PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba
Guaratiba

Até parece que é de propósito. Mais uma vez a Prefeitura ignora Guaratiba.

No projeto da Transoeste, no corredor que liga a Barra da Tijuca à Santa Cruz a Prefeitura prevê 25 estações entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes e NENHUMA em Ilha de Guaratiba e Barra de Guaratiba.

Em Guaratiba serão construídas somente a Estação Mato Alto no Trevo da Pedra de Guaratiba e Estação Magarça no Trevo da Estrada do Magarça respectivamente as estações número 26 e número 27. A última estação 28 será no Jardim Cinco Marias.

Já vai ser difícil de engolir a troca do VLT - Veículo Leve Sobre Trilhos, inicialmente sugerido, muito mais moderno, ecológico e econômico, pelo custoso BRT - Bus Rapid Transit, buzão comum maquiado com nome pomposo em Inglês, com custo operacional certamente maior que o VLT elétrico, não tão ecológico e certamente de acordo com as especificações dos lobbies formados por trás disso tudo.

Mais difícil ainda será ver a construção de 25 estações entre Barra e Recreio, quase uma em cada esquina, e nós, os esquecidos Guaratibanos, quase 15 mil pessoas a ver navios, literalmente, só navios, pois facilidades de um transporte um pouquinho melhor do que temos nós não veremos.

Claro que será devidamente explicada e justificada essa escolha, pois o "biodiesel" a ser utilizado pela frota é fabricado a partir de plantas oleaginosas, óleos residuais de fritura, gorduras vegetais ou animais, óleos e gorduras residuais resultantes de processamento industrial e de resíduos gordurosos de esgoto e resíduos ambientais, e por isso mesmo chamado de combustível social.

Em julho de 2005 a então governadora Rosinha Garotinho assinou o Decreto 37927 que criava o Programa RioBiodiesel, na verdade, 2005 e 2006 foram os anos em que se falava muito do biodiesel e daí para cá a coisa mixou um pouco, ressurgindo agora devido às novas metas ambientalistas do governo. O Brasil possui atualmente 65 usinas de biodiesel, que conseguem atender a atual demanda, no entanto, em 2010 mais oito usinas serão inauguradas no país. Assim, a capacidade de produção brasileira subirá para 5 bilhões de litros.

Talvez devido a todos esses fatores a escolha do BRT seja uma decisão política inegociável considerando-se que pode até ser parte de uma política de Estado. Não estamos suficientemente inteirados do assunto para podermos rebater essa escolha, apenas aceitá-la e se possível apelar para as autoridades municipais que avaliem a construção de mais uma estação no pé da Serra da Grota Funda, entre a estação 25 e estação 26 do projeto inicial, para os 15 mil moradores de Ilha Guaratiba e Barra de Guaratiba, no entroncamento da Estrada Roberto Burle Marx e Avenida das Américas.

Segundo soubemos, essas estações do BRT, já utilizadas em Curitiba, são facilmente construídas e com pouco investimento. Podem ser inclusive remanejadas segundo novas necessidades de atendimento de transporte público, por isso não vemos nenhuma dificuldade nesse acréscimo no projeto, bastando somente vontade política e interesse da Prefeitura

| 25.11.2009 |Veja site Biodiesel do Governo

Comentários de nossos leitores.

Faça também seu comentário. É importante para nós.

Nome
Email
Comentário
  

Assista uma inusitada pescaria no Rio Amazonas.

Vídeo apresenta uma pescaria onde a isca é uma lanterna na mão do pescador.

A internet é sem dúvida uma janela para o mundo, e as experiências vividas em outros estados do Brasil nos faz conhecer a riqueza desta terra.

| 25.11.2009 |

Casa do Atleta Paraolímpico – o Superar adquiriu um terreno, com edificações, em Guaratiba, que irá reformar e ampliar para construir o primeiro centro de treinamento paraolímpico do Brasil.

O Instituto Superar, ONG responsável pelo Mundial de Natação, vai criar um Centro de Treinamento para 16 modalidades paraolímpicas, para isso adquiriu o terreno que irá reformar e ampliar para construir o primeiro centro de treinamento paraolímpico do Brasil.

| 25.11.2009 | Notícias do portal

Novo edital de vans sairá esta semana

Licitação de linhas terá número reduzido de permissionários em Guaratiba

A Prefeitura do Rio divulga esta semana novo edital de licitação para concessão de cinco linhas de vans municipais em Guaratiba e parte sul de Campo Grande. O que estava em vigor foi cancelado por falta de concorrentes. Desta vez, a Secretaria Municipal de Transportes reduzirá o número de permissionários para a região. No edital anterior eram exigidas 70 vans, com até dois motoristas cada uma. Para o novo, segundo, o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, ainda não havia definição.

| 25.11.2009 | Leia no Dia on-line