PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba
Guaratiba

Com tantas queixas é impossível permanecermos calados e omissos.

Assoreamento de canais, buracos nas ruas, lixo não recolhido, ausência do poder público diante de agressões ao meio ambiente, enfim degradação e abandono por todo lado.

Guaratiba é o bairro mais abandonado do Rio de Janeiro com moradores (eleitores) que infelizmente ainda acreditam nos políticos que aí estão.

Fogo em Guaratiba

Um leitor questiona a presença de militares na região afirmando que a desculpa de que protegeriam o manguezal e o entorno de ocupações predatórias e lixo, cai por terra quando se olha em torno e verificam-se aterramentos irregulares, drenagem do mangue para plantio e muito lixo trazido pelo mar que não é retirado e se acumula nas margens. Enfim, os militares só ocupam, mas segundo o leitor não estão cuidando como deveriam, se é que essa ocupação por aí se justifica.

Praia do Canto

O mesmo apelo que nos fazem sobre a construção de um píer em Barra de Guaratiba, nós, em edições anteriores, já havíamos mencionado de que a pescaria nas pedras que formam o costão da Barra de Guaratiba é perigosa e eventualmente pode ocasionar acidentes muitas vezes fatais, como foi o caso do acidente fatal com um amigo do nosso leitor Leandro Oliveira e que por isso mesmo solicita às autoridades estudarem um projeto de píer ou passarela no costão não só para os pescadores, mas para os moradores e todos os milhares de visitantes dessa encantadora praia.

Cerca em quiosque da Barra

O antigo Prefeito César Maia, por mais errado que estivesse em relação à Cidade da Música, onde enterrou uma fortuna dos cofres públicos, ainda assim fez obras na Barra de Guaratiba, e foi em seu mandato que os quiosques foram construídos e aquela linda cerca colocada no paredão passou a enfeitar a praia. Entretanto, quando não se dá manutenção nos prédios e instalações à beira mar, muito mais rapidamente que no interior os materiais se degradam, assim é que nossas lindas cercas estão podres e sem pintura, assumindo um aspecto de abandono sem necessidade. Apelamos talvez para a COMLURB da Barra de Guaratiba para num esforço, juntamente com o comercio local, refazer e pintar as cercas que tanto embelezavam a praia. Os quiosqueiros que dali tiram seu lucro precisam entender que são os principais interessados na revitalização do local e poderiam gastar uns trocados com tinta para conservar seus próprios espaços.

Outra reclamação muito procedente vem do Jardim Garrido. Nosso leitor José Carlos Leitão nos diz que existe um valão para escoamento de esgoto completamente assoreado e tomado de mato e plantas aquáticas.

Valão no Jardim Garrido - Foto José Carlos Leitão

O Jardim Garrido assim como muitos outros bairros do Rio de Janeiro não possui saneamento básico e joga todo seu esgoto nas águas pluviais. Afinal, o Rio de Janeiro que é candidato às Olimpíadas de 2016 ao mesmo tempo em que faz enorme propaganda da qualidade de vida na cidade, mostra, dessa forma, que não tem competência para sanear sua cidade, ou pelo menos os bairros pobres que elegeram seu atual prefeito.

Nota do Editor: "O nosso Prefeito está perdendo uma grande oportunidade de fazer propaganda de seu mandato, pois mais de 50.000 pessoas visitam Barra de Guaratiba nos finais de semana no verão. Tudo que fizer no local alcançará um excelente público para suas ações partidárias. Ele deveria pensar nisto".

| 20.09.2009 |

Comentários de nossos leitores.

Faça também seu comentário. É importante para nós.

Nome
Email
Comentário
  

Após a Lei Seca, diminuiu o número de óbitos na cidade, mas em Guaratiba aumentou.

Houve um aumento de 18,18 % de óbitos no primeiro semestre.

Ao pescar um Baiacu não jogue fora. Aprenda a limpar o peixe.

Tem gente que tem medo de comer Baiacu, mas depois de limpo dá um filé delicioso. Se quiser experimentar vá no Bar Xodó da Barra de Guaratiba.

| 20.09.2009 |

Depoimento da Jornalista Caroline Nunes, moradora de Guaratiba, nos emocionou.

São certas coisas que nos dizem nas ruas e por email que nos animam a continuar apesar das dificuldades.

Obrigado Caroline.

| 20.09.2009 |Notícias do portal