PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba
Guaratiba

Moradores de Guaratiba declaram amor ao bairro.

Portal fez pesquisa com moradores sobre o que gostam de Guaratiba e apresenta o resultado.

Nosso objetivo não era saber do que o morador não gosta, pois nossas mazelas as conhecemos todas e a todo o momento denunciamos no Portal.

Hoje caminhamos em outra direção. Caminhamos no sentido da luz, da esperança. Decidimos dar uma virada nos queixumes e jogar uma bacia de confete em nosso bairro querido. Este é o lugar que escolhemos para morar. Fixamos residência e por algum motivo específico nos enamoramos e ficamos por aqui.

Tem gente, como eu, que não gosta de ficar longe por muito tempo que sente saudades; do cheiro de terra molhada na chuvinha da tarde, do perfume da serra e do mar, dos amigos sorridentes e da vida bucólica que se arrasta pachorrenta por entre ruas empoeiradas e sem sinalização.

Não temos meios-fios, não temos sinalização, não temos praças decentes, não temos bibliotecas, não temos cinemas, não temos parques, não temos vilas olímpicas, não temos transporte decente, enfim, somos carentes de tudo, e ainda assim tem uns malucos que amam Guaratiba. Porque?

Ficamos curiosos e fomos à rua, perguntando aqui e ali. As respostas foram praticamente às mesmas, e com raras exceções, as vantagens apontadas sobre outros bairros foram:

1. Segurança (a grande maioria)

2. Segurança e qualidade de vida

É indiscutível que o índice de criminalidade da região é baixo se comparado a outras áreas da cidade, mesmo levando em consideração as duas últimas semanas quando aconteceram cenas de violência na Matriz e na Pedra, mas podemos considerar casos isolados e específicos que não refletem a real situação do bairro.

Quando questionados sobre o porque indicaram qualidade de vida, quando o bairro é tão carente de tudo, não souberam explicar, só sentem que são felizes por aqui. Nós vamos dar uma mãozinha a quem não sabe bem porque se sente assim.

- Que outro bairro tem uma cobertura vegetal como Guaratiba? Grande parte do bairro ainda permanece coberta pela Mata Atlântica, e, quando não se olha na direção da mata, se olha na direção do mar, com manguezais a se perder de vista e capoeiras conservadas ainda.

- A gente simples que nasceu por aqui deu o tom de tratamento e os imigrantes de outros bairros foram se adaptando e copiando os costumes do local, de tal forma que a população assim formada possui um tratamento gentil interpessoal que raramente se vê em outros bairros.

- O ar de Guaratiba, ainda suficientemente limpo, dá a impressão que se vive em uma cidade do interior de Minas. Olha-se em volta e as serras como mãos em concha protegendo o bairro, deixam do outro lado a poluição do "Rio de Janeiro".

E assim vamos vivendo com uma paisagem que descansa os olhos, uma relação interpessoal sem stress e os pulmões e nossos narizes absorvendo esse ar que a mata e o mar nos presenteiam.

Bem aventurados somos todos, Guaratibanos de nascimento ou de coração.

| 13.09.2009 |

Comentários de nossos leitores.

Faça também seu comentário. É importante para nós.

Nome
Email
Comentário
  

Portal Guaratiba completa três anos neste mês de setembro.

Estamos caminhando para 84000 acessos nos últimos dois anos.

Reportagem do RJTV sobre transporte alternativo em Guaratiba.

Mudança de regras pode prejudicar donos de vans e kombis e população poderá ficar com esse meio de transporte prejudicado.

| 13.09.2009 |

9º OESTE EXPORT - Encontro Internacional de Desenvolvimento e Comércio Exterior do Estado do Rio de Janeiro.

Esta semana de 16 a 19 de setembro de 2009 no Ginásio Algodão no Centro Esportivo Miécimo da Silva.

Durante o evento, que se tornou a mais importante ação corporativa do estado, haverá mostra de produtos e serviços, rodadas de negócios, ciclo de palestras e workshops.

| 13.09.2009 | Notícias do portal

Vans da Zona Oeste do Rio ganham novas regras

Cinco linhas de Guaratiba e Campo Grande serão licitadas no primeiro lote.

Entre os usuários, há quem ache o serviço de vans e kombis mais rápido, mas mais perigoso por negligências como excesso de velocidade e falta de manutenção.

| 13.09.2009 | Notícias do portal

DVDS piratas apreendidos na Estrada do Magarça.

Com a repressão em Campo Grande alguns camelôs estão vendendo DVDS na região.

Entrega do prêmio VIDA FELIZ de Literatura 2009.

O evento foi realizado em 09 de setembro, na Igreja de Santana, no Largo da Ilha de Guaratiba.

| 13.09.2009 |Veja em Notícias do portal

Olá Turista.

O projeto Olá, Turista! é uma parceria do Ministério do Turismo com a Fundação Roberto Marinho. O objetivo é ensinar inglês e espanhol a profissionais da cadeia do turismo que atuam diretamente com o público.

O curso é a distância e será oferecido gratuitamente a garçons, taxistas, artesãos, recepcionistas, telefonistas, barraqueiros, motoristas e guias, entre outros profissionais ligados ao atendimento ao turista. Para participar, o profissional deverá ter 18 anos, ser alfabetizado e estar ligado a alguma associação, sindicato ou cooperativa pré-cadastrada no programa.

| 13.09.2009 | Acesse o Site do Programa

Aline Moraes grava cena de acidente de carro na Prainha.

Alinne Moraes gravou na manhã da última quarta-feira (9) uma cena de acidente de carro para a novela Viver a Vida, na Prainha. A atriz passou por uma equipe de maquiagem para ficar toda machucada. Alinne será Luciana, uma modelo que sofrerá um grave acidente e ficará paralítica, no folhetim que vai substituir Caminho das Índias a partir de amanhã.

| 13.09.2009 |