PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Acidente entre carro e ônibus em Guaratiba.

Acidente na Av das Américas deixa quatro mortos e mais de 30 feridos.

Pelo menos quatro pessoas morreram e 33 ficaram feridas em um acidente envolvendo um carro e um ônibus na Avenida das Américas, em frente ao prédio da Embrapa, na altura de Guaratiba, Zona Oeste do Rio. De acordo com os bombeiros, um grupo de jovens que voltava de uma rave estava no carro que bateu de frente com um ônibus.

O acidente aconteceu pouco antes das 7h de domingo. Ao tentar ultrapassar um carro, o gráfico David Souza, de 30 anos, que dirigia o carro na pista sentido Campo Grande, bateu de frente com o ônibus, que vinha no sentido Barra. Com o choque, o ônibus acabou atravessando a pista e tombando no gramado, fora do acostamento. O motorista Sérgio Barbosa machucou apenas o braço. Já o cobrador, Cristiano Ferreira da Costa, saiu ileso.

O carro que vinha pela contra mão ficou completamente destruído. Dos sete passageiros do carro, quatro morreram, sendo um homem e três mulheres de aproximadamente 30 anos. Cerca de 30 pessoas que estavam no ônibus sofreram escoriações leves. Os feridos foram levados para os hospitais estaduais Pedro II, em Santa Cruz, e Rocha Faria, em Campo Grande, ambos na região, e para o hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra. ( Veja mais imagens da tragédia )

- Só via na hora que o ônibus bateu. A sensação é que pensamos que iriamos morrer - revelou uma vítima.

De acordo com assessoria de imprensa da secretaria de Estado de Saúde, sete pessoas deram entrada no hospital Pedro II, mas só Roger Santos de Souza, de 34 anos, morador de Seropédica, permanece internado em estado estável, com cortes pelo corpo e suspeita de fratura na bacia. Ele estava dentro do carro e seria primo de David, que conduzia o veículo.

Já o Rocha Faria chegou a atender 30 pessoas, mas só Caroline dos Santos, de 25 anos, que sofreu traumatismo craniano leve, e Ivanildo Luiz dos Santos, de 41 anos, que teve problemas ortopédicos, continuam internados. O estado de ambos é estável. Wilson Florência, que também deu entrada na unidade, foi transferido para o hospital São Lucas, em Copacabana, com fraturas pelo corpo. A secretaria não informou se os pacientes citados estavam dentro do carro ou do ônibus.

O atendimento demorou quase toda a manhã porque três das quatro vítimas do veículo ficaram presas nas ferragens. Uma grande quantidade de óleo vazou no asfalto. O trânsito ficou parcialmente interditado até o início da tarde para que o ônibus fosse rebocado, o que gerou um enorme engarrafamento nos dois sentidos da via.

Muitas vítimas foram liberadas no próprio domingo, mas quatro pessoas feridas no acidente permanecem internadas. Parte da pista foi interditada ao trânsito.

| 27.10.2008 |Fonte:   Veja mais fotos da tragédia

Feira de Ciência e Tecnologia de Guaratiba.

Aconteceu dia 25/10 na Praça do Rodo em Pedra de Guaratiba.

Aconteceu dia 25/10 na praça Dr. Raul Capello Barroso (Praça do Rodo) em Pedra de Guaratiba a Feira de Ciência e Tecnologia de Guaratiba.

As atividades do dia iniciaram com o hasteamento da bandeira e desfile de bandas, escolas e instituições. Ao longo do dia foram realizadas demonstrações ao público e apresentações artísticas e culturais.

Várias instituições e escolas participaram da feira, entre elas podemos destacar a NUDECA - Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente de Guaratiba, Ciep Heitor dos Prazeres, Fundação Xuxa Meneghel, Grupo AL-ANON, Jardim Cinco Marias, 9ª e 10ª CRE, Escola Carioca de Agricultura Familiar, CDI, IESK, EMBRAPA, Defesa Civil, ULA, Instituto Marés, Instituto EMBRATEL, Funlar , Rio Zôo com o ZOOBUS, CEPG entre outras.

O objetivo da Feira foi mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade e a atitude científica.

Houve destaque para as questões ecológicas e de preservação do meio ambiente. Em várias barracas foram desenvolvidos temas sobre preservação do manguezal e reciclagem de lixo.

| 25.10.2008 | Veja galeria de fotos da feira

Esgoto mancha as últimas praias limpas do Rio.

Últimos santuários de água limpa do Rio - Macumba, Prainha e Grumari são contaminados.

Primeiro, o esgoto atingiu as praias da Baía de Guanabara. Depois, chegou ao mar aberto nos bairros mais urbanizados da cidade, empurrado pelo crescimento desordenado. Agora, mangas de fora, se espalha pelas praias que eram consideradas os últimos santuários de água limpa do Rio - Macumba, Prainha e Grumari. Em sobrevôo realizado nesta segunda-feira, O GLOBO flagrou uma enorme mancha de esgoto saindo do Canal de Sernambetiba, que fica na região, nas águas da Praia do Pontal (Macumba). A matéria orgânica vem do Recreio e de Vargem Grande e Vargem Pequena.

A equipe do jornal voou em companhia do biólogo Mário Moscatelli, que monitora as condições ambientais da cidade em vistorias feitas de helicóptero para o Projeto Olho Verde. Segundo ele, as margens dos canais que deságuam no Sernambetiba, já há várias favelas, entre elas a Vila Taboinhas, que já foi denunciada várias vezes e não pára de crescer. Moscatelli afirma que todo o esgoto dela vai acabar nas praias da Macumba, Prainha e Grumari.

O saneamento das favelas está sob responsabilidade da Prefeitura do Rio desde o ano passado, quando foi feito um convênio com o governo do estado. A Secretaria municipal do Habitat não informou se há alguma intervenção nas favelas daquela região. Em nota, afirmou apenas que vem realizando manutenção e recuperação das áreas atendidas por programas já existentes de urbanização.

| 31.10.2008 | Fonte:

Banco Itau inaugura agência na Pedra de Guaratiba.

Localizada na estrada da Matriz, 425.

O Banco Itaú inaugurou nno dia 29 de outubro (quarta-feira),uma nova agência na Pedra de Guaratiba. Localizada na estrada da Matriz, 425 , a agência é totalmente adaptada para o acesso e atendimento às pessoas com deficiências físicas, seguindo o padrão do banco em todo o País.

No Estado do Rio de Janeiro o Itau está presente por uma rede de 360 agências e 4.527 caixas eletrônicos. De janeiro até o fim de outubro 104 agências foram abertas no País, a previsão é que até o fim deste ano mais 36 serão inauguradas. Em junho de 2008, o Itaú contava com uma rede de 3.557 agências e postos de serviços em todo o Brasil e um quadro de mais de 69 mil funcionários, o que representa um aumento de mais de 20 mil colaboradores agregados apenas nos últimos quatro anos.

| 31.10.2008 |

Moradores de Guaratiba fazem a prevenção contra a dengue

O verão se aproxima e a preocupação com a dengue aumenta.

O verão se aproxima e a preocupação com a dengue aumenta. Todo mundo sabe, mas nem sempre coloca em prática a prevenção. Essa é a principal arma no combate à doença.

As garrafas ficam em local seco e coberto. Priscila faz tudo para manter o mosquito que transmite a doença longe de casa. A consciência começou depois de uma constatação grave, que a pegou de surpresa.

"Eu nunca imaginei que fosse ter dengue, porque, na época da dengue, eu não tive a doença. Depois que acontece com a gente é que a gente busca a prevenção", afirma a jovem.

Em Guaratiba, onde mora, ela não foi a única. “Muitas pessoas têm morrido por causa disso", conta uma estudante.

Na casa de Valéria, quase todo mundo foi infectado pelo vírus. " Quatro pessoas lá em casa já tiveram dengue", conta.

Os exames comprovam: houve até suspeita de dengue hemorrágica, a mais grave. A prevenção é necessária para evitar um novo contágio. Dona Alzira não pôde fazer o teste, porque tem dificuldade para ir a um posto de saúde.

Pelos sintomas, ela acha que também contraiu a doença. "Eu tinha muita dor no corpo e moleza. Eu não podia me levantar do chão. Não podia fazer comida e não podia dormir. Era aquela coisa incomodando. Tive muita febre também. Eu estive mal mesmo", afirma a senhora.

Para se prevenir, as plantas agora ficam sem os pratinhos que acumulam água. "É tudo furado por baixo", declara a senhora. Mas a casa ao lado, fechada há meses, pode servir de reservatório de larvas e colocar muita gente em risco.

Além do cuidado dos moradores, há outros aspectos. Eles apontam, por exemplo, a falta de infra-estrutura na rua. Em uma rua, quando chove, está formada a condição ideal para a reprodução do mosquito.

A Zona Oeste do Rio registrou 1.156 casos, nos últimos cinco meses. Este ano, 48 pessoas morreram na região por causa da doença.

Para evitar uma epidemia, a prevenção tem de ser feita inclusive fora do período crítico. "O segredo é não deixar água parada, nem no quintal nem em lugar nenhum. Não deixar no vaso das plantas, e não deixar suas crianças brincarem perto do esgoto", diz uma jovem.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 80 agentes trabalham em Guaratiba. De acordo com eles, mais de 40% dos moradores não permitem a entrada dos profissionais dentro de casa. Quem quiser agendar uma visita, é só ligar para o Tele-Dengue: 2575-0007.

| 31.10.2008 |Fonte: RJTV - Rede Globo

Sonhar não custa nada, nem cobrar

Artigo da leitora do Globo Jeane Santos da Rosa.

Acho que mais do que nunca teremos que sonhar... Sonhar com:

1) A prefeitura tomando atitudes reais e efetivas para acabar com a Dengue. Nossas criancinhas estão morrendo, gente! O que mais precisa acontecer para haver uma mobilização sem precedentes? Osvaldo Cruz vai ter que ressucitar?;

2) Ensino de verdade, não ensino para agradar as estatísticas. Nossas crianças estão saindo do ensino fundamental analfabetas. Qual será o destino delas? Informalidade e favelas. Não há escolas suficientes e todo mundo tem que ser empurrado, sabendo ou não. Absurdo total;

3) Hospitais e postos que funcionem e prestem atendimento digno às pessoas. Hospitais onde os desvios de verbas não comecem na alta direção e terminem no faxineiro que leva remédio e lençol para casa. A população quintuplicou em menos de 30 anos, mas o número de hospitais no Rio ainda é o mesmo! Deste jeito é impossível melhorar;

4) Ruas e avenidas monitoradas por sensores, mas também livres dos enormes buracos. Preciso de uma justificativa para meu IPVA tão alto que não seja arrecadar mais com multas...;

5) Um trânsito bem planejado e soluções de outras vias expressas para escoamento rápido de veículos. O Centro e B barra vão parar logo, logo se não fizerem vias expressas. Cadê o Túnel da Grota Funda e do Jardim Novo? Cadê as passagens subterrâneas no Centro? Cadê a via ligando a Av. Brasil na Zona Oeste à Barra, passando por Campo Grande (que está tendo um boom imobiliário)? Planejar é preciso!;

6) Segurança: é com o pai do prefeito. Que Deus nos ajude!

É isso, vamos sonhar e vamos cobrar. Governar sem um povo consciente e cidadão é muito fácil.

| 24.10.2008 |Fonte: