PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba
Guaratiba

A extensão de Guaratiba corresponde várias vezes do Centro à Zona Sul.

Se for difícil para a Prefeitura administrar tão vasta extensão de terra, muito mais difícil está sendo para os moradores aguentar a falta de infra-estrutura urbana.

Não vamos dizer que a Prefeitura não trabalha. Vemos todos os dias os órgãos mantenedores como a COMLURB, a Rio Águas, a Rio Luz, a Secretaria de Obras, etc...trabalhando, mas fica sempre faltando atender alguma área específica.

Composição com mesma escala mostra a proporção em apenas parte de Guaratiba.

A cada dia os meios de comunicação como o Portal Guaratiba, O Globo, o Jornal Extra, o Dia, RJTV, etc...recebem reclamações de moradores da região descontentes com o tratamento dado pela Prefeitura ao seu bairro. Fica a sensação de que a Prefeitura não trabalha, mas isso não é verdade. A Prefeitura trabalha, mas tem que dar conta de uma extensão territorial muitas vezes superior à área correspondente ao Centro e Zona Sul.

Em minha época de garoto meu pai já dizia que é difícil "abraçar o mundo com as pernas", e esta parece ser a realidade da situação. A Prefeitura não tem condições, pelo menos da forma como estão estruturadas as Regiões Administrativas, de cuidar convenientemente da região. Para se ter uma idéia, a extensão total de Copacabana não chega a 4 km, a praia de Ipanema tem 2 km de comprimento, Leblon não chega nem a 2 km, e se considerarmos só a distância de Barra de Guaratiba ao Largo da Ilha de Guaratiba são mais de 8 km, ou seja, do finalzinho do Leblon ao início de Copacabana, ali na Av. Princesa Isabel.

Comlurb limpando a Estrada do Mato Alto.

Administrar 8 km de ruas com o adensamento populacional da Zona Sul e com os impostos que arrecada é mole, eu quero ver é distribuir um pouco desses recursos para as fronteiras urbanas mais distantes que já estão acumulando problemas devido à ocupação desordenada decorrente da fuga da classe média da violência e da favelização da Zona Sul e da Zona Norte.

No Plano Diretor proposto pela Prefeitura, Guaratiba está classificada como uma Macro Zona de ocupação condizente com a fragilidade de seus ecossistemas e infraestrutura urbana, e daí! Como obrigar a classe média a ocupar as faixas da Avenida Brasil e desprezar o paraíso que é Guaratiba? É claro que Guaratiba vai continuar sendo ocupada e essa tendência é irreversível. Resta admitir a situação e não fechar os olhos para o problema: - ou a Prefeitura admite sua incapacidade de administrar a área como está e "joga a toalha" e propõe a emancipação de Guaratiba ou enfrenta o problema com mais seriedade e procura soluções dentro de seus quadros técnicos ouvindo a sociedade como manda um bom ambiente democrático.

Ainda temos orgulho de dizer que Guaratiba talvez seja o bairro com a maior área de Mata Atlântica preservada, mas até quando? É necessária uma política realista de divisão da área em regiões administráveis para que a Prefeitura possa dar mais atenção a pequenos detalhes como calçamento, urbanização decente, praças, escolas, equipamentos urbanos, sinalização, transporte, etc... Aquelas coisas que tornam nossa vida mais fácil e que estão sobrando nos outros bairros da cidade, às vezes em duplicidade como vemos em certas ruas da Zona Sul e que fazem tanta falta para nós Guaratibanos.

| 02.08.2009 |

Comentários de nossos leitores.

Faça também seu comentário. É importante para nós.

Nome
Email
Comentário
  

Portal Lança Site dedicado ao Artesanato de Guaratiba.

Vídeo "O Corredor" dos alunos da E.M. Monteiro Lobato.

Uma mistura de suspense/terror e comédia.

O que é o amor?

Pesquisa feita por profissionais de educação e psicologia com um grupo de crianças de 4 a 8 anos.

"Quando alguém te ama, a forma de falar seu nome é diferente"
Billy, 4 anos

"Há dois tipos de amor, o nosso amor e o amor de Deus, mas o amor de Deus junta os dois"
Jenny, 4 anos

| 02.08.2009 | Portal da Família com as respostas

Uma câmera na mão, um microfone e muitas vozes.

Projeto realizado nas Escolas Monteiro Lobato e Narciza Amália em Guaratiba.

O Professor de Artes Cênicas Claudio Garcia realiza produções de vídeos e curtas de ficção e documentários desde 2003 com os alunos do segundo ciclo fundamental.

| 02.08.2009 |Notícias do portal

Jardim Garrido sofre com abandono de 40 anos.

Leitor do Portal denuncia abandono pela prefeitura e envia fotos que comprovam esse abandono.

Cerração torna Serra da Grota Funda perigosa.

Motoristas devem se acautelar com a diminuição da visibilidade nestes dias de inverno.

Matriz São Salvador do Mundo terá sua Festa neste domingo dia 2 de agosto.

A Procissão que sairá às 16 horas interromperá o trânsito na Estrada da Matriz desde a interseção da Estrada do Morro Cavado e o Caminho da Covanca até o número 6.496 da Estrada da Matriz.

Segundo o Padre Jonas (Foto ao lado) O dia do Padroeiro é dia seis de agosto, mas como cai no meio da semana, a celebração foi antecipada para este domingo dia dois de agosto.

Após a procissão haverá a missa e logo depois a festa na Matriz de São Salvador do Mundo.

| 02.08.2009 |