PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

"Amigos do Piraquê" faz trabalho social.

Associação Amigos do Piraquê vem fazendo lindo trabalho social.

Paulo, Elder e Israel, integrantes da diretoria da Associação Amigos do Piraquê, tiveram uma iniciativa social de ocupar o tempo e redirecionar a atenção dos jovens da comunidade para os esportes.

No início sem nenhuma ajuda, e agora, a partir do último ano, recebem da Prefeitura bola, colete para as crianças e uma pequena ajuda de custo.

O campo na beira da estrada necessita de um alambrado e bancos nas laterais para descanso da criançada. Não é muito mas até agora foram infrutiferos os diversos pedidos feitos.

"- Quem sabe se um político mesmo da Zona Sul, como tantos que vêem nas eleições, não adote a causa", reclama desolado Israel em lamento sincero.

O campo, enquanto a estrada não o alcança, é usado tambem por jovens maiores e a turma dos veteranos, que p´ra nossa surpresa começa aos 35 anos.

O horário é respeitado e o campo bastante usado:

  • ter/qui de 8:00 hs as 10:00 hs e de 16:00 hs as 17:30 horas é da criançada.
  • após às 18:30 e até às 20:00 hs é a vez dos veteranos.
  • após os veteranos às 20:30 hs os jovens entram em campo.
  • sábado e domingo pela manhã é o mesmo ritual, primeiro a criançada às 7:30 hs, veteranos e finalmente os jovens.

"A Associação precisa ainda de um professor de ginástica voluntário para dar aulas para a terceira idade na sua Sede na Rua da Capelinha numero 34 - Piraquê.

Seria muito bom, tambem, se o campo recebesse uma cobertura de grama sintética para quando chover possa ser usado."

- "Mas isso é sonhar muito alto, aqui não é Ipanema nem Copa", avisamos a Israel.

| 29.02.2008 |

Feira de artezanato na Fundação Xuxa Meneghel

8 de Março de 2008 - "Dia Internacional da Mulher".

A Fundação Xuxa Meneghel desde Novembro do ano de 2007 vem oferecendo o espaço da Fundação para os artesãos locais exporem e venderem seus trabalhos.

Essa iniciativa, junto a outras ações da Instituição, tem o objetivo de colaborar para o desenvolvimento local, valorizando suas potencialidades, considerando que essa região tem vocações importantes, tanto na linguagem da Arte, como na Linguagem Gastronômica.

A Feira tem a intenção de proporcionar um espaço alternativo de "encontros e descobertas" dessa comunidade, agregando valores aos produtos e ações desenvolvidas nesse ambiente.

Atividades culturais, como palestras e oficinas, apresentações artísticas,também fazem parte da programação.

A Feira é aberta para os artesãos, principalmente da Região de Guaratiba, mas também de toda a zona-oeste.

É a Linguagem da Arte tecendo a rede da economia criativa e fazendo poesia sobre a região de GUARATIBA.

| 29.02.2008 | Texto oferecido pela Fundação Xuxa| Veja programação da feira.

Formados novos agricultores comunitários.

Escola de Guaratiba forma 11ª turma.

A Escola Carioca de Agricultura Familiar, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, formou mais 33 alunos na 11ª turma do projeto Hortas Comunitárias. O projeto ensina técnicas agrícolas para pessoas de baixa renda, além de promover a inclusão social de famílias com baixa renda e o estímulo do plantio de gêneros alimentícios nas localidades onde moram.

O curso oferece aulas sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania, técnicas Agrícolas e de Produção Animal, Gestão de Negócios, Desenvolvimento Local, Educação Ambiental e Educação Alimentar. A equipe de professores é formada por agrônomos, zootecnistas e auxiliares técnicos nas áreas de produção animal e vegetal.

A entrega de certificados acontecerá no Centro Municipal de Segurança Alimentar e Agricultura Familiar, na Fazenda Modelo (Estrada da Matriz 4.445), em Guaratiba.

| 29.02.2008 | Leia mais sobre o projeto.

Patrulha Ambiental apreende pássaros na Ilha de Guaratiba.

Fiscais da Patrulha Ambiental resgataram 20 pássaros silvestres.

Fiscais da Patrulha Ambiental, equipe mantida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, resgataram 20 pássaros silvestres em Ilha de Guaratiba, na Zona Oeste. Entre as espécies estão curiós, canários-da-terra, coleiros e um sabiá, que foram levados para o Centro de Triagem de Animais do Ibama, em Seropédica.

Durante a operação, os fiscais autuaram o “dono” dos animais, Pedro Gonçalves, dentro do artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), pois ele não tinha licença do Ibama para manter pássaros em cativeiro. Criada em 2001, a Patrulha Ambiental atua em caráter de emergência, para minimizar e impedir danos ao meio ambiente. E quem quiser pode denunciar quaisquer crimes ambientais à Patrulha Ambiental da Prefeitura do Rio, pelo telefone 2498-1001.

| 29.02.2008 |

Este final de semana é o campeonato de automodelismo.

Campeonato de Automodelismo realizado na Ilha de Guaratiba.

A 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro On Road 2008 será realizada nos dias 1 e 2 de março na pista de automodelismo do Rodeo Drive na Ilha de Guaratiba.

Vale a pena assistir a corrida. Os carrinhos com motor a combustão são um espetáculo a parte. E todo o visual do local contribui para tornar mais interessante a competição. O Rodeo Drive fica na Estrada do Cachimbal, 395, Ilha de Guaratiba.

| 29.02.2008 | Site oficial do RC Masters com mais fotos.