PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

No caso dos atos secretos do Senado, não existe nada de novo na prática...

Excelente comentário de Acyr de Oliveira esclarece o mistério dos atos secretos no Senado.

Texto enviado ao Portal essa semana, o qual partilhamos com nossos leitores, nos faz entender que os políticos sempre fizeram tudo que os atuais políticos fazem.

Introdução Cifras Antigas.

Para melhor entendermos o texto de Acyr de Oliveira e as razões pelas quais faz referência a uma tal de "Maria Candelária" é necessário que se conheça a marchinha de carnaval e sua origem.

Criada pela dupla Armando Cavalcanti e Klécius Caldas em 1952, esta marchinha era uma sátira muito bem-humorada às funcionárias "empistoladas", que impunemente abusavam de regalias no serviço público. Com o nome inspirado (segundo Klecius) no ponto de ônibus da Candelária, onde muitas funcionárias esperavam condução todas as tardes, no tempo em que o Rio era capital federal, "Maria Candelária" (gravada por Blecaute) foi a segunda marcha na preferência dos foliões.

Entrada do Baile de Carnaval do Teatro Municipal em 1954

Abaixo o texto de Acyr de Oliveira

Desde a década de 50 a imprensa nacional era periodicamente abalada por denúncias de "Panamás" e/ou "Trens da Alegria" que nada mais eram senão os decretos que, a cada final de mandato, as Câmaras (Municipal, Estadual e Federal), que funcionavam no Rio de Janeiro, capital do país, eram assinados "secretamente"; isto é, interinamente, com validade na casa, mas sem nomeação oficial. Ou então nomeava-se oficialmente, indo os beneficiados diretamente para o serviço público municipal, estadual ou federal dependendo da necessidade (ou não!...) do serviço ou do QI (Quem Indicou) do interessado.

Então veja que desde sempre houve essa história do político eleito ter direito a levar seus "secretários" para seu gabinete como cargo de confiança. E depois efetivá-los no final do mandato.

Ora, gente da imprensa, que na época ainda não era chamada de mídia (radialistas, jornalistas e pessoal da nascente TV) , assim como escritores, publicitários...Enfim, até redatores de "sketches'" de teatro de revistas e programas humorísticos das rádios, costumavam constar das listas de passageiros dos Trens da Alegria. E iam misturados no meio das centenas de amigos, amantes, parentes e aderentes de Senadores, Deputados e Vereadores. Esta, a Câmara dos Vereadores do Rio, localizada na então Cinelândia era conhecida como a "Gaiola de Ouro!" (Desminta-me quem for capaz!), pois era disputadíssima por vedetinhas dos Teatros de Revista que abundavam nas cercanias.

Não é por outra razão que Blecaute lançou a marchinha "Maria Candelária", a tal alta funcionária que saltou de paraquedas e caiu na letra ÓÓÓÓÓ! E caso você não saiba, jovem leitor, no carnaval, nos melhores e mais sérios clubes da cidade (nos pouco sérios também) as famílias felicíssimas, afirmavam cantando sem qualquer indignação ou protesto que a safada da Maria (Candelária, claro) só começava ao meio dia, a "coitada da Maria... trabalha... trabalha... trabalha de fazer dó ó ó ó!... a uma vai ao dentista! As duas vai ao café! As três vai à modista!".

As quatro assina o ponto e dá no pé!!! Que grande vigarista que ela é!. Tá na cara que a Maria devia ser corista do Teatro Rebolado e amante de deputado.

Agora vamos ver se você saca o seguinte:

Essa onda de botar a toda a culpa dos 'decretos secretos' (que de secreto não tem nada) isto é dos Panamás e Trens da Alegria no Sarney é uma jogada de marketing para tirá-lo da corrida para presidente como cabeça de chapa do PMDB, pois foi a coligação PT- PMDB que elegeu LULA, mas como ele já faturou o 2º mandato e pleitear o 3º é difícil por ser contra a lei e ele já se desgastou muito com os escândalos e besteiras que diz, fica mais fácil ele apoiar a Dilma que com seu passado de guerrilheira e assaltante de banco pode perder num 2º turno ou até nem disputá-lo se a votação ficar dividida entre ela Aécio,Serra e Sarney. E o Gabeira? E a Heloisa Helena ? E o pessoal do Rio? O Garotinho , o César Maia, o Cabral, o Paes podem sair candidatos por um dos partidinhos e dividir votos e a Dilma ficar como o Brizola que antes de morrer passou pela humilhação chegar na corrida presidencial perdendo feio pro Enéas!!!! Lembram???

Portanto não se enganem. O que o PT e seus marketeiros querem é limpar a área para a Dilma. O Sarney empregou a filha assim como Tancredo Neves botou o seu sobrinho desempregado, o Aécio, pra carregar a pasta dele, pois ele não dava pra ser nada, e hoje é governador. Aliás, antes de carregar pasta o Aécio fazia o quê?Hein?Hein?

Não se enganem: o Sarney é um político da antiga que casou com mulher rica e assumiu o canhão. Igual ao Tancredo com a Risoleta. O Juscelino com a Sara e passou a raposar como Ulysses Guimarães e outros que nunca foram pegos botando dólares na cueca. Todos só fizeram ajudar a si próprios a galgarem os altos cargos para nomear parentes e amigos e a comer mingau com canela pela borda do prato p'ra não queimar os beiços. Sacou?

| 28.06.2009 |Fonte: por email - Acyr Oliveira

Comentários de nossos leitores.

Faça também seu comentário. É importante para nós.

Nome
Email
Comentário
  

Bingo clandestino descoberto e fechado em Barra de Guaratiba.

Sítio abrigava ainda uma fábrica de máquinas caça-níqueis.

Reportagem do RJTV sobre o bingo clandestino fechado em Barra de Guaratiba.

Vizinhos e moradores da região espantaram-se com a notícia. Nada no sítio, nem a movimentação, dava a perceber atividades irregulares como estas.

Começa amanhã dia 29/06 na Fazenda Modelo, na Escola de Agricultura Familiar, o Curso de Noções Básicas Para Produção de Alimentos.
Tel: 2410-7177                      Email: ecaf@rio.rj.gov.br

Carolina Dieckmann e Paulo Vilhena vão ao bazar de Cleo Pires organizado em Guaratiba

O projeto Casa Arte Vida é uma iniciativa sócio-cultural que surgiu como ferramenta de apoio para o desenvolvimento da comunidade de Capoeira Grande, em Guaratiba.

Carolina Dieckmann e Paulo Vilhena prestigiaram o bazar beneficente promovido por Cleo Pires neste sábado (27), em Guaratiba. A atriz, que vive Surya em "Caminho das Índias", organizou uma venda de roupas e acessórios para ajudar a Casa Arte e Vida.

| 28.06.2009 | Veja Blog da Casa Arte e Vida

Rotary Guaratiba fez festiva de posse do seu Conselho Diretor

No dia 20 de junho, membros do Rotary Clube RJ Guaratiba, estiveram reunidos em festiva para a posse de seu Conselho Diretor 2009/2010.

| 28.06.2009 | Leia reportagem completa no Real Notícias

Instituto de Economia da UFRJ apresenta estudo sobre "Desenvolvimento Econômico da Zona Oeste" .

No Relatório Final será apresentado o Diagnóstico e Agenda de Ações.

O presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Deputado Jorge Picciano, através do Forum Permanente de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho, tem o prazer de convidar para o debate:

"Desenvolvimento Econômico da Zona Oeste - Diagnóstico e Agenda de Ações"

O estudo realizado pelo Instituto de Economia será apresentado no Plenário Barbosa Lima Sobrinho amanhã dia 29 de junho às 1o horas, no Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março S/N Praça Quinze - Centro.

| 28.06.2009 |