PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Biblioteca Comunitária José Vieira Filho.

A biblioteca de portas abertas para a comunidade.

No sábado passado dia 22/11 foi comemorado o sexto aniversário da BiBlioteca José Vieira Filho, mantida e organizada por Ieda e Cid Thomé na Rua Gaspar de Lemos em Ilha de Guaratiba. Durante a festa, foram organizadas oficinas de leitura e artesanato, sorteios e o almoço festivo.

Como o próprio Cid afirma, a biblioteca está aberta de 9:00 hs às 17 hs, entretanto a grade que fica interposta entre a comunidade e a biblioteca não é obstáculo a quem realmente tenha vontade de ler e aprender.

Como tivemos oportunidade de constatar, ao chegar em frente às estantes e não encontrar o bibliotecário (Cid), o menino não se atrapalhou e deixou um bilhetinho com as providências que tomou para não ficar sem os livros. Veja bilhetinho ao lado:

"Vim renovar os livros mas não tinha ninguém. Livros: OVNI, Contatos Alienígenas, Seitas Secretas, Bruxas e Bruxaria. Assinado Gustavo Henrique."

Bem interessante a literatura pela qual o Gustavo se interessa, nos parece bem místico. Por aí vemos que os livros da Biblioteca são dos mais variados temas e oferecem uma gama extensa de títulos e assuntos.

Segundo Cid, nosso bibliotecário voluntário, a biblioteca conta com mais de cinco mil livros, sendo que 1750 livros já foram efetivamente catalogados, os demais estão em processo de catalogação. No momento a instituição está precisando de estantes para arrumar as obras.

Essa característica de portas abertas e pessoas honestas, é uma característica interessante da região, o que nos enche de orgulho.

Durante nossa visita apareceu o Jonathan com a irmã vindo mais uma vez pedir emprestado o livro "De Onde Viemos". E é assim o dia a dia na Biblioteca José Vieira filho que recebeu esse nome em homenagem ao pai da Sra. Ieda Thomé.

| 28.11.2008 |

Mortes misteriosas de animais silvestres.

Mortes de micos em alguns bairros intriga pesquisadores.

Uma força-tarefa composta por 13 instituições das esferas federal, estadual e municipal começou a se reunir nesta semana com o objetivo de solucionar um mistério de epizootia (enfermidade contagiosa entre múltiplos animais) nunca antes vista no Rio.

Desde setembro, uma doença misteriosa matou mais de 50 animais de três espécies diferentes, principalmente macacos. A doença se alastra com rapidez e intriga cientistas pelas diferentes regiões onde casos foram descobertos.

A primeira ocorrência de que se teve notícia foi em setembro, no Parque Lage. Depois, vieram o Jardim Botânico, Parque da Catacumba, Copacabana, Guaratiba e Campo Grande. Cerca de 50 sagüis e macacos–prego já foram vítimas da misteriosa doença, que acometeu também um esquilo e uma capivara. Nenhum deles sobreviveu por mais de dois dias. Não há informações de contaminação entre seres humanos.

– Ainda estamos totalmente no escuro – reconhece a bióloga do Jardim Botânico Cristiane Hollanda Rangel. – É bem possível que essa doença tenha como origem o contato com o homem, mas ainda não sabemos de que forma.

| 28.11.2008 | Fonte: Veja reportagem completa

Feira de Saúde em Barra de Guaratiba.

Dia 29 de novembro (Sábado) a partir das 8 horas da manhã em frente à praia da Barra de Guaratiba.

O paciente ao chegar é atendido por voluntários que preenchem sua ficha com todos os dados pessoais e queixas, quando então são encaminhados para realização de diversos exames, entre eles o de pressão arterial, glicose e teste de acuidade visual.

Pacientes com problemas oftalmológicos são encaminhados para tratamento em Hospitais e a necessidade de cirurgias plásticas reparadoras são devidamente avaliadas e se justificadas os pacientes também são encaminhados para cirurgia.

| 28.11.2008 |

DJ Malboro constroi Sítio em Guaratiba.

Por conta do sítio artista guardava dinheiro no cofre.

Por conta da construção de um sítio, em Guaratiba, o DJ Marlboro guardava em um pequeno cofre, em seu apartamento na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, aproximadamente R$ 250 mil. Este dinheiro foi roubado, sem alarde algum, na noite de sábado (22).

De acordo com o depoimento do DJ à 16ª DP (Barra da Tijuca), o assalto pode ter sido cometido por pessoas próximas, que conheciam sua rotina. Marlboro informou à polícia que, por diversas vezes, teve que deixar as chaves do imóvel com funcionários do prédio.

Ao lado da ex-namorada Renata, cujo nome foi usado pelos ladrões para entrarem no prédio, o DJ lembrou que um funcionário estava insatisfeito por ele ter se recusado a emprestar dinheiro para pagamento de uma dívida.

Na portaria do prédio, os ladrões subiram normalmente, ao informar o nome de Renata Nunes, 19 anos, que até um mês atrás morava com Marlboro e trabalha com o DJ. Eles disseram ainda que iriam buscar uma encomenda, em nome da jovem.

O delegado adjunto da 16ª DP, Robson Gomes, informou que foram colhidas impressões digitais nítidas no armário onde o cofre estava. Ele já solicitou à administração do edifício as imagens das câmeras de segurança, que devem ser entregues hoje.

De acordo com Marlboro, os ladrões tinham duas possibilidades de copiar as chaves. Uma cópia fica na portaria para o serviço de arrumadeira. Outra fica no chaveiro do carro que, durante suas viagens, é entregue a funcionários.

| 28.11.2008 |

Indústria de Guaratiba abre cinco vagas.

A BR PACK EMBALAGENS é uma empresa com mais de quatro anos de fundação, conta com a ampla experiência de seus sócio-fundadores, que foram consultores de vendas por mais de dez anos neste ramo.

A experiência de seus sócios proporcionou o conhecimento dos mais modernos processos de fabricação de caixas em papelão ondulado, e também lhes deu a oportunidade de perceber e atentar para a deficiência que há no mercado em se encontrar fornecedores aptos que queiram se encaixar as exigências de grandes empresas.

Segundo uma das sócias da empresa, Sra Renata, responsável pelas contratações da fábrica, a firma possui cinco vagas em aberto para contratação de empregados com um nível mínimo de escolaridade do segundo grau, que deverão passar pelos exames de seleção antes de serem contratados.

Por razões operacionais a BRPACK dá preferência a empregados que residam em Guaratiba. Os contatos deverão ser feitos diretamente com a Sra. Renata pelo telefone 31560650.

| 28.11.2008 |Fonte: Site da Empresa

Prefeitura incentiva turismo em áreas carentes.

A Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo, selecionou 15 projetos em comunidades carentes que receberam patrocínio de cerca de R$ 50 mil, cada um.

São favelas e comunidades de baixa renda que precisaram ser reflorestadas, ou então desenvolveram projetos de turismo nas lajes como tem na Rocinha Tour.

É inconcebível, mas a Prefeitura prefere mostrar as mazelas do Rio e favelas do que as belezas do litoral de Guaratiba e as belezas de nossas praias virgens.

Enquanto isso, empresas do ramo de turismo exploram esse rico filão que poderia proporcionar aos nossos jovens uma oportunidade de trabalho e renda. Veja anuncio de uma dessas empresas no Guia da Semana - Site de Turismo

| 28.11.2008 | Reportagem JB