PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba
Guaratiba

Quem disse que santo de casa não faz milagre está errado.

Wagner Victer, presidente da Cedae, nascido e criado na Ilha do Governador sonha em voltar a nadar nas praias da região.

Ilha do Governador têm o melhor índice de qualidade da água dos últimos 30 anos.

Na edição do Globo on-line do último dia 29 de setembro a CEDAE informava que pretende despoluir a Baía de Guanabara e tornar as praias da Ilha do Governador e Paquetá próprias para banho.

"No resultado publicado na semana passada, as praias da Ilha do Governador têm o melhor índice de qualidade de água dos últimos 30 anos, especialmente a Praia da Bica", comemora Wagner Victer, presidente da Cedae, que nascido e criado na Ilha, sonha em voltar a nadar nas praias da região.

Com prudência afirma que os resultados ainda vão demorar, mas que estão sendo gastos 600 milhões no projeto, e já se comemora a melhoria da qualidade da água em Paquetá como resultado da inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria (ETE), no Caju, em janeiro deste ano.

Promete que até 2016 os cariocas vão poder curtir o sol em todas as praias da zona sul até a zona oeste com boa qualidade da água. Hoje a praia de Barra de Guaratiba está aprovada, mas com restrições devido aos canais e saídas de águas fluviais, esperamos sinceramente que quando se refere à Zona Oeste, não seja somente as praias da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

Já sabemos que como bom filho da Ilha do Governador o senhor Vagner Victer vai se esforçar por despoluir a Baía de Guanabara, e aplaudimos a iniciativa que já devia ter acontecido antes, o que chamamos atenção é que apesar de não termos parentes nem filhos de Guaratiba no Governo Estadual nem Municipal precisamos ter nossos problemas resolvidos.

Nossas lindas praias na Barra de Guaratiba estão sendo comprometidas pelo esgoto (acima), e orgulhosamente ostentam as mais fedorentas línguas negras do estado (abaixo), e como se não bastassem as imundícies na areia, os acessos às praias se dão por escadas que vem pouco a pouco se degradando sem manutenção ficando a cargo de alguns abnegados moradores e a seu custo, oferecerem essa recreação aos milhares de eleitores de Eduardo Paes que nos procuram.

Alertamos para essas praias em particular, pois devido às águas mansas e apropriadas para toda a família, recebem todo verão centenas, milhares de crianças e idosos que se banham entre coliformes fecais e escorregam nos acessos íngremes e difíceis das escadas.

Dos 600 milhões que serão gastos na Baía de Guanabara, o Estado poderia destinar uma "merreca" para despoluir Barra de Guaratiba, pois temos certeza que com muito pouco se pode melhorar, e muito, as condições da água e acesso as praias.

| 02.10.2009 |Leia reportagem no

Comentários de nossos leitores.

Faça também seu comentário. É importante para nós.

Nome
Email
Comentário
  

Não sabemos se este laptop marca LENOVO é bom mesmo, mas o comercial é o máximo.

Dentre os vários comerciais que apresentam a resistência do aparelho, selecionamos este.

| 02.10.2009 |

Protetora de Guaratiba morre e deixa 287 cães orfãos.

Há uns 10 dias morreu uma protetora de Pedra de Guaratiba chamada Dejanira, que tinha 287 cães. Sua filha única odeia os cães, e deu um prazo curto para retirá-los de lá. Quem puder ajudar entre em contato com Martha Sampaio - telefones 2493-9962 / 9957-7731.

| 02.10.2009 |

Infelizmente mais um crime bárbaro aconteceu em Guaratiba.

Homem mata mulher a tiros, tenta fugir e bate com carro.

Sérgio Lima de Abreu, 35 anos, matou a mulher com três tiros na cabeça e fugiu. Nervoso, bateu com o carro, três quilômetros adiante, em prédio de uma oficina mecânica na Estrada do Catruz, 3976 e, ao ser socorrido, os policiais viram a arma do crime.

O assassinato foi na Estrada da Capoeira Grande. O criminoso foi medicado por equipe médica do Corpo de Bombeiros no local da colisão. Ele não falou sobre o motivo do crime e nem mesmo o nome de sua mulher.

| 02.10.2009 |