PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

A propósito da visita de nosso prefeito Eduardo Paes a Guaratiba.

O que diria ao prefeito sobre as necessidades de Guaratiba?

Vemos Guaratiba altaneira, linda sim, perfeita como ela é, mas vestida com seus adornos urbanísticos.

A propósito da visita de nosso prefeito Eduardo Paes a Guaratiba, entre um cafezinho e outro, perguntei a um vizinho aposentado de 72 anos, em sua opinião, se tivesse oportunidade, o que diria ao prefeito sobre as necessidades de Guaratiba.

Fiquei espantado com a resposta, pois me disse com toda segurança: - Guaratiba não precisa de nada, está bom assim, poderia quando muito colocar dois quebra-molas em minha porta, pois a rua não tem calçada e os veículos passam com uma velocidade perigosa para quem anda pelo meio da rua.

Analisando sua resposta entendi porque até hoje Guaratiba permanece esquecida no contexto do município. Parece que existe um comodismo pernicioso nas mentes dos primeiros moradores da região.

Se meu vizinho não fosse aposentado e necessitasse de condução para ir ao trabalho ou a escola, certamente falaria que nossa região está com o transporte público completamente desorganizado e nas mãos dos empresários de transporte num cenário em que o lucro em cada viagem sobrepõe os interesses do público que os sustenta. Existem falhas graves que prejudicam o povo e precisam ser resolvidas pelo poder concedente.

Se meu vizinho fosse adolescente, jovem ou adulto que não se conformasse em ficar em frente da televisão, veria que todos sentimos falta de um espaço dedicado à cultura e ao lazer, hoje tão esperado como a Lona Cultural que vem sendo pleiteada pelo CEPAG.

Se meu vizinho saísse de casa à noite, ou tivesse filhas mocinhas que se arriscam toda noite nas ruas escuras de Guaratiba, pleitearia junto ao Prefeito iluminação para nossas ruas e nossos caminhos.

Se meu vizinho tivesse filhos em idade de praticar esportes, ou em situação de risco no envolvimento com drogas, veria que Guaratiba precisa de um centro esportivo. Não importa que tenhamos na região o Miécimo da Silva, pois o estádio está a quase 30 km de distância, o que o torna muito distante para nossos jovens.

Se meu vizinho andasse pelas ruas ao invés de dirigir seu carro, se precisasse se locomover a pé ou de bicicleta como tantos Guaratibanos fazem, veria que precisamos de ruas com meio-fio e calçadas, se possível ciclovias entre os sub-bairros da região.

Se meu vizinho não tivesse plano de saúde e como nossa população dependesse dos postos de saúde e hospitais distantes para algum tratamento médico, veria que Guaratiba precisa de uma unidade hospitalar para atendimento de emergência.

Se meu vizinho realmente amasse Guaratiba como diz que ama, pois acha Guaratiba "perfeita", não acharia natural a ocupação predatória de nossas encostas em detrimento da preservação ambiental. Pediria que o Sr. Prefeito incluísse Guaratiba no próximo plano diretor da cidade, e nesse plano, devolveria as praias de Grumari e Prainha que em passado recente nos tomaram por conta de um outro plano diretor.

As praias do Grumari e Prainha sempre foram praias de Guaratiba, assim como são as praias do Perigoso, do Meio e Funda, e segundo palavras do próprio Ministro do Meio Ambiente essa semana, preservar não significa "não usar". Para se tomar conta é preciso se usar de maneira sustentável, assim vemos com bons olhos a abertura de vias de acesso às praias da região de Guaratiba através do Morro do Picão, antes que esse acesso se faça pelo Grumari e mais uma vez alguém tente bloquear nosso acesso como tentaram, pois não querem "pobres do lado de lá".

O que restou do auditório da XXVI R.A.

Ainda bem que nós não nos conformamos ainda como nosso vizinho, e vislumbramos uma Guaratiba altaneira, linda sim, perfeita como ela é, mas vestida com seus adornos urbanísticos a que tem direito pelos impostos que suas industrias e seu comercio já pagam.

E por fim um último pedido deveria ser feito ao nosso prefeito: - Reconstrua a nossa XXVI Administração Regional que caiu sem que tivesse nenhum terremoto ou furacão, só houve uma leve brisa de descaso do poder municipal.

| 17.05.2009 |

Caramujo Africano se espalha pelo Grumari.

Praga infelizmente chegou à Reserva Biológica do Grumari.

CEPAG se reúne com Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Vereadores.

Moradora da Pedra de Guaratiba reclama de esgoto na sua porta.

O esgoto de toda rua passa por sua porta e algumas vezes entra em sua casa.

Cedae descobre ligação clandestina em Guaratiba.

Policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e técnicos da Assessoria de Segurança Empresarial da Nova Cedae encontraram uma ligação clandestina, com diâmetro de 3/4 de polegada. Foi a operação “Gato Gordo”, realizada nos bairros de Santa Cruz e Guaratiba.

Na Estrada Mato Alto 1.311, em Guaratiba, foi descoberta uma ligação irregular na loja de materiais de construção Pedra Bonita Decorações, que tem oito funcionários e sequer possuía matrícula ativa na Cedae.

| 17.05.2009 |Fonte:

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Você sabe o que você comeu hoje?.