PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

É preciso coragem para mudar, e persistência para continuar na luta.

Num misto de blog, de fórum e de noticiário, o Portal se adapta aos novos tempos da mídia eletrônica para poder continuar servindo à comunidade.

O Editorial, como postagem de blog, não será publicado invariavelmente aos domingos, os comentários da comunidade receberão maior destaque no site e as notícias serão linkadas aos sites de origem.

Sérgio Mello, editor do Portal Guaratiba

De repente percebi que as frutas do meu quintal amadureceram, caíram e não tive tempo de saboreá-las. As flores do meu jardim, antes formosas no calor do verão, perderam sua cor e adormeceram no inverno que chega sem que pudesse admirá-las. Enfim, as águas passaram debaixo da ponte e não pude apreciar os peixinhos que nadavam no rio, e o rio passou como tempo que se vai e as coisas importantes como a família, os amigos e os prazeres simples da vida corriam por entre os dias passados em frente a essa janela eletrônica, cheia de encantos e conhecimentos, é verdade, que de outra forma não saberíamos.

Enfim, é preciso que se escute a voz da razão e essa nos indicou o caminho da temperança e da aceitação de nossas limitações. Assim, o trabalho que nos impomos de atualizar semanalmente o Portal aos domingos, ou em qualquer outro dia da semana de maneira rigorosa, cedeu ante a necessidade de flexibilizar essa data para tornar mais suave a tarefa. Assim, o Portal será atualizado periodicamente, mas com data mais flexível mantendo, no entanto o propósito de informar e atualizar os guaratibanos com relação ao que está acontecendo.

Os comentários enviados pelos leitores do portal vão receber maior destaque na nossa página, pois entendemos que precisamos ser antes de tudo a voz da comunidade, e temos certeza que nossa voz está sendo ouvida pelas autoridades desse município. Entendemos que esses comentários falarão por si. Cada qual tem sua opinião, que deve ser respeitada como um mundo pessoal e impenetrável composto pelas experiências, angústias, esperanças e ansiedades da pessoa ante os desafios de uma sociedade ainda desigual na distribuição de seus valores.

Esta semana, por exemplo, recebemos um comentário que classificamos de grande importância e que demonstra de maneira clara esse postulado democrático da liberdade de expressão que resgatamos com essa mudança no Portal. Trata-se de uma senhora que se identifica pelas iniciais "ML" e que nos remete a uma reflexão do conformismo do povo ante ao mínimo que o Estado lhe oferece frente aos vergonhosos 36% de confisco dos nossos haveres pelos diferentes impostos de consumo, produção e renda.

A senhora ML, antes de tudo, merece todo nosso respeito e admiração pelo sacrifício e esforço em criar bem criados seus seis filhos ante as dificuldades impostas pelas condições mínimas de saúde, educação, transporte e segurança oferecidos pelo Estado nos rincões de Guaratiba, e, num gesto de gratidão que não poderia ser diferente vindo da pessoa que é, defende os políticos, afirmando que deve ao Estado a criação dos filhos. Mas, se esquece dos dias que ficou nas filas de matrícula, nas madrugadas que passou em frente aos ambulatórios esperando uma consulta, nos atendimentos emergenciais dos hospitais imundos, nos dias de chuva em que molhada teve de esperar pelo ônibus que lhe servia mal em pontos sem cobertura e no sacrifício de seus próprios filhos para completar a educação superior como ela própria nos conta.

E fica feliz e agradecida, ante o favor do município, da COMLURB e dos seus funcionários de recolher o lixo que permanecia em sua porta, sei lá quanto tempo, nomeando num gesto de gratidão cada funcionário que lhe deu atenção e atendimento como se ali estivessem com sacrifício de suas horas de lazer e não cumprindo uma obrigação que deveria ser estendida a todas as ruas, recantos e esquinas dessa nossa Guaratiba.

Só pedimos a Deus que nos envie tantas ML quanto possa, e que no futuro cada filho bem criado e educado por mães como ML, possam assumir o controle deste país lindo como ela diz e que certamente ensinou a seus filhos, para no futuro sentirmos orgulho, não somente dessas abnegadas senhoras como também dos políticos honestos que se formarão no seu ventre e no interior de seus lares.

| 31.05.2009 | Leia mais sobre a Carga Tributária Brasileira

Comentários de nossos leitores.

Faça também seu comentário. É importante para nós.

Nome
Email
Comentário
  

Prefeitura abre mercado de peixe na Pedra de Guaratiba.

O novo local recebe o nome de Neco Russo.

Inauguração do Mercado de Peixe.

Viúva de Neco Russo corta a fita.

Em seu discurso na ocasião, o Secretário de Desenvolvimento Social Marcelo Henrique da Costa confessou a dificuldade de trazer políticas públicas para Guaratiba.

Ação Social Vida Feliz na Igreja de Santana.

Será realizada no próximo dia 25 de junho de 8hs às 12 hs na Igreja de Santana no Largo da Ilha de Guaratiba a Ação Social Vida Feliz.

Na ocasião será realizado um atendimento comunitário gratuito com testes de glicose, pressão arterial, audição, aduidade visual e outros.

Participam do evento a Associação Vida Feliz, o Lions Clube, o Centro Auditivo Telex, as Pastorais da Paróquia Salvador do Mundo, a Faculdade Bezerra de Araújo, o Instituto Rio e a Suderj em Forma.

| 31.05.2009 |Fonte: Cid Carlos Roque Thomé, Pres. da Ass. Vida Feliz.

Quem foi Neco Russo, o homenageado pela comunidade.

Família ainda chora ausência do marido, pai e avô. Na foto as filhas e neto de Neco Russo.

Morador de Barra de Guaratiba pede ajuda a João Buracão.

Michel Thome de Carvalho, morador do Caminho da Bica reclamou com João Buracão.

O Jornal Extra criou uma figura chamada João Buracão para que os leitores reclamassem de buracos nas ruas, e Michel de Barra de Guaratiba enviou fotos e uma reclamação ao Jornal.

| 31.05.2009 | Reportagem no Extra

Virada Cultural de Guaratiba no Próximo sábado.

Prefeito Eduardo Paes visitou Pedra de Guaratiba.

Achamos um belo gesto do Prefeito dar satisfação aos moradores da Pedra de Guaratiba acerca das obras de saneamento e construçao da estação de tratamento de esgoto.

Certamente foi uma boa notícia saber que as obras estão previstas para terminar em outubro, e segundo podemos deduzir, não faltará recursos para a obra orçada em 16 milhões de reais.

Reconhecemos que o prefeito não pode ser unipresente, e assim deve tentar satisfazer a vários bairros quando reclamam sua atenção. Mas esse é o preço por não querer reconhecer que a Zona Oeste, devido ao seu tamanho, deve ser subdividada para poder ser melhor administrada.

| 31.05.2009 |