PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Caramujo Africano é praga em Guaratiba.

Caramujo já apareceu em vários locais da Ilha e da Pedra de Guaratiba.

Eles provocam doenças em humanos e em alguns animais; contaminam o solo e a água; devastam plantações, hortas e jardins. Podem transmitir vermes que causam doenças neurológicas, como a meningite eosinofílica, embora dessa não tenha havido ainda registro no Brasil. Mas também pode passar aos humanos o causador da angiostrongilíase abdominal, doença fatal que ataca os intestinos (perfuração e hemorragia interna) e da qual há centenas de casos registrados no país.

Como não existe inseticida ou método de eliminá-los em grande número sem danos para o meio ambiente, a solução agora é o controle por parte da população. A primeira medida é identificar o caramujo africano. O jeito mais seguro é observando a sua concha. Ela é de cor marrom-escuro, com listras esbranquiçadas desiguais, um pouco em zigue-zague.

Os caramujos em geral gostam de locais úmidos e sombreados. Por isso, ao iniciar a busca do caramujo africano em seu quintal, verifique bem os cantos dos muros, as paredes onde não bate muita luz e os lugares em que possa haver acúmulo de galhos, restos de poda, folhas, madeiras, etc. Também são locais muito propícios os restos de construção, entulhos e, em especial, os tijolos furados.

Os animais devem ser catados (um a um) com mãos enluvadas ou protegidas por mais de um saco plástico; depois de reunidos podem ser incinerados ou jogados em algum recipiente com água e bastante sal (nesse último caso, dissolvem-se); morto o caramujo, as conchas não deverão restar inteiras, para evitar que juntem água da chuva, na qual o mosquito da dengue poderá depositar ovos.

Para evitar que os caramujos africanos presentes em propriedades vizinhas cheguem ao seu terreno, prepare uma mistura de sabão em pó e água, formando uma calda forte, e espalhe sobre o muro. Refaça esse procedimento a cada três semanas ou após cada chuva.

Em caso de dúvidas e emergências, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil possuem profissionais capacitados para lidar com os caramujos. Os órgãos podem ser acionados pelos telefones 193 e 199, respectivamente.

| 25.04.2008 |

Prefeito visita Santa Cruz.

Cesar Maia visita obras de Centro Cultural e Planetário.

Um novo centro cultural e um planetário são as novidades que, em breve, serão inauguradas no bairro de Santa Cruz. O Prefeito Cesar Maia esteve visitando as obras desses dois novos equipamentos, que certamente representam duas novas opções de lazer para os moradores da região.

Construído em 1881 por D. Pedro II, para ser a sede do matadouro de Santa Cruz, o Palacete Princesa Isabel irá abrigar um centro cultural com inauguração prevista para o mês de junho. Buscando manter as características originais da construção, o trabalho de restauração e adaptação está sendo realizado pela RioUrbe, da Secretaria Municipal de Obras.

A Zona Oeste é uma área da cidade onde existe um movimento cultural intenso, do qual surgem novos talentos que precisam de espaços para poder mostrar o seu trabalho. O Palacete Princesa Isabel, cuja inauguração está inserida nas comemorações pelos 200 anos da vinda de D. João e da família real portuguesa, certamente oferecerá esta oportunidade aos artistas daquela região

Na Cidade das Crianças, Cesar Maia visitou as obras do novo Planetário, que terá uma cúpula de cobre prateado. A sala de projeção terá capacidade para 95 pessoas e serão instalados equipamentos digitais de última geração, tão sofisticados quanto os do Museu do Universo, no Planetário da Gávea.

O Secretário Municipal de Obras, Rodrigo Dantas, e o presidente da RioUrbe, João Luiz Reis, que acompanharam o Prefeito na visita às obras, garantiram que elas estarão concluídas em junho.

| 25.04.2008 | Fonte: Site do Prefeito.

COMLURB altera dias de recolhimento de lixo em Guaratiba.

É necessário estarmos atentos ao horário.

A Prefeitura e a COMLURB através de panfletagem vem avisando os moradores sobre a alteração de horário no recolhimento do lixo domiciliar. A Companhia pede que os moradores respeitem os dias de coleta de seu bairro,colocando o lixo na calçada em frente a sua residência devidamente acondicionado em sacos plásticos ou contêineres padronizados.

A partir da próxima segunda-feira, dia 28, a Comlurb vai alterar a coleta domiciliar.

Às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7h, serão atendidas as localidades de Cajueiros, Cachamorra, Piraquê, Magarça (de Campo Formoso até Campo Margaça) e parte do Mato Alto. Nos mesmos dias, a partir das 19h, Barra de Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Favela do Sapo, parte do Mato Alto e Carapiá.

Às terças, quintas e sábados, a partir das 7h, será feita coleta no Jardim Maravilha 1 e 2, Jardim Guaratiba, Retiro dos Motoristas, Jardim Luana e Vila Mar. Também nesses dias, a partir das 19h, no Jardim Garrido, Catruz, Morro do Silvério e centro de Guaratiba.

Enfim, é necessário você respeitar os horários do panfleto que deve ter recebido. Se você não recebeu nenhum aviso, procure se informar na Gerência da Comlurb em Pedra de Guaratiba tel - 3427-6169 ou 3427-6297

| 25.04.2008 |

Tres atentados nem Guaratiba.

Infelizmente temos de noticiar tres incidentes de violência em nossa região.

O cabo do 18º BPM (Jacarepaguá) João Luiz Souza Pereira, executado a tiros na noite de sábado, na Estrada do Margaça, em Guaratiba, foi sepultado no Cemitério de Santa Cruz. Ele estava em seu carro quando um Meriva com vários ocupantes emparelhou com o carro do policial e fez vários disparos. O corpo foi velado na Igreja de São Pedro, em Sepetiba.

Segundo policiais, o cabo não reagiu, apesar de estar com a arma de um comerciante. Sua pistola funcional foi apreendida pela Polícia Civil, que investiga um possível envolvimento do caso com milícias de Campo Grande.

O cabo Ueslen de Carvalho Guimarães, 38 anos, também foi baleado na noite desta terça-feira (22) em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, mas sobreviveu ao ataque. Policiais da 43ª DP (Guaratiba) vão investigar o caso.

O policial trabalha no Regimento de Cavalaria Coronel Enyr Cony dos Santos, mas estava de férias. Segundo informações obtidas pelo próprio regimento policial, ele seguia para um estabelecimento comercial.

Guimarães foi internado no Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, de onde deve ser transferido para o Hospital da Polícia Militar.

Em Pedra de Guaratiba, Luciano da Silva Botelho, de 23 anos, foi morto a tiros na Praça do Rodo. O assassino o abordou na rua, fez os disparos e fugiu. A investigação é da 43ª DP (Guaratiba).

| 18.04.2008 |

Lei n.º 3941/2005 de 16/03/2005

Trata da estação de tratamento de esgoto de Barra de Guaratiba

A história começa em 2003 quando a vereadora Lucinha propõe o Projeto de Lei 1177/2003 que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONSTRUIR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA A ÁREA DE BARRA DE GUARATIBA, XXVI R.A., AP 5.3".

O projeto passou por todas as comissões da casa indo a Plenário em 19/10/2004 e aprovado em segunda discussão em 25/10/2004, sendo encaminhado ao nosso prefeito no mês seguinte.

Argüindo inconstitucionalidade e ingerência do legislativo no executivo, Cesar Maia vetou o projeto que voltou à câmara que rejeitou o veto em março de 2005. Finalmente a Lei n.º 3941/2005 foi promulgada em 16/03/2005.

E aí vem apergunta: -"Onde está a tal Estação de Tratamento que pressupõe redes coletoras de captação"?

Fica assim? Por isso mesmo?

| 25.04.2008 |Veja o esforço de nossos representantes para nada.