização com previsão de implantação até o fim do ano.

| 14.11.2008 |Fonte: