PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Quem vive aqui e daqui tira o sustento, não deve desprezar essa terra.

O comerciante de Guaratiba ou o produtor de serviços necessita para sua própria sobrevivência e progresso contribuir com a sobrevivência e progresso da região.

A cada dia estamos alertando para o fato de que cada um na medida das suas possibilidades deve contribuir para o bem estar de todos.

Os pássaros que sobrevoam nossas matas não têm compromisso com a região. São andorinhas, sabiás, gaviões, tiê-sangues, guarás, garças, atobás, coleiros, canários e tantos outros que nos primeiros dias do inverno debandam para outras bandas, e se aquecem em outros ninhos, e pulam em outros galhos.

Mas nós, moradores, somos como as árvores de Guaratiba, fincamos raízes, nossos braços trabalham a terra dessa baixada e produzem cooperativamente entre si, trocando folhas e ramagens, ricas em experiência, em serviços e produtos criados aqui e consumidos por aqui mesmo.

Não se aceita que o Guaratibano, que vive por aqui e daqui tira seu sustento, despreze essa terra acolhedora. Se comporte como um pássaro viajor que sem compromisso com o galho que pousa ou com a fruta que come, liberta-se a cada dia do dia anterior e a sua história só conta com o horizonte do amanhecer daquele dia.

O Guaratibano, mais especificamente o comerciante de Guaratiba ou o produtor de serviços na região necessita para sua própria sobrevivência e progresso contribuir com a sobrevivência e progresso da região. Não deve esperar que sua vizinhança se degrade e que vizinhos indesejáveis venham se instalar ao seu lado, deve preservar sua rua, seu bairro, deve antes de tudo manter um sentimento de cidadania e identificar onde pode ajudar sua comunidade, não assumir uma atitude passiva e distante dos problemas comunitários como se nunca fossem atingi-lo, pois esteja certo, que mais dia menos dia o problema vai bater em sua porta.

Nesta edição podemos ler sobre a situação em que se encontra o Caminho do Morgado, uma pequena estrada serpenteando entre sítios e chácaras cujos proprietários são produtores e comerciantes de plantas ornamentais, com poder financeiro e influência comunitária suficiente para resolver o problema da falta de iluminação daquela rua. Ficam esperando que a Prefeitura ou a Rio-Luz resolva e enquanto isso as mocinhas, filhas das famílias da região, vão sendo molestadas na rua escura.

A cada dia estamos alertando para o fato de que cada um na medida das suas possibilidades deve contribuir para o bem estar de todos. Cidadania é compreender que todos nós estamos no mesmo barco e que a ajuda e o serviço que prestamos hoje, independente de sermos reconhecidos ou não, virá a nosso favor, pois a nossa região, nosso mundo, será melhor e nele iremos viver por mais alguns anos, a menos que saiamos daqui voando como os pássaros em migração, mas esses não farão falta quando se forem.

| 03.05.2009 |

Edições Anteriores do Portal (Ano 2009)

02/01 09/01 16/01 23/01 01/02 08/02 15/02 22/02 01/03 08/03 15/03 22/03
29/03 05/04 12/04 19/04 26/04

Rua abandonada e sem iluminação na Ilha de Guaratiba é um perigo para moradores.

Falta de iluminação provoca insegurança.

Estudantes da área de Turismo e Hotelaria visitam o Portal Guaratiba.

Durante dois dias foram proferidas cinco palestras.

Folder da Feira de Artesanato começa a ser distribuído.


Inauguração da Feira de Artesanato na Ilha de guaratiba no próximo dia 9 de maio começa a ser divulgada.


Quem puder e tiver disponibilidade de divulgar esse evento tão importante para nossa região e para os artesãos participantes, entre em contato com o Portal Guaratiba que enviaremos o material de propaganda.

| 03.05.2009 |

Privatização dos serviços municipais.

Lei enviada pelo executivo em fevereiro foi aprovada esta semana pela Câmara dos Vereadores.

No dia do Santo, a imagem de São Jorge se destacava na paisagem da Pedra de Guaratiba.

A imagem ficou exposta alguns dias no Trevo dos Artistas na esquina da Avenida das Américas.

Quem passava pela Avenida das Américas na semana passada tinha oportunidade de apreciar o trabalho de Alexandre, um artista das grandes figuras que aparecem vez por outra naquele local. Já tivemos oportunidade de ver o Cristo Redentor, o Leão do Lions que hoje decora a descida da Serra da Grota Funda e no dia de São Jorge, semana passada, víamos a enorme imagem do Santo. Gostaríamos de parabenizar o Alexandre pelo belíssimo trabalho.

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Nick Vujicic
Um exemplo de vida