PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Prefeitura criou o Pólo de Plantas Ornamentais da Grota Funda.

Medida pretende incentivar economia da região.

Foi publicado essa semana no Site da Prefeitura a seguinte nota:

Para incentivar a atividade econômica na região da Grota Funda, a Prefeitura criou o Pólo de Plantas Ornamentais, que reunirá produtores e comerciantes estabelecidos no raio de um quilômetro do encontro da Estrada Burle Marx com a Avenida D. João VI. A Prefeitura vai programar e realizar ações para promover o pólo e também o ordenamento urbano do local, que reúne diversos hortos e pequenos e médios produtores de plantas.

Com esta medida incentivada pelo Sr. Sub-Secretário Moacir Bastos, amante de plantas e da natureza, a Prefeitura se dispõe a organizar e incentivar os grandes e pequenos produtores e comerciantes da região.

Na verdade o pólo de plantas ornamentais já existe de fato, e as intervenções da Prefeitura a serem organizadas e projetadas pelo Arquiteto Jean Pierre do Instituto Pereira Passos, irá apenas coordenar as atividades e proporcionar melhorias na urbanização, drenagem, iluminação e sinalização da área.

Uma das intenções da Prefeitura, segundo o responsável pelo projeto, é não só formalizar o pólo como também incentivar os hortos e comerciantes a colaborar com a Prefeitura na melhororia do paisagismo na região. Vamos torcer para que tudo dê certo e a Ilha de Guaratiba fique linda de fato.

| 15.08.2008 |

Marcio José, leitor do Portal, questiona candidatos.

Fernando Gabeira foi o único candidato que respondeu.

Esta semana, conforme mencionamos no editorial, recebemos uma sugestão do nosso leitor Marcio José, em que êle nos indagava se haveria possibilidade de incentivar nossos leitores a enviar um email para todos os candidatos pedindo que informassem seus planos para Guaratiba.

Marcio! Aí vai não só seu pedido como a resposta do Gabeira que achamos importante para conhecimento de todos. Isso é um sinal de respeito do candidato para com o povo de Guaratiba.

Este foi o email enviado pelo Marcio para todos os candidatos:

Prezado (a) Sr. (a) _______, muito bom dia!

Eu, minha família e amigos gostaríamos de receber o seu plano de governo para vermos se há algum plano para o Bairro de Guaratiba, o lado pobre e esquecido da Barra/ Recreio. A construção do túnel da Grota Funda está na promessa há anos, falta saneamento, telefonia, transporte, luz, pavimentação, paisagismo, enfim, investimentos de toda ordem para um ser humano viver com dignidade.

Em contra partida, o bairro que é um verdadeiro paraíso, começa o sofrer do mal que, infelizmente, domina nossa cidade: a favelização às margens da Avenida das Américas (que se nada for feito, com o passar dos anos, nascerão novos focos de criminalidade e milícias na cidade), mais precisamente em frente ao limitador de velocidade de 50 KM/ h, quase na esquina da Rua Fragoso, ocupações desordenadas, esgotos a céu aberto, destruição (queimadas) de mata nativa, poluição do solo e dos lençóis freáticos, etc...

É lamentável que um bairro com grande potencial para o turismo esteja sendo destruído pela falta de gestão de nosso atual Prefeito que se preocupa única e exclusivamente com uma única zona da cidade: a Sul.

Se houver espaço em sua agenda, gostaria muito de visitar o local com o (a) Sr. (a) para que constate com seus próprios olhos o que descrevi acima. Se tiver oportunidade para isso, estou à disposição pelos contatos citados no rodapé dessa mensagem para agendarmos dia e horário.

Certo de vossa atenção, aguardamos ansiosos pelo seu plano de governo na íntegra e, também, sobre a possibilidade de visita ao bairro.

Att., Márcio José, família e amigos.

A seguir temos a resposta do candidato Fernando Gabeira, único a responder ao Marcio:

Oi Márcio,

No programa de governo que estará no ar brevemente, serão indicados 26 pólos de desenvolvimento para a cidade, e um deles é específico para Guaratiba, a partir de um pólo de produção de flores ornamentais, o que pode atrair turismo, trabalho e renda para a região. Outro pólo abarcaria a região do Jardim Maravilha, para reordenar o planejamento urbano do local. Vamos lançar um mapa interativo desses pontos já na próxima semana.

