PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Guaratiba festeja seu aniversário de 430 anos dia 5 de março.

Algumas festividades marcam a semana de aniversário de Guaratiba.

A história da região se confunde com a história do Rio de Janeiro.

No dia primeiro de março de 1565, a frota de Estácio de Sá desembarcou no Rio de Janeiro, fundando a nova cidade junto ao morro do Pão de Açúcar, com o objetivo de expulsar os franceses, que já ocupavam a área havia dez anos.

Entretanto os franceses não se intimidaram com a fundação da cidade e se aliaram aos índios Tamoios contra os Portugueses. O fato é que, após 2 anos de intensos combates, em 20 de janeiro de 1567 num ataque às paliçadas inimigas, Estácio de Sá foi ferido por uma flecha, morrendo um mês depois.

Manoel Velloso Espinha, morador da Vila dos Santos, segundo relatos históricos, usando um navio de sua propriedade, e a sua custa, com sua gente, mais escravos e com muita despesa, lutou bravamente ao lado de Estácio da Sá, e, tendo contribuído para a derrota dos Tamoios, recebeu como recompensa, da Coroa portuguesa as terras situadas ao norte da ilha chamada Marambaia da Barra (hoje Restinga de Marambaia), ao longo da costa, com duas léguas de comprimento e outras tantas em direção ao sertão, e mais uma ilha de nome Guaratiba-Aitinga ou Aratuquacima (hoje Barra de Guaratiba), com todas as águas, entradas e saídas.

A doação foi concedida, sob a exigência de que o Sr. Velloso Espinha povoasse as terras dentro de um prazo máximo de três anos, com seus herdeiros, ascendentes e descendentes, sem tributo algum, a não ser dizimo devido a Deus e pago à igreja. Assim é que nos registros pertencentes a matriz de São Salvador do Mundo da Freguesia de Guaratiba, consta que a região da Barra de Guaratiba começou a ser habitada a partir de março de 1579.

De fato, não encontramos nenhuma referência histórica ligada à data de 5 de março de 1579. Acreditamos que o dia 5 de março é decorrente do PROJETO DE LEI N° 463/2005 do Deputado Jorge Babu instituindo a semana de Guaratiba e esse dia como sendo seu aniversário. Diz seu parágrafo primeiro:

Art.1º Fica instituída a Semana de Guaratiba, que integrará o calendário oficial de eventos de interesse histórico e turístico da cidade, devendo ser comemorada no mês de março de cada ano, na semana que abrange o dia 5 de março incluindo o mesmo, ocasião do aniversário do bairro.

| 01.03.2009 | Leia a História de Guaratiba no Portal.

Edições Anteriores do Portal (Ano 2009)

02/01 09/01 16/01 23/01 01/02 08/02 15/02 22/02

O lixo em Barra de Guaratiba.

Barra de Guaratiba se transforma em um lixão no Carnaval e nos dias quentes de verão.

CEPAG - Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba.

Criado em 5 de maio de 2005 o centro está comprometido com objetivos sociais e defesa da cidadania na Região de Guaratiba.

Curso de Treinamento de Manipuladores de Alimento.

Realizado no Restaurante da Pousada Katura Garden pela GPRESS Comunicação.

Carnaval de Guaratiba.

O que deu certo e o que não deu certo na festa de Momo aqui na nossa região.

Dia 5 de março, Guaratiba está comemorando 430 anos. De 02 a 08 de março é a semana de Guaratiba.

O CEPAG - Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba vai desenvolver várias atividades durante a semana de 02 a 08 de Março. Se você conhece alguém que toque, cante ou faz alguma coisa é só entrar em contato com Elcinéia 2417-2798 ou Angela 3427-3403. Participe também desta festa.

Na Ilha de Guaratiba a Associação de Moradores (Tenil) está preparando uma festa na Praça da Ilha para o dia 7 de março (sábado), que vai ter até bolo. Temos a promessa da presença de algumas autoridades da região.

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Reportagem sobre o Mercado de Peixe em Pedra de Guaratiba.