PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Enfim... A esperança!

Jornalista alemã ciceroneada pelo Portal Guaratiba em Abril de 2008 publicou esta semana reportagem em importante jornal Alemão.

A cada dia que passa, com o trabalho bonito que cada Guaratibano vem fazendo ao receber bem seus visitantes, fica cada vez mais difícil as autoridades da cidade negligenciarem o potencial turístico de Guaratiba.

Em março de 2008 uma jornalista alemã chamada Christine Wollowski procurou-nos com o propósito de conhecer Guaratiba. Dizia-nos na ocasião que gostaria de escrever uma matéria sobre nossa região, mas que não encontrou na RIOTUR nem no Rio Convention Bureau alguém que sequer conhecesse Guaratiba. Uma grande interrogação ficou em sua mente tendo em vista que ao visitar o Sítio Burle Marx, deslumbrou-se com toda a beleza do local. Seu entorno era permeado de florestas, manguezais, praias e uma atmosfera rural e rústica tão pertinho do Rio que se enquadrava tanto ao gosto do Europeu. Porque não era mencionada nem recomendada pelos órgãos de turismo do Estado? Todo o relato desse primeiro contato pode ser visto na edição de 28 de março de 2008.

O Portal Guaratiba recepcionou a jornalista e a ciceroneou por toda região, e a seu pedido estendeu a visita a todos os recantos onde pudesse admirar a natureza e conversar com moradores ícones de Guaratiba, de preferência personagens característicos do nosso dia a dia. Todos os recantos de nossa região foram visitados, Barra, Ilha e Pedra. Visitou os Hortos de Guaratiba, o Sítio da Represa de nossa amiga Natércia, o Horto das Palmeiras, o Criadouro Tropicus, fez a trilha do Perigoso com "Careca", comeu uma peixada com o Zequinha e no minirestaurante da Cris, cavalgou em um belo "Manga Larga" cedido pelo Haras Golden Horse, comeu camarão frito na praça de São Pedro comprado ali mesmo com a Valéria e frito no botequim em frente, tirou dezenas de fotos do píer e dos barcos e se maravilhou com o por do sol. Durante toda a sua estadia em Guaratiba ficou hospedada na Pousada do Sérgio e recebeu o carinho de todos os Guaratibanos, passeou de canoa canadense no Manguezal com o Aluízio da Ecomarambaia e já no terceiro dia quando ainda tínhamos algumas cartas na manga o tempo se esgotou e a jornalista partiu de Guaratiba, temos a certeza, com a saudade no peito e uma frase nos lábios: -"Guaratiba está mais bem equipada do que muito destino turístico que tenho visitado". Veja o que a jornalista conheceu em Guaratiba na edição de quatro de abril de 2008.

Esta semana recebemos o email de Christine nos informando que a reportagem saiu no maior jornal em circulação na Alemanha: o "Sueddeutsche Zeitung", entramos no site do jornal, mas só é permitido acesso com senha. Entretanto a reportagem nos foi enviada em PDF que anexamos a esta edição apenas como ilustração e fazemos um resumo do que foi dito, visto que todo texto está em Alemão. Conseguimos ler trechos da reportagem utilizando o tradutor "I´m Translator" para IE (Download aqui):

No texto a jornalista destaca que "em Guaratiba existem belas praias desertas" (texto que traduz o título da reportagem). Fala da decisão do "Silencio" (ermitão que mora em uma gruta no Perigoso) de trocar Copacabana pela praia do Perigoso onde mora a 30 metros das ondas:

"Olhando através das folhas do coqueiro a enseada, com a sua areia branca de neve, a água turquesa e o azul brilhante do céu como um perfeito cartão postal. Mas não há postais desse lugar".

A jornalista destaca que apesar de Ipanema ser internacionalmente conhecida, existem 14 praias e 50 km entre Ipanema e Guaratiba. Afirma que Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba são dois bairros afastados do centro do Rio que não têm nada a ver com a cidade. Conta a história da doação das terras pela igreja aos pescadores da região, e a restrição imposta pelos militares para a Restinga da Marambaia. Descreve a pequena praia de Barra de Guaratiba:

"O mar quase sobe as colinas densamente florestadas e rochas nas quais as casas de pescadores se assentam".

Fala da vocação de Guaratiba com o cultivo de plantas ornamentais, prática introduzida na região pelo paisagista Burle Marx. Fala do Horto das Palmeiras e dos seus encantos, assim como dos demais hortos que se espalham pela região. A questão da segurança merece uma ressalva na reportagem, onde ela afirma que a região é bela e segura, um contraponto na fama de insegurança do Rio. Alerta, entretanto para o fato de que a praia nos finais de semana é invadida por uma multidão 'barulhenta' devido a ter no local um ponto final de ônibus.

São tantos os atributos relacionados na reportagem que realmente nos deixam vaidosos. A jornalista fala das peixadas, do Zequinha e da Cris no seu minirestaurante e do povo que de um modo geral é simpático e receptivo. Enfim, este é o texto do email que recebemos da jornalista encaminhando a reportagem ao Portal:

Fico muito feliz em poder mandar hoje a matéria prometida sobre Guaratiba: uma página inteira no maior diário da Alemanha. É um resultado digno dos seus esforços para mostrar toda a beleza do seu bairro! Espero que tenha alguém perto de você que entenda um pouco de Alemão para poder explicar o texto. Tentei colocar tudo - mas não deu por serem tantas coisas e pessoas que a gente viu nestes dias ai - peço desculpa a todos que não entraram, não foi por falta de mérito! Agradeço mais uma vez os dias maravilhosos que pudemos passar com você e a sua paciência. Espero poder encontrá-lo outras vezes.

Um grande abraço. Christine.

| 08.02.2009 | Veja reportagem do Jornal Alemao em PDF

Edições Anteriores do Portal (Ano 2009)

02/01 09/01 16/01 23/01 01/02

Festa de Nossa Senhora do Desterro em Pedra de Guaratiba.

Acontecerá no entorno da Igreja nos dias 14 e 15 de fevereiro (sábado e domingo)

(Uezo) Centro Universitário da Zona Oeste.

Universidade em Campo Grande empossa novo reitor e anuncia novos planos.

Morador reclama de barulho de Moto-Taxi em Barra de Guaratiba.

Apesar de utilíssimas para a comunidade as motos estão fazendo muito ruído.

Castelo de corregedor da Câmara, Edmar Moreira, ofende aos Brasileiros.

Secretaria Municipal de Transportes está indo contra a Constituição Federal.

Moradores e hóspedes das pousadas, mesmo com contas de luz estão sendo impedidos de entrar na Barra de Guaratiba.

A Constituição Federal de 1988, Título II, dos "Direitos e Garantias Fundamentais", o artigo 5 diz o seguinte:

"é livre a locomoção no território em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens".

| 08.02.2009 |Notícias do portal

Polícia de Chipre acha Bíblia antiga escrita na ´língua de Jesus´.

Volume está escrito em siríaco, dialeto do aramaico falado por Cristo. Autoridades dizem que artefato pode ter 2.000 anos.

Cuidado! A Ilha de Guaratiba não é mais uma ilha de tranquilidade.

Estão assaltando na Estrada da Ilha até de bicicleta.

Praia do Abricó vai entrar para o mapa do naturismo mundial.

A Praia do Abricó será um dos cenários do documentário com os principais pontos do naturismo no mundo. A idéia partiu do cineasta inglês, Peter Dietrich, de 58 anos, que vai lançar o filme em abril nos Estados Unidos, Europa e Austrália.

“O documentário vai servir para colocar o naturismo no devido lugar, porque as pessoas confundem com erotismo”, explica o produtor.

Peter, que também é naturista, recruta os personagens in loco, sem inscrições prévias. As filmagens serão divididas entre Rio e São Paulo. Segundo Luis, o documentário vai orientar aqueles que querem praticar o naturismo sem problemas.

| 08.02.2009 |

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Está chegando o Carnaval. Bloco Arrastão da Barra em 2008.