PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Será que somos culpados por não termos serviços públicos de qualidade?

A atitude e conceitos pré-conceitos de adolescentes da classe média demonstra nossa culpa.

A classe média se afasta e deixa nas mãos das classes menos favorecidas a solução dos problemas de educação e saúde pública.

É comum escutarmos referências pejorativas de jovens de classe média ao se referirem à utilização de serviços públicos oferecidos pelo Estado, tais como educação e saúde. Cantam a quatro ventos as suas possibilidades de freqüentarem escolas particulares e serviços oferecidos pelos planos de saúde.

Isso é um sintoma que vem passando de pai para filho e as gerações vão se sucedendo nesse ambiente de relações promíscuas entre a sociedade e o Estado. Vivem uma vida superficial em que o poder aquisitivo predomina sobre os valores morais e verdadeiros de uma sociedade justa. A sociedade paga regiamente seus políticos e funcionários públicos e em troca o Estado finge que presta serviços de qualidade, onde a qualidade só existe nas campanhas milionárias de propaganda onde gastam rios de dinheiro e engordam as contas bancárias dos marqueteiros apadrinhados do governo e dos que os contratam a peso de ouro.


As agências de propaganda cobram fortunas, e, fortunas são desviadas a título de divulgação na mídia dos programas de governo, quando seria bem mais oportuno gastar essa dinheirama com os hospitais, postos de saúde e escolas que andam a mingua de recursos.

Mas voltando à inércia e ao afastamento da classe média, verificamos que o conceito pré-conceito dos jovens está errado tendo por base que o Estado tem obrigação pela fortuna que arrecada, de manter com qualidade os serviços de saúde e educação. Não existe vergonha ou demérito em freqüentar uma escola pública, ou utilizar-se dos postos de saúde e hospitais públicos. Deve-se antes, orgulhar-se de estar prestando um excelente serviço ao país, em prestigiar essas instituições, cobrar melhorias e expor a podridão das secretarias de estado onde funcionários e políticos corruptos se reúnem em quadrilhas bem articuladas para suprimir e desviar fundos destinados a esses serviços.

Cezar Liper, colunista do Portal Guaratiba, expõe com propriedade essa atitude de inércia do povo brasileiro em seu artigo "Inércia Social, a Síndrome da Ignorância" nesta edição. Não é possível convivermos mais com essa omissão e inércia, fazendo de conta que tudo está bem e que o problema não é conosco, pois afinal se temos como "pagar a conta", muitos de nossos irmãos não têm. É preciso que a sociedade desperte para o problema, ou que pelo menos ensine a seus filhos que a aberração está em se pagar atendimento médico ou escolas particulares e não em utilizar os serviços públicos que o Estado tem por obrigação ofertar diante do que se arrecada neste País.

Clique na imagem para ver Impostômetro

Vamos ensinar aos nossos filhos, que o Presidente da República, os Ministros de Estado, os Senadores da República, os Prefeitos, os Vereadores e os Administradores do Serviço Público, antes de serem autoridades são empregados nossos, pagos com o nosso trabalho, com o dinheiro que nos subtraem em cada compra que fazemos, em cada transação econômica. Afinal, trabalhamos quase cinco meses no ano para que eles tenham mais dinheiro para enfiar nas suas cuecas e em suas goelas insaciáveis.

| 19.04.2009 | Saiba o que você paga de imposto em termos percentuais

Edições Anteriores do Portal (Ano 2009)

02/01 09/01 16/01 23/01 01/02 08/02 15/02 22/02 01/03 08/03 15/03 22/03
29/03 05/04 12/04

Veterinários de plantão diariamente na Fazenda Modelo.

Atendimento, vacinação e castração de cães e gatos.

Feira de Artesanato de Guaratiba.

Associação de Moradores da Ilha de Guaratiba formaliza pedido para interdição da área e realização do evento.

Delinquente à solta em Barra de Guaratiba

Prestem atenção aos olhos do facínora. Neste momento estava de olho em uma gaiola com um Canário Belga.

Dando sequência à nossa série de reportagens sobre os ilustres visitantes de Guaratiba, flagramos este Gavião em Barra de Guaratiba de olho nos passarinhos da região numa laje na Estrada Roberto Burle Marx.

| 19.04.2009 |

Rub - O melhor da surf music mundial, pela primeira vez no Rio será em Guaratiba.

A casa de shows Sansei em Barra de Guaratiba estará trazendo pela primeira vez no Rio de Janeiro, Rub - O melhor da Surf Music Mundial no dia 9 de maio a partir de 22:00 hs.

O Sansei fica na Estrada Roberto Burle Marx, 979, 1 km antes da Entrada do grumari. Tel 7839-5596 e 8565-3336 .

| 19.04.2009 | Site do Sansei

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Brasil do Lula
Música de Zé Ramalho