PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Transporte em Guaratiba - Abandono total

Este é um tema delicado e importantíssimo que precisa ser resolvido com boa vontade e espírito público pelos Empresários e Órgãos do Governo.

Não conhecemos os problemas, muito menos as soluções, mas como usuários sentimos na pele o abandono por que passa a região.

Há muitos anos atrás, Guaratiba era terra pantanosa e com vocação rural. Aqui eram plantadas as hortaliças e legumes que eram vendidos nas feiras da cidade. E continuou assim por muito tempo, tanto que a Fazenda Modelo lá pelos idos de 1930 parecia até fazenda do sul de Minas. Bonita de fazer inveja, e, quem não plantava por aqui, pescava ou pegava caranguejo e ia levando a vida nesta pasmaceira sem muitas ambições de locomoção.

Quando as empresas de transporte urbano se instalaram na região, logo tiraram o Bonde de circulação para que aumentasse um pouco o número de passageiros e viabilizasse levar a condução a trechos mais distantes como Barra de Guaratiba e recantos da Pedra, Sepetiba e Rio da Prata.

Foram tempos em que a vida corria por aqui mesmo, e a condução trafegava vazia, ou com poucos passageiros que iam a Campo Grande fazer uma "comprinha" no Mercado São Braz.

Acontece que a cidade crescia, e p'ra essas bandas já se viam aqui e ali, mudanças que indicavam a direção que a região estava tomando. A pouco e pouco Guaratiba foi se transformando de zona rural em zona urbana, e as autoridades, hoje, em 2009 ainda não se deram conta disso. Parece que a Prefeitura e o Estado ainda não deram conta que a cidade e seus habitantes estão vindo em nossa direção.

Hoje temos algumas linhas de ônibus, mal dimensionadas, mal estruturadas, que foram estabelecidas sem consultar a população, sem pensar no bem estar coletivo, só visando o lucro das empresas. Por isso, as Vans ocuparam o espaço deixado pelos empresários, e como já escrevemos aqui, as Vans, hoje, são a salvação dessa população carente de transporte.

Há alguns anos atrás existia a linha 869 (Ilha de Guaratiba - Campo Grande), que por ser mais barato lotava o tempo todo, e por isso recebia o nome pejorativo de "Mendigão". Quando a linha 854 - Barra da Tijuca e 867 - Barra de Guaratiba tiveram seus preços equiparados com a linha 869, as pessoas passaram a utilizar essas outras linhas que passavam mais vazias. Depois por preconceito foram deixando de utilizar a linha 869, conclusão: a Empresa fechou a linha. Hoje, essa linha faz falta, pois no verão o ônibus da linha 867 que vem da Barra de Guaratiba já passa lotado e a linha 854 para Barra da Tijuca também, devido à demanda pelo pessoal que ali trabalha.

O que relatamos acima é apenas um exemplo da bagunça que impera por aqui. Na Barra de Guaratiba temos apenas um ônibus com acesso à Barra da tijuca com poucos horários, e da Pedra só se sai para Barra ou Cidade se for em ônibus lotado. Os quatro bairros de Guaratiba estão isolados uns dos outros, não existe transporte para essa comunicação. Se um parente ou amigo da Pedra de Guaratiba quiser visitar um parente na Barra de Guaratiba terá de tomar dois ônibus. Um morador da Estrada da Matriz não poderá trabalhar na Pedra ou no Magarça, e por aí vai. Estamos tão perto e tão longe, pois não temos como ir daqui para ali.

O número de habitantes vem crescendo a taxas assustadoras. A demanda por transporte é enorme, e a Prefeitura não sinaliza nenhuma melhora o que nos deixa desesperados.

É necessário e urgente que o problema do transporte em Guaratiba seja estudado e resolvido pela Prefeitura. Convoquem os empresários do setor, consultem a população, façam levantamento, venham a Barra de Guaratiba num dia de sol, tentem pegar um ônibus na Pedra pela manhã para a Cidade, ou tentem pegar um ônibus na Estrada da Ilha as quatro da tarde num dia de sol. Nós desafiamos a equipe de nosso Prefeito Eduardo Paes a resolver esse problema.

| 23.01.2009 |

Edições Anteriores do Portal (Ano 2009)

02/01 09/01 16/01

Árvore ameaça cair sobre os carros na Estrada da Matriz.

Prefeitura colocou faixa com aviso mas não toma providência para cortá-la.

Tragédia da Igreja Renascer em São Paulo teve vítima de Guaratiba.

Moradora de Barra de Guaratiba estava na Igreja.

Enorme buraco causa acidentes na Rua Alexis Carrel.

Como pode ser constatado na foto existe um perigo enorme.

Favela Piraquê terá normas urbanísticas.

Choque de ordem da Prefeitura pretende demolir prédios irregulares.

Carro abandonado na Serra da Grota Funda.

Abandonado há dias o fusca acidentado já está sendo depenado.
Este fato grotesco na via de acesso ao bairro demonstra descaso com a região. Se o mesmo acontecesse em outra Região Administrativa da cidade certamente o lixo já teria sido removido.

| 23.01.2009 |

Seu comentário é importante.

Nome
Email
Comentário
  

Para quem não viu, reprisamos The Anjels de Guaratiba.