PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Posto de Saúde de Pedra de Guaratiba recebe título de Unidade Básica Amiga da Amamentação.

Programa de incentivo ao aleitamento materno.

O Posto de Saúde Dr. Alvimar de Carvalho, em Pedra de Guaratiba, recebeu o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação. É a 11ª unidade da Prefeitura a receber a premiação, concedida pela Secretaria de Estado da Saúde. O programa de incentivo ao aleitamento materno da Secretaria Municipal de Saúde acompanha as mães desde o pré-natal, com assistência de profissionais treinados para informá-las sobre a importância da amamentação nos primeiros seis meses de vida do bebê.

Além do acompanhamento de profissionais, grupos de apoio se reúnem semanalmente no posto a fim de promover uma troca de experiências entre as participantes do programa. Em setembro, cerca de 200 mães e gestantes entraram nesses grupos. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório da Embratel – Estrada da Matriz 3.286, Pedra de Guaratiba.

| 17.10.2008 |Fonte:Portal da Prefeitura

Dia 25 de outubro Feira de Saúde no Ciep Roberto Burle Marx.

Lions Club e Médicos do Santo Sudário fazem Feira de Saúde.

A população pode contar com a aquisição da primeira carteira de trabalho ou 2ª via, corte de cabelo, orientação sobre DST (Doenças sexualmente transmissíveis), orientação pedagógica,orientação odontológica (escovação e flúor), orientação jurídica, catequese, aferição de pressão e pulso, teste de glicose, recreação; Além de consultas médicas nas áreas de : Clínica Médica, pediatria, dermatologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica e reparadora, oftalmologia e encaminhamentos cirúrgicos.

| 17.10.2008 | Fonte: Santo Sudário

Reportagem do RJTV denuncia.

Postes em situação de risco assustam moradores de Pedra de Guaratiba.

O RJ Móvel chegou à comunidade Capoeira Grande bem cedo. E foram muitas as dificuldades de acesso. Na Rua Várzea de Palma, havia um obstáculo à frente e o RJ Móvel teve que parar.

Com veículos altos, como o nosso, não dá para passar por causa de um poste que está tombando. Com isso, não tem como a rede elétrica ficar no lugar e ela vem descendo junto, o que é perigo é para todos.

O João é presidente da associação de moradores do Jardim Garrido. Foi ele quem ligou para a gente para falar desse problema.

“Há cinco anos lutamos contra esse problema com a Light, fazendo várias reclamações, vários pedidos para que eles tomem uma providência em relação a esse poste, a essa rede elétrica que está causando risco para a população. Sempre que chove, dá chuva de vento, fica raspando um fio no outro, fica dando faísca, fumaça. Na maioria das vezes, o disjuntor desarma do transformador”, conta ele.

Realmente não dá para andar pelo bairro sem ficar preocupado. Há poste ameaçando cair em vários lugares. Na Rua Carnópoils, mais um na mesma situação.

Na semana passada um outro, que também está tombando, puxou os fios que chegam a um poste, que não resistiu e quebrou.

“Eu amarrei o poste com uma corda, para que a rede não caísse na rua, porque aqui passam crianças para ir para o colégio. Ele está pendurado aí até agora”, reclama uma morador.

O dono da casa do poste quebrado disse que chamou a Light. Os técnicos chegaram 15 horas depois e não fizeram nada.

A Light informou que vai mandar uma equipe até Pedra de Guaratiba ainda hoje, para avaliar o problema.

| 17.10.2008 | Fonte: RJTV

O seqüestro em Santo André.

Jovens são atendidas em hospital de Santo André.

Eloa Cristina e Naiara Rodrigues, ambas de 15 anos. Eloa levou dois tiros, um na cabeça e outro na virilha, e está em coma. Naiara foi baleada na boca. A polícia informou que invadiu o apartamento onde as duas amigas eram mantidas reféns por Lindemberg Alves, de 22 anos, após ouvir tiros. O seqüestrador foi preso e levado algemado numa viatura da Polícia Militar ao 6º distrito policial e depois levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames. Ele não tinha ferimentos aparentes.

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar (PM) invadiu o apartamento. Pouco depois das 18h, enquanto era organizada uma coletiva de imprensa na região, foi ouvido um estrondo. Policiais subiram até o apartamento e uma escada foi colocada em uma das janelas, por onde entrou um policial. A primeira pessoa a deixar o local foi a amiga da ex-namorada, que saiu andando ao lado de um policial.

Logo depois, a ex-namorada do seqüestrador desceu carregada por um policial e recebeu os primeiros atendimentos de um médico ainda no local. Ela foi colocada em uma maca e levada para uma ambulância que estava estacionada junto ao prédio.

Lindemberg desceu as escadas logo depois escoltado por três policiais do Gate. Ele foi colocado em um carro da PM e rapidamente retirado do local. Às 18h25, o jovem já estava no 6° Distrito Policial de Santo André.

| 17.10.2008 |Fonte: Leia reportagem completa no Globo

Estrada da Matriz tem trechos tomados por lama e buracos.

E é assim em vários trechos da avenida. Ruim para os carros, pior para quem tem que andar pelo lugar.

Estrada da Matriz, altura do número 1.000: foi neste ponto que o RJ-Móvel parou. Esta é a principal estrada de Pedra de Guaratiba. De um lado, ela está asfaltada, mas, do outro, tem lama e muitos buracos.

E é assim em vários trechos da avenida. Ruim para os carros, pior para quem tem que andar pelo lugar.

“Caminhamos assim, na lama mesmo. Os moradores saem com saco de supermercado nos pés”, conta o comerciante Mário Vannucci.

A Secretaria Municipal de Obras informou que , nos trechos onde a Estrada da Matriz não é pavimentada, foi colocada raspa de asfalto. A prefeitura disse que tenta acompanhar o crescimento acelerado do bairro com obras de saneamento e pavimentação, mas no momento não há previsão de uma obra maior.

| 17.10.2008 |Fonte: RJTV

Que tal um natal diferente?

No ano passado, em todo o país, foram recebidas 458.960 cartas.

Os Correios já estão recebendo cartas endereçadas ao Papai Noel. As crianças de até 12 anos podem entregar as correspondências nas agências ou caixas de coleta dos Correios.

Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, os interessados em "apadrinhar" as cartas devem ir até as agências postais a partir de 10 de novembro. Lá, poderão escolher as correspondências para doação de presentes.

No ano passado, em todo o país, foram recebidas 458.960 cartas. Os remetentes de 57.183 correspondências receberam uma carta-resposta do Papai Noel e 149.382 meninos e meninas ganharam presentes.

| 17.10.2008 |Fonte: