PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Natal solidário na Fundação Leão XIII em Guaratiba.

Fraternidade de um grupo de amigos da ABEBM leva carinho e atenção aos internos.

Todo segundo domingo do mês às 15:30 hs, voluntários da ABEBM (Associação Beneficente Espírita Bezerra de Menezes) realizam uma visita à Fundação Leão XIII, onde estão internados moradores de rua.

A Fundação Leão XIII, está localizada atrás do Posto Maresias na Estrada do Mato Alto, é mantida pelo Estado e tem como principal objetivo cuidar daqueles que não conseguem cuidar de si e não têm família que os ampare. Esses irmãos necessitam de carinho e atenção. De uma palavra amiga, de uma visita.

De um total de aproximadamente 150 internos, 55 estão doentes e necessitando de atenção especial. São 44 homens e 11 mulheres que foram abandonados por suas famílias e necessitam ser cuidados pelo Estado.

Seis funcionários se alternam diuturnamente limpando os pacientes, trocando fraldas, dando remédios e cuidando desses enfermos. O ambiente é permanentemente limpo, mas a velocidade com que urina e fezes escorrem pelo chão não dá tempo de mante-lo limpo.

Renata, uma das funcionárias que cuidam dos idosos, desabafa:

-Para trabalhar aqui é preciso muito amor. Dinheiro não paga esse trabalho.

E efetivamente nós constatamos o cuidado e carinho dispensado aos internos, pelo menos durante nossa visita.

O café da manhã transcorreu em paz e alegria e um "kit" com presentinhos foi distribuído complementando o que é mais importante: a conversa amiga, a atenção e o carinho.

| 26.12.2008 | Galeria de fotos do Café da Manhã de Natal na Fundação Leão XIII.

Pastoral da Criança leva Papai Noel até a comunidade da Itapuca em Barra de Guaratiba.

Almoço e presentes fazem a festa de 150 crianças da Itapuca.

Mensalmente as crianças da Itapuca são pesadas por voluntários da Pastoral da Criança de Barra de Guaratiba. Durante esse acompanhamento é oferecido um reforço alimentar para garantir um crescimento adequado.

O carinho e atenção dada a essa região pela Pastoral da Criança de Barra de Guaratiba é o ano todo, mas no Natal sendo uma ocasião especial, os voluntários se desdobram em conseguir donativos que permitam oferecer um almoço e os presentes para as crianças da comunidade.

O trabalho começa muito antes do Natal e durante semanas são arrecadados donativos ao mesmo tempo em que é feito o levantamento do número de crianças, adultos, etc... que participarão do almoço de Natal.

Tia "DÊ", foto à direita, é na localidade a grande concentradora desses esforços e a ligação entre a pastoral e a comunidade. Segundo fomos informados, quando alguma criança tem fome ou alguma necessidade, vai até tia "Dê".

Quem quiser ajudar essa comunidade é só contactar a Pastoral da Criança de Barra de Guaratiba ou Tia "Dê" na Itapuca.

Segundo informações colhidas no local, a Pastoral já ganhou um terreno ali mesmo na Itapuca para construir um prédio. As plantas estão prontas, os últimos preparativos para início da construção estão em curso, e quem quiser já pode ajudar com os materiais de construção.

| 26.12.2008 | Não deixe de assistir ao vídeo da visita do Papai Noel disponibilizado na Página Inicial.

Severino Honorato é poeta, escritor infanto-juvenil e morador de Barra de Guaratiba.

Em seu Blog, que a partir de hoje disponibilizamos no Portal, Don Severo, como é chamado Severino, dedilha seus predicados, que tomamos a liberdade de transcrever abaixo:

"Em abril de 2008, editado pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC - Rio de Janeiro, lancei meu Cordel intitulado "História da Cultura Popular em Versos de Cordel", minha idéia tinha como objetivo principal ser parte de uma série com o mesmo titulo, tratando de temas populares específicos. É o caso desse volume 2, prestes a se concluir, no qual descrevo a Ciranda como modalidade da cultura de massa. Diga-se de passagem, massa fina, cuja essência alimenta o imaginário dos produtores da Literatura Clássica. A Ciranda, digo em dado momento "A arte que faz o homem, cuja prática faz o ser", deixa claro ao que veio e quais são seus predicados.

Sirvo como degustação poética, alguns versos em sextilhas do texto em composição, num esforço em concretizar a busca pelo sentido do que vem a ser a Ciranda: qual a sua origem; a quem serve e a quem interessa mantê-la viva, entre outras missões. Os dois versos iniciais são bons exemplos, seguidos por mais alguns, cada qual com sua função enquanto membros de um mesmo corpo.

| 19.12.2008 | Confira os versos de Don Severo

Áreas salgadas de mangue em Guaratiba sofrem com favelização e podem desaparecer.

Proteção do litoral está desaparecendo no Rio.

Um tipo de ecossistema pouco conhecido, mas importante para a proteção do litoral está desaparecendo do Rio. São os apicuns. Eles são áreas alagadiças, extremamente salgadas, situadas à beira mar, associadas ao mangue e marcadas por um tipo de vegetação especial, de plantas rasteiras. Os apicuns de Barra de Guaratiba - os maiores do estado do Rio - encontram-se ameaçados pela poluição e pelo crescimento urbano desordenado, informa reportagem de Carlos Albuquerque publicada na edição do GLOBO desta sexta-feira.

De acordo com o biólogo Mário Moscatelli, que desde 1997 sobrevoa a região, monitorando a degradação do ambiente, apesar de estarem localizados em uma área de proteção ambiental, já foram perdidos quase cinco quilômetros quadrados de apicuns na região nos últimos anos.

- Não dá para dizer, no idioma popular, que o apicum foi para o brejo porque ele já está lá. Mas é impressionante e lamentável que isso ocorra numa área que fica em torno da Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba e, portanto, deveria ter sua proteção, que é garantida por lei - afirma o biólogo.

| 26.12.2008 | Fonte:

Medicina Alternativa faz beneficiamento de ervas medicinais na Fazenda Modelo.

No dia 13 de agosto deste ano, a Gerência dos Programas de Medicina Alternativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através de sua equipe atuante nas práticas integradas e complementares do programa de plantas medicinais e fitoterapia, inaugurou a sala de beneficiamento, que serve para a secagem e o armazenamento das plantas medicinais na Fazenda Modelo, que fica na Estrada da Matriz, 4445 - Guaratiba.

Esta medida teve como objetivo otimizar a distribuição de matéria-prima vegetal para os dois pólos de produção de medicamentos fitoterápicos e, conseqüentemente, o seu fornecimento para os usuários.

Comparada aos métodos convencionais, a Medicina Alternativa age de modo diferente, tratando o ser humano como um todo, que considera mente e corpo e não apenas os sintomas físicos. Estão à disposição da população serviços de Homeopatia, Fitoterapia, Acupuntura e terapias afins. O programa está presente na rede municipal de saúde do Rio há mais de 15 anos.

| 26.12.2008 |

Melhor Idade ganha presente do CONTRAN - Vagas exclusivas.

Motoristas com mais de 60 anos passam a ter vagas reservadas nos estacionamentos públicos. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou dia 22/12 a Resolução 303, que destina 5% das vagas ao uso exclusivo de idosos. Outra resolução, a 304, padroniza a distribuição de 2% das vagas para deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção.

As resoluções padronizam as sinalizações (vertical e horizontal) das vagas. Define também o modelo da credencial a ser utilizada pelo beneficiado. As novidades deverão ser adotadas em até 360 dias pelos órgãos municipais de trânsito. O mesmo órgão cadastrará e distribuirá as credenciais. O documento terá validade em todo o território nacional. Caberá ao órgão emissor definir a vigência para quem apresenta dificuldade de locomoção.

O documento deverá estar no painel do veículo ou em local visível. Se usado irregularmente, poderá ser suspenso. É previsto multa de R$ 53,21 e três pontos na carteira de habilitação. Atualmente, a Prefeitura do Rio já reserva 2% das 47.370 vagas a portadores de deficiência física. Mas não destina vagas no sistema rotativo aos idosos.

| 26.12.2008 |Fonte: