PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba
Guaratiba

Conseguimos: turistas europeus ficam 4 dias em Guaratiba e um na Zona Sul.

Seria irrelevante a notícia se não mostrasse uma tendência, pequena é bem verdade, mas indica que temos uma chance a despeito do abandono da região.

Guaratiba se firma como pólo turístico e sinaliza o caminho para o desenvolvimento sustentado da região.

Esta semana, alguns alemães desembarcaram na Rodoviária de Campo Grande vindos de São Paulo pela Empresa 1001. Atravessaram a Rodoviária e tomaram o ônibus 867 em direção à Barra de Guaratiba. No caminho alguns idiotas drogados começaram a implicar com os turistas. O interessante e louvável é que todos os passageiros em uníssono defenderam os estrangeiros. Aconteceu que mesmo sem as medidas preventivas e necessárias das autoridades em nos livrar desses meliantes, a própria população correu em defesa dos assustados turistas. Isso sem dúvida foi uma demonstração que temos um povo amistoso e simpático, preparado para receber turistas e visitantes em nossa região.

Já sabíamos através de comentários de visitantes o quanto nosso povo é simpático, mas hoje ficou patente que também é solidário e atento ao que é melhor para todos. A defesa coletiva que se formou no ônibus, inibiu os engraçadinhos e devolveu a confiança necessária aos turistas.

Chegando em Guaratiba, no dia seguinte nublado e chuvoso fizeram os passeios possíveis na garoa que insistia ao longo do dia: passearam no Grumari, Parque Ecológico da Prainha, Museu Casa do Pontal e Sítio Burle Marx, encerrando o dia com uma bela moqueca na praia, como poderia ser em qualquer restaurante de nosso centro gastronômico.

No segundo dia de visita estavam ansiosos por praia, e nisso foi o dia todo, assim curtiram um pouco a Praia da Barra de Guaratiba, foram a Prainha, visitaram um atelier e retornaram no fim do dia para apreciar um lindo por do sol com umas cervejinhas geladas.

No terceiro dia passearam de canoa no manguezal pela manhã, almoçaram e à tarde foram cavalgar na Ilha de Guaratiba. Foi oferecido um passeio no mercado de peixes da Pedra para comerem um camarão fritinho na Praça, mas recusaram pois, segundo êles, pretendiam descansar ouvindo o barulho das ondas.

No quarto dia finalmente foram fazer as trilhas do Perigoso e almoçaram na varanda de um pescador na Barra de Guaratiba. Poderiam ter apreciado o por do sol em um barzinho com música ao vivo mas estavam muito cansados.

Finalmente, e só no domingo, foram visitar o Corcovado, o Pão de Açúcar, fizeram um passeio por Copacabana e partiram para a Bahia, cansados mas felizes por terem conhecido Guaratiba.

Apesar de se ocuparem intensamente durante os quatro dias em Guaratiba, não visitaram nossas Igrejas que consideramos pontos de interesse turístico, tais como Nossa Senhora da Saúde, São Pedro, Nossa Senhora do Desterro e São Salvador do Mundo. Não tiveram tempo de visitar as cachoeiras e trilhas da Ilha de Guaratiba, o Píer da Pedra de Guaratiba, o Alambique Maxicana, o Horto da Represa, o Horto das Palmeiras as trilhas do morro do Telégrafo e não tiveram a oportunidade de conhecer nossa Feira de Artesanato nem fazer rapel na Pedra da Tartaruga. Como o mar estava um pouco "virado" também não fizeram o passeio de barco nas "ilhas de fora".

O episódio, portanto, sinaliza que Guaratiba tem um grande potencial como Pólo Turístico, permitindo dessa forma um desenvolvimento sustentado e integrado a uma política de preservação para a região, nos devolvendo uma confiança que insistem em nos tirar.

| 19.07.2009 |

Comentários de nossos leitores.

Faça também seu comentário. É importante para nós.

Nome
Email
Comentário
  

Neto de Raul Barrozo visita o Portal Guaratiba.

O Dr. Raul Barrozo Motta e sua esposa, Sra. Alcina Amélia Gameleira da Motta nos honraram com uma visita.

É preciso muita inspiração e arte para reproduzir o som de uma chuva de verão.

Maravilhosa interpretação de um coral reproduzindo os sons de um temporal de verão. Feche os olhos e escute.

CEPAG - Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba, convida a todos os interessados em defender melhorias para Guaratiba para uma reunião dia 26 de Julho, as 10h, no Sítio da Sra.Marta - Rua Olavo Gama - Razão - Largo do Correia. Tel:33173218 / 34273403/ 88050202.

Cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina.

Operação Sorriso

Operação Sorriso do Brasil - Av. Faria Lima, 2.013, andar 6D, Jardim Paulistano, São Paulo-SP, 01452-001, Fone Direto: (55) (11) 3097-0696. Junte-se ao nosso blog:www.operacaosorriso.blogspot.com

| 19.07.2009 | www.operacaosorriso.org.br

"Sexta com Lei" da PM prende dois suspeitos na praia do Grumari.

Policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) em patrulhamento na Estrada da Guanabara, em Grumari, prenderam dois homens em atitude suspeita. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38, quatro celulares, duas máquinas fotográficas e R$ 111. Ocorrência na 16ª DP .

| 19.07.2009 |

Carcaça de carro apodrece na praia do Abricó.

José Mauro envia ao Globo reclamação sobre carcaça abandonada.

Foto do leitor José Mauro Leandro Pimentel

Segundo o leitor José Mauro do Jornal O Globo que reclama sobre a carcaça abandonada, a mesma se encontra no local há meses em adiantado estado de corrosão.

| 19.07.2009 |Leia reportagem no Globo

Ex-PM é morto a tiros na Praia da Brisa

Um ex-policial militar de 46 anos foi morto a tiros na tarde deste domingo (19) na Praia da Brisa. A vítima, identificada como Lupércio Gonçalvez Ferreira, chegou a ser socorrida no Hospital Pedro II, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo informações da polícia, o crime teria sido praticado por dois criminosos usando tocas ninja.A 43ª DP registrou.

| 19.07.2009 |