PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Lojinha de artezanato inaugurada.

Oportunidade para os artezãos de Guaratiba.

Numa iniciativa pioneira na Ilha de Guaratiba, o restaurante "Botequim Seu Ilha", abre espaço para exposição e venda de produtos de artesanato de artesãos de Guaratiba.

A lojinha, muito bem montada e adaptada, foi construída num pátio interno e à vista de todos os clientes do restaurante, e segundo pudemos observar, foi muito bem recebida pelo público freqüentador.

Resta prestigiarmos, como clientes, e os artesãos, como expositores, afim de que esta oportunidade seja mantida por muitos anos.

Como é nossa proposta inicial, O Portal Guaratiba, tem por objetivo ajudar a comunidade, assim, temos satisfação em noticiar o fato e desejamos sucesso a todos esses artesãos de Guaratiba.

| 21.03.2008 |

Xuxa lança campanha contra pedofilia na Web.

Fundação Xuxa Meneghel, CDI e GVT lançam campanha de uso responsável da rede mundial.

Foi dada a largada nesta terça-feira, no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, para a campanha "Uso responsável da internet". A iniciativa, coordenada pela Fundação Xuxa Meneghel, o Comitê para Democratização da Informática (CDI) e a operadora GVT, tem o intuito de oferecer suporte a pais, professores e alunos para o bom uso da rede mundial de computadores. Cada um tem uma maneira de falar com o seu filho. O ideal é que os pais estejam atentos quando vierem as perguntas, que virão (...) A cartilha é uma sementinha, mas ainda há muita coisa que precisa ser falada sobre o assunto (Xuxa)

O Portal Guaratiba nas suas aulas de inclusão digital, certamente fará uso da cartilha oferecida para "download". Nós, como usuários da grande rede achamos providencial e oportuna a iniciativa tomada pela apresentadora de emprestar seu nome para esta campanha.

Este primeiro produto (cartilha) explica de forma simples e didática - tirando partido até mesmo de histórias em quadrinhos - como usar a internet para fazer o bem. Como denunciar o mau uso da rede e como proteger as crianças dos perigos à espreita na web, tais como vírus, violência e pedofilia em sites de relacionamento. A cartilha também dá dicas de como potencializar o uso da internet, através de pesquisas para auxílio no aprendizado, sites recomendados, e a ter, sobretudo, bom senso na sua utilização como ferramenta de comunicação.

| 21.03.2008 | Veja reportagem.

Vigilância Sanitária Municipal fará vistorias.

Neste feriadão vigilância sanitária será intensificada nas colônias de pescadores.

A Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária da Prefeitura do Rio está nas ruas com a Operação Semana Santa, que já vistoriou 397 estabelecimentos para garantir a qualidade dos produtos vendidos aos cariocas nesse período.

Já foram inutilizados 775 quilos de alimentos, entre eles frango, bacalhau, peixe, carne moída, farinha, manteiga, camarão, queijos, salsicha e lingüiça.

As ações do órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal de Governo, serão intensificadas até quinta-feira, a fim de atender as denúncias quanto a abusos no preparo e na comercialização de produtos alimentícios.

O foco principal são supermercados, peixarias e distribuidoras de pescado, bomboniéres, distribuidoras de doces e lojas de departamentos, entre outros pontos de venda de produtos típicos da Páscoa.

Os agentes também desenvolvem ações em áreas específicas, como a Cobal (Leblon e Humaitá), Mercado do Produtor (Barra da Tijuca), Ceasa (Irajá), Mercado São Sebastião (Penha), Associações de Pescadores do Pontal (Recreio), da Praia dos Amores (Paquetá), de Ramos, e de Pedra de Guaratiba, entre outros.

| 21.03.2008 |

Saneamento de Pedra de Guaratiba vai começar em Abril.

Implantação de rede de coleta de esgoto na sub-bacia de Pedra de Guaratiba (Fase 4 do Saneando Sepetiba);

Inicialmente, as obras vão beneficiar os bairros de Sepetiba, Guaratiba e Santa Cruz. "A idéia inicial foi nossa, mas o governo federal está financiando 75% dessas obras, e entramos com os 25% restantes, totalizando os 200 milhões de reais necessários para a realização das melhorias", disse o secretário municipal de Obras Eider Dantas em entrevista a Sidney Rezende, na CBN em agosto de 2007.

"Vamos sanear Sepetiba inteira, mas não será só saneamento. Vamos também fazer calçadas, galerias de águas pluviais, reasfaltamento e iluminação de 250 ruas em Sepetiba e Pedra de Guaratiba". Quanto às obras em Santa Cruz, a prioridade do governo municipal é o saneamento básico na Vala do Sangue, no centro do bairro. "Ela fica nos fundos do hospital Pedro II, que tem pacientes gravíssimos, e recebe seus dejetos e esgotos. Vamos fazer todo o saneamento dessa área", afirmou.

De acordo com a página da Secretaria de obras no Site da prefeitura, o valor total do programa Saneando Sepetiba é de R$179,2 milhões. Além da primeira fase, que terá investimento de R$75,6 milhões, a Rio-Águas prevê novas licitações. Dentre elas estão:

Implantação de rede de coleta de esgoto na sub-bacia de Pedra de Guaratiba (Fase 4 do Saneando Sepetiba); implantação de rede de coleta de esgoto na sub-bacia da Praia da Brisa (Fase 3 do Saneando Sepetiba); Implantação da ETE de Pedra de Guaratiba (Fase 4 do Saneando Sepetiba); Saneamento integrado da sub-bacia Major Freitas (Fase 2 do Saneando Sepetiba); e Saneamento Integrado da Sub-bacia do Piaí (Fase 2 do Saneando Sepetiba), dentre outros.

Segundo pudemos observar ao ver as plantas do projeto, identificamos uma Estação de Tratamento de Esgoto na Praça Passo Manso e 2 Elevatórias na Barros de Alarcão de um total de cinco. Na entrevista concedida na semana passada pelo Sr. Secretário de Obras, ficamos sabendo que as obras em Pedra começarão em Abril e está previsto a drenagem, saneamento e calçamento de 80 ruas. Na Estrada da capoeira Grande será feita uma obra paliativa (provisória)

| 21.03.2008 | Veja projeto da Secretaria de Obras.

Inclusão digital pelo Portal Guaratiba.

Portal Guaratiba irá oferecer aulas de inclusão digital.

Numa parceria entre a Locadora e Lan-House Planeta dos Filmes e o Portal Guaratiba, será possível ao Portal Guaratiba oferecer cursos de inclusão digital para jovens e adultos na terceira idade. Numa primeira etapa será oferecido um curso básico de introdução a crianças de 10 a 14 anos enfocando os aspectos básicos do computador e sua utilização. Acesso à Internet e orientação ao uso correto das facilidades oferecidas pela grande rede. O potencial da informática nos nossos dias e a importância desse conhecimento para o futuro profissional de cada um.

Numa segunda etapa será oferecido um curso de inclusão digital para a turma da terceira idade com mais de 60 anos.

As inscrições deverão ser feitas pelos interessados aqui no Portal e confirmadas na Lan House Planeta dos Filmes antes do início dos cursos.

As turmas serão de dez alunos e cada curso iniciará ao completar o número de alunos. Todos os avisos serão dados com antecedência aqui no Portal.

Estamos procurando parcerias para esse projeto. Você empresário da região que quiser ajudar, poderá ter seu nome como benfeitor e de seu negócio vinculado ao projeto e divulgado no Portal.

| 21.03.2008 |