PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Pedra de Guaratiba, praia de minha juventude, o que fizeram contigo?

O destino antes de ser determinado pelo acaso ou pelas circunstâncias, é muito mais influenciado por nossas escolhas.

Não gastaram com saneamento para gastar mais tarde com palafitas que permitem que se ande em cima do esgoto.

Pedra de Guaratiba - 1970.

Nada como o tempo para mostrar as ações e atitudes erradas que tomamos ao longo de nossas vidas. O destino antes de ser determinado pelo acaso ou pelas circunstâncias, é muito mais influenciado por nossas escolhas. Tanto em nossa vida pessoal como na vida de um Estado ou País as boas ações e investimentos corretos determinam o progresso individual e coletivo. A Coréia do Sul até bem pouco tempo prejudicada por guerras e ainda agora sobre pressão de seus vizinhos despertou para o mundo moderno com uma população altamente escolarizada e com renda per capita superior à dos países emergentes como o Brasil que viveram em brancas nuvens todo esse tempo. Mas a escolha da Coréia do Sul foi pela educação de seu povo e investimentos maciços em educação, que em alguns anos tiraram da miséria um povo sofrido e uma terra arrasada, enquanto isso o Brasil investiu firme nos projetos pessoais de seus governantes que governaram esse país pensando muito mais na próxima eleição e no aumento do poder partidário do que nas necessidades do povo.

É sabido que político não gosta de gastar dinheiro debaixo da terra, e que escola boa é aquela na beira de estrada com muito trânsito e se possível ao lado de uma estação ferroviária ou via pública de grande tráfego. Gastar dinheiro em parques e jardins, só se for em local que a imprensa passe diuturnamente e cultura e educação são investimentos reservados às elites e classes que pelo menos sejam vizinhas do poder.

Assim, fazer escola boa, creche ou favorecer uma comunidade do interior é dinheiro e esforço jogado fora, enterrar cano de esgoto ou fazer galeria de águas fluviais em bairros da periferia nem pensar. E bairro afastado da grande metrópole tem uma população que não sente falta de cultura porque está preocupada com o que vai comer amanhã, não é mesmo?

E assim foi sendo construído o futuro de nossa região. Hoje vivemos esse futuro. Os governantes não fizeram investimentos em saneamento quando era necessário. Não organizaram a ocupação da região e permitiram o crescimento exponencial e sem controle da população concentrada em uma determinada área. Não foram cuidadosos no assentamento de indústrias e no controle ambiental. Conclusão: as praias de Pedra de Guaratiba que há não mais de 40 anos eram belas e despoluídas, como mostram as fotos inseridas neste editorial, hoje receberam a maquiagem de um píer, caríssimo por sinal na ocasião em que foi construído, para que nós não pisássemos no cocô que navega em baixo.

Pedra de Guaratiba - 1969.

E assim foi feito. Não controlaram o assoreamento e o esgotamento sanitário da região quando deveria ser feito e agora gastam dinheiro para fazer palafitas que permitem que se ande sobre o esgoto que não foi tratado.

Será que não seria preferível que o Estado olhasse com mais respeito para nossa população e nosso bairro? Se continuássemos a ter as praias com areias limpas e o mar descontaminado, certamente não seria necessário fazer o píer ou gastar dinheiro com a saúde da população. Parece que o saneamento da região vai sair agora, mas será que nossos filhos e netos vão poder mergulhar de novo no mar de Pedra de Guaratiba e soltar suas pipas na areia? Acreditamos que não, pois as escolhas não foram certas no passado, mas ainda é tempo de acertar, e por isso estamos chamando a atenção de nossas autoridades para nossa região, tão linda e esquecida.

Alexandre Pantaleão do CEPAG enviou-nos matéria sobre o problema que abordamos nesta edição. Nosso editorial já estava pronto quando recebemos o artigo de Alexandre, e, parece que nossos anseios e nossa voz uníssona revela que estamos preocupados com as mesmas questões, porque são questões que se ouvem nas ruas de Guaratiba, nas conversas entre amigos e vizinhos, eleitores que serão procurados na próxima eleição.

| 20.06.2009 |

Comentários de nossos leitores.

Faça também seu comentário. É importante para nós.

Nome
Email
Comentário
  

Inaugurada a Sala de Projeção Monteiro Lobato no Núcleo de Cidadania no Retiro.

O Núcleo de Cidadania é mantido pelo Movimento Fé e Amor.

Sérgio Lujegon na Virada Cultural.

A organização do evento agradece: Academia Ele e Ela, Bóia Fria, Costela e Cia, Lonas Rio, Italin, Cantinho é Nosso, Churrasco e Festas, Tanamesa Massas e a Pousada do Sérgio que proporcionaram essa linda festa para os moradores e convidados.

Hoje, dia 20 de Junho, acontecerá a Feira de Artesanato na Ilha de Guaratiba, de 15 às 22:00 hs.

Alexandre Pantaleão escreve artigo sobre ausência cultural do Estado em nossa região.

Lembro do meu avô falando de uma Guaratiba admirável, de um lugar poético com perfume das pitangueiras; dos sabores dos jambos, dos cambucás e dos bacuparis, de uma Guaratiba com canto dos sabiás, dos sanhaços, das cambaxirras e das tias preta.

| 20.06.2009 | Leia artigo