Abraços.

Fabiano Carnevale

2259.9216 // 8181.9582

http://www.gabeira43.com.br

A Sra. Solange Amaral diz conhecer os problemas da região e promete visitar:

Prezado Márcio,

Obrigada por estar aqui conosco novamente. Já tive a oportunidade de estar algumas vezes em Guaratiba nesta campanha. Conheço os problemas e as necessidades da região... Sobre a visita, estou encaminhando sua mensagem para a minha coordenação de agendas.

Obrigada, Solange 25

| 15.08.2008 | Link com o site dos candidatos

Movimento Fé e Amor recebeu prêmio Expressão Cultural 2008.

Movimento atua no Núcleo de Cidadania no Bairro do Retiro em Ilha de Guaratiba.

Implantada pelo Prefeito Cesar Maia, em 2001, a partir de projeto de autoria da escritora, poetisa e pedagoga Nancília Pereira, a Coordenadoria Regional de Cultura da Zona Oeste – CRCZO, comemorou festivamente o seu 7º ano no dia 12 de agosto às 19 horas no Salão Itatiba Festas em Campo Grande.

A idéia da Nancília, vindo de encontro às antigas reivindicações de artistas, poetas, artesãos, animadores e produtores culturais, de um modo geral, visava promover a descentralização da Cultura mediante a criação das coordenadorias regionais, tendo como piloto a subprefeitura de Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba.

O Núcleo de Cidadania do Movimento Fé e Amor recebeu o "Prêmio Expressão Cultural 2008" durante as festividades do 7º aniversário da Coordenadoria.

A direção do Núcleo de cidadania informou que estão abertas as inscrições para o seu curso de informática com início no dia 22 de setembro. Maiores informações 3316-9581.

| 15.08.2008 |

Projetos aprovados para Guaratiba não saem do papel.

São tantos os projetos aprovados que custamos a acreditar que não deram em nada.

Vilas Olímpicas, Lonas Culturais, Pólos Gastronômicos e Culturais, Eco-Orla, Postos de Saúde, Creches, Estações de Tratamento de esgoto, e o mais importante, declara Guaratiba como área de interesse social para fins de regularização fundiária.

São tantos projetos aprovados e esquecidos que resolvemos tentar saber porque não saíram do papel. O que aconteceu?

Tentamos alguns gabinetes com especial interesse na área, e funcionários na Câmara dos Vereadores, e não obtivemos nenhuma resposta plausível. A mais coerente é que talvez tenham sido vetados pelo prefeito, mas nem isso, se acompanharmos as entrelinhas dos projetos não vemos veto, nem a razão porque estão engavetados. Simplesmente pararam.

Uma das razões que encontramos é que todas as verbas da Cidade do Rio de Janeiro foram aplicadas na Cidade da Música.

| 15.08.2008 | Veja projetos aprovados para Guaratiba.

Prefeitura recebe Máquinas de Limpeza de Praias da AMBEV.

Apesar das máquinas serem de toda população do Rio, Prefeitura só limpará até Grumari.

A Prefeitura do Rio acaba de receber 50 novas máquinas e equipamentos para a limpeza das praias, doados pela Ambev (Companhia de Bebidas das Américas), dentro de seu programa de responsabilidade social e preservação do meio ambiente. As primeiras seis máquinas começam a operar no final da tarde desta quarta-feira.

Segundo o Presidente da COMLURB, são 25 máquinas-tratores e equipamentos de limpeza, além de 25 novas mini-varredeiras para atuar ao longo das sarjetas e dos calçadões, incluindo as ciclovias. As máquinas-tratores serão empregadas gradativamente nas praias do Rio: quatro em Ipanema, Leblon e São Conrado; seis na Barra da Tijuca e, posteriormente, as demais praias estarão guarnecidas do Flamengo a Grumari.

| 15.08.2008 | Veja reportagem completa no JB.