PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba
Guaratiba

Sempre poderemos fazer algo mais, mesmo que pareça pouco. (Alexandre Pantaleão)

Finalmente temos a sinalização de que alguma coisa será feita em Guaratiba.

Confirmada a inclusão da Lona Cultural de Guaratiba no calendário da Prefeitura.

Alexandre Pantaleão do CEPAG nos enviou um artigo em que desenvolve um raciocínio que pode parecer um "puxão de orelha" naqueles que encastelados em seus escritórios ou residências, reclamam e escrevem blogs e colunas em jornais, enviam emails e descansam o sono dos justos como se já tivessem dado sua contribuição ou resolvido o problema.

Alexandre Pantaleão do CEPAG

A coisa funciona mais ou menos assim: "Basta clicar um botão e já fiz a minha parte ", como denuncia Pantaleão em seu artigo. "Transformamo-nos em seres virtuais", na internet toma-se conhecimento das maiores barbaridades devido à facilidade e velocidade da informação, e a reação é imediata: colo num email, faço um comentário e pronto, já está resolvido o problema.

É preciso ir à luta, encarar olho no olho, se reunir, espernear; não defendemos o extremismo de incendiar ônibus para que nossa voz seja ouvida, mas é preciso que saibam que não nos conformamos com a negligência do poder público, não nos conformamos com o abandono e com a indiferença com que nossos problemas são tratados.

Jandira Feghali - Secretária Municipal de Cultura

Finalmente nossa Lona Cultural (Lona Cultural de Guaratiba) entrou no planejamento estratégico aprovado pelo Prefeito. A previsão do edital é para junho de 2010 segundo email recebido da Secretária de Cultura da Prefeitura do Rio, senhora Jandira Feghali. A proposta é que seja construída em alvenaria e se transforme numa Arena Multiuso, e não como lona propriamente dita.

Talvez seja resultado da fala de Alexandre Pantaleão na Audiência Pública da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 10/09/2009, em que olhando no olho da Secretária de Cultura, bravejou indignado que o descaso com Guaratiba é "INDECENTE".

Não poderia ser de outra forma, a indignação subiu do coração aos lábios e o grito preso desde a primeira manifestação em prol da Lona Cultural na Praça Raul Barroso na Pedra de Guaratiba em 19/04/2009, e as várias audiências e projetos encaminhados nesse sentido.

O Portal em todo esse tempo vem acompanhando a luta do CEPAG pela Lona Cultural, e só temos que parabenizar nossos companheiros pela conquista, e outras certamente virão no arrasto das ações que estão sendo desenvolvidas.

Recebemos esta semana, o Balanço Institucional de 2009 do CEPAG e o Plano de Ação para 2010. Como documento institucional do CEPAG ficará à disposição em seu site http://www.cepag.org e estamos linkando neste Editorial para consulta de todos.

Nesta edição do Portal, a seguir, publicamos o artigo de Pantaleão e o vídeo em que sobe à tribuna da Câmara na Audiência Pública da Comissão de Educação e Cultura.

| 22.12.2009 |Balanço Institucional e Plano de Ação CEPAG 2010

Comentários de nossos leitores.

Faça também seu comentário. É importante para nós.

Nome
Email
Comentário
  

Fala de Alexandre Pantaleão na Audiência Pública da Comissão de educação e Cultura da Câmara Municipal.

Alexandre Pantaleão, diretor de Assuntos Institucionais do CEPAG diz da necessidade de um equipamento cultural na região e elogia o trabalho do Portal Guaratiba.

| 22.12.2009 |

Saiu no G1: Para coibir ‘farofa’ na praia, cidades de SP cobram caro de turista de um dia.

Ônibus sem registro em hotel ou pousada chegam a pagar quase R$ 3 mil. Em alguns locais, o veículo não pode sequer entrar no município.

A maioria das cidades tem ao menos uma receita para coibir a ‘farofa’ na areia. Algumas cobram caro dos que pretendem entrar na cidade sem gerar renda alguma e ainda despejar sujeira. Outras ‘isolam’ os turistas em praias menos badaladas, dando em troca um terminal todo equipado com banheiros e estacionamento.

| 22.12.2009 |Leia reportagem no G1

A Realidade no Discurso Virtual.

Alexandre Pantaleão - Diretor de Assuntos Institucionais do CEPAG.

Alexandre Pantaleão, Diretor do CEPAG faz um ensaio sobre a cultura da participação social do homem moderno frente as novas tecnologias de informação.

| 22.12.2009 |Notícias do portal

Prefeitura programou Reveillon para Praia da Brisa em Pedra de Guaratiba e Praia do Recôncavo em Sepetiba.

Adolescente fiscal de vans é morto no Jardim Maravilha.

Um adolescente de 17 anos foi morto com vários tiros, em frente a uma padaria, na Avenida Campos Mourão, no bairro Jardim Maravilha, no fim da noite de quarta-feira. Testemunhas disseram que três homens em um carro teriam feito os disparos.

O jovem trabalharia em uma cooperativa de transporte alternativo da região. De acordo com a polícia, os pontos de vans têm sido alvo de disputa de grupos rivais, que querem o controle deste meio de transporte na Zona Oeste. Policiais da 43ª DP (Guaratiba) investigam o caso.

| 22.12.2009 |

Poste em péssimas condições ameaça cair na Estrada do Magarça.

Denuncia feita por um leitor do Bairros.Com

Descaso! Passo frequentemente pela Estrada do Magarça, em Guaratiba, e há quase três semanas observo um poste em péssimas condições, às margens da via, escorado com uma barra metálica para "evitar sua queda". Já não deveriam ter trocado o poste?

| 22.12.2009 |