PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba
Guaratiba

Bombeiros, a qualquer hora, em qualquer tempo... "Mas nem tanto".

O "slogan" do Destacamento dos Bombeiros em Barra de Guaratiba não retrata mais a realidade da situação.

A retirada de uma das ambulâncias no final de 2008 deixou a área sem a necessária cobertura em caso de emergência.

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, por seus inestimáveis serviços à população, por seu carinho e dedicação, talvez seja a organização ou órgão do governo que transmite mais respeito.

O Destacamento de Barra de Guaratiba não foge à regra e seus soldados são considerados os anjos que nos auxiliam nas horas mais difíceis. Seja um principio de incêndio, um desastre com vítimas na estrada ou nas residências, um afogamento e até mesmo resgate de animais marinhos em dificuldade como foi o caso de um Leão Marinho lá pelos lados do Grumari nesta terça-feira (18), reorientado pelos bombeiros.

Os 96 homens do Destacamento de Barra de Guaratiba prestam inestimáveis serviços à população de perto de 10.000 habitantes, 5.000 da Barra de Guaratiba e outros tantos da Estrada até a Ilha de Guaratiba.

Até o final do ano passado o destacamento contava com uma lancha de salvamento de 40 hp, giroscópio, sirene, etc... e duas ambulâncias, entretanto no apagar das luzes de 2008 uma das ambulâncias foi levada embora, ficando somente uma para dar cobertura às necessidades da região.

Até aí tudo bem que no inverno não deve ser um acumulo de serviço muito grande. No verão o "bicho pega" e uma ambulância não vai dar mesmo, mas no inverno uma daria para "quebrar o galho", acontece que esse carro que deveria estar a postos por aqui é deslocado para outros bairros da cidade, ficando às vezes fora o dia todo, atendendo chamados os mais diversos pela "Regulação" (Telefone 192).

Conclusão, se um morador ou visitante tiver necessidade de remoção urgente não pode contar mais com os bombeiros, ou melhor, terá de entrar na fila do "192", e, como Barra de Guaratiba é considerado "interior" e muito distante, não será atendido, ou será atendido depois que o paciente já não precisa mais.

Até entendemos que se existe um equipamento em Barra de Guaratiba estacionado e um chamado no Andaraí precisando de uma ambulância, o órgão que cuida da distribuição de serviços deverá convocar nossa ambulância, mas não se trata de um ou outro pedido, a ambulância fica fora praticamente o dia todo. Seria mais coerente que neste caso fosse providenciado mais um carro para a área que necessita e não descobrir uma região que por não ter um posto de saúde 24 horas ou emergência só pode contar mesmo com esse serviço dos bombeiros.

Um outro fato muito interessante e que mais uma vez demonstra o pouco caso com nossa região, desta vez pelo Comando Geral é que quando iniciamos essa matéria, acessamos o Portal do Corpo de Bombeiros na página que trata das unidades operacionais pois precisávamos do telefone da unidade para confirmar o fato relatado por moradores, e ficamos surpresos de não encontrarmos nenhuma referência ao destacamento de Barra de Guaratiba, apesar de ser uma importante unidade, estimada enormemente pela população do bairro e de inúmeros resgates feitos ao longo de sua história. Fica aqui este triste lembrete para o setor de Relações Públicas dos Bombeiros explicar, e por sinal se alguém precisar do telefone 2410-8044, ou de outras informações do Destacamento da Barra de Guaratiba não vai achar no Portal dos Bombeiros, mas com essa matéria acho que conseguimos passar algumas informações.

É de se esperar que neste verão, dependendo da quantidade de chamados, se nada for mudado, alguém ficará sem ser atendido, com risco da própria vida.

| 18.08.2009 |Site do Corpo de Bombeiros

Comentários de nossos leitores.

Faça também seu comentário. É importante para nós.

Nome
Email
Comentário
  

Daniella Mercury e Angélica curtiram o por do Sol em Barra de Guaratiba.

Daniela Mercury troca dicas de cozinha com Angélica.

E por falar em por do sol, vejam a mais linda sequência de fotos do por do sol em Guaratiba.

Nosso companheiro, Edson Ribeiro de AmoBarradeGuaratiba, com sua sensibilidade, nos deu mais esse lindo presente.

Um Olhar Sobre Guaratiba.

Portal lança publicação virtual com coletânea dos editoriais de 2008.

Tendo como objetivo transmitir aos novos leitores nossa opinião sobre diversos assuntos de interesse da comunidade lançamos uma publicação com os editoriais de 2008 do portal Guaratiba.

A partir de hoje a publicação ficará a disposição de todos para leitura ou "download" no menu da página inicial

| 18.08.2009 |Leia Um Olhar Sobre Guaratiba

Morador flagra pega em Pedra de Guaratiba.

Muitas pessoas se reúnem para assistir às manobras.

Um morador, não identificado por medida de segurança, disse que falta ordem para acabar com os pegas em Pedra de Guaratiba. Ele flagrou cenas de irresponsabilidade na Avenida Nelson Moura Brasil do Amaral, na Praia da Brisa.

As imagens deixam claro que não é só o motorista que corre perigo. Muitas pessoas que se reúnem para assistir às manobras também se arriscam.

| 18.08.2009 | Fonte: Site do Radar RJ

Reunião pública de cidadãos interessados em defender melhorias para Guaratiba

Convidam-se os cidadãos interessados em defender melhorias para Guaratiba para uma reunião a ter lugar no domingo, com o CEPAG - Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba, dia 23 de agosto, 10h, no Colégio Santa Clara e no dia 30 na sede da Associação dos Moradores do Caminho do Poder da Boa Vontade - Ilha de Guaratiba, no mesmo horário. Tel.:3317-3218 / 3427-3403/ 8605-7855.

| 18.08.2009 |