PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

O lixo em Barra de Guaratiba.

Barra de Guaratiba se transforma em um lixão no Carnaval e nos dias quentes de verão.

É difícil ter de admitir que Barra de Guaratiba está pouco a pouco se transformando de céu em inferno para seus moradores. Durante os dias quentes de verão e mais recentemente no Carnaval, Barra de Guaratiba se transformou num lixão em que as ruas fediam todos os odores. As caçambas esgotadas devido ao excesso de lixo devido ao aumento da população e banhistas demonstram que a Prefeitura abandonou as ações de controle no Bairro. Barra de Guaratiba está entregue à própria sorte.

Nenhum controle da ordem urbana é realizado, tudo cheira a desordem e bagunça, desde o recolhimento do lixo ao impedimento de acampamentos na praia. O uso de garrafas de vidro na areia é generalizado, e, os excessos são cometidos e invariavelmente terminam em brigas e baderna. Poucos guardas do RPMONT foram colocados para por ordem no lugar, guardas municipais não foram vistos, enfim é o caos. Os comentários recebidos pelo Portal demonstram esse abandono.

Para por mais lenha na fogueira e acabar com a paciência dos "Barreiros", a CEDAE, como sempre, não mandou uma gota de água nos dias de carnaval.

A única coisa que salva nesta história toda é a beleza do lugar, que infelizmente está sendo sucateada, e desprezada pelas autoridades, e, por mais beleza que nossos olhos contemplem, nossa razão e nossos narizes confirmam o paraíso perdido.

| 01.03.2009 |

CEPAG - Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba.

Criado em 5 de maio de 2005 o centro está comprometido com objetivos sociais e defesa da cidadania na Região de Guaratiba.

O CEPAG, Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba, tem por missão promover a reflexão de temas contemporâneos. É uma entidade pluralista, comprometida com a democracia e a cidadania, cuja existência vincula-se à defesa dos seguintes princípios: exercício e ampliação dos direitos dos cidadãos; compromisso com padrões sustentáveis de desenvolvimento; defesa e preservação dos recursos naturais; eficácia e eficiência dos serviços públicos; gestão democrática no âmbito do poder local e autonomia municipal.O CEPAG deve servir com elevada qualidade, orientada por princípios éticos e democráticos, de modo que o resultado de sua ação educativa tenha impacto na comunidade e contribua para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e para o desenvolvimento regional.

Segundo o seu Estatuto, aprovado em 05/05/2005, o Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba – CEPAG, com sede e foro no Município do Rio de Janeiro – RJ, é uma organização não governamental, de caráter público e social, sem fins lucrativos e que tem as seguintes finalidades:

  • I - Defender a democracia como princípio e como valor;
  • II - Desenvolver e realizar pesquisas, seminários, estudos, cursos e eventos sobre temas concernentes ao desenvolvimento político, econômico, social, ambiental e cultural;
  • III - No âmbito de suas atribuições, realizar assessoria e prestar consultoria a instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas;
  • IV - Contribuir para a democratização do Poder Público, através da ampliação dos espaços e canais de participação nos processos decisórios, em especial na esfera do poder local;
  • V - Estimular a pesquisa e formulação de políticas públicas;
  • VI - Defender a cidadania em sua plenitude, isto é, a consciência e o exercício de direitos de todos os cidadãos, sem quaisquer distinções e/ou discriminações;
  • VII - Defender intransigentemente o respeito e o exercício dos direitos humanos;
  • VIII - Defender o desenvolvimento econômico-social com base nos princípios da justiça social e da preservação dos recursos naturais;
  • IX – Defender os patrimônios históricos, artísticos e culturais.
  • | 01.03.2009 |Fonte: Site do CEPAG

    Curso de Treinamento de Manipuladores de Alimento..

    Realizado no Restaurante da Pousada Katura Garden pela GPRESS Comunicação.

    As primeiras turmas inscritas para o Treinamento de Manipuladores de Alimento, ocorrido em Barra de Guaratiba, na Pousada Katura Garden, receberão os certificados de conclusão do curso no dia 4 de março de 2009.

    Através das aulas de qualificação, que incluiu até mesmo apresentações de teatro com temas relacionados à segurança alimentar, os participantes também tiveram a oportunidade de trocar experiências profissionais, iniciar relacionamentos de amizade e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o treinamento.

    Participaram dos primeiros treinamentos funcionários dos restaurantes Bira de Guaratiba, Point do grumari e Tropicana, que também receberão seus certificados como empresas cidadãs da região, por estarem contribuindo para a qualificação de seus funcionários e estimulando o desenvolvimento regional com foco em boas práticas na área da gastronomia.

    | 01.03.2009 |Fonte: Site da GPRESS Comunicação

    Carnaval de Guaratiba.

    O que deu certo e o que não deu certo na festa de Momo aqui na nossa região.

    A Ilha de Guaratiba amanheceu toda enfeitada e linda para os dias de carnaval, a folia começou já na sexta-feira com os foliões apressados varando a madrugada.

    Na Barra de Guaratiba e na Pedra não tivemos decoração, mas a animação também foi muito grande.

    O sol forte encheu a praia de Barra de Guaratiba, que mais uma vez surpreendeu os banhistas com a quantidade de acampamentos na areia. Sempre aconteceu de um ou outro acampar na areia, mas o que aconteceu esse ano foge um pouco da normalidade. Será que nas outras praias do Rio aconteceu a mesma coisa?

    Conforme notícias que tivemos da Pedra de Guaratiba, o carnaval transcorreu sem maiores incidentes. É claro que não é exceção as brigas de rua nesta época, mas segundo soubemos teve até tiro na Barra e na Ilha de Guaratiba, o que nos deixa muito tristes.

    Os engarrafamentos de mais de 4 km infernizavam quem pretendia chegar ao Grumari ou Barra após as 10 horas da manhã. Duas da tarde nem pensar.

    Como sempre o Bloco Arrastão da Barra carregou uma enorme quantidade de foliões, e como já noticiamos alguns locais de Guaratiba ficaram sem água, o que era de se esperar.

    | 01.03.2009 |

    Gravidade do aquecimento global foi subestimada, diz cientista.

    O aquecimento global no decorrer deste século será mais grave do que se acreditava até agora, segundo Chris Field, membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês).

    O especialista afirmou ainda que as temperaturas futuras "vão passar de qualquer valor que tenha sido previsto".

    Field fez o alerta no sábado, durante o encontro anual da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), em Chicago.

    Ele foi um dos autores do relatório divulgado pelo IPCC em 2007, que estimava que as temperaturas iriam subir entre 1,1ºC e 6,4ºC até o fim deste século.

    O cientista, no entanto, diz que o relatório subestimou seriamente a escala do problema. Ele apresentou dados novos que mostram que as emissões dos chamados gases do efeito estufa aumentaram muito mais rapidamente que o esperado entre 2000 e 2007.

    Segundo Field, este aumento foi provocado principalmente pela queima de carvão para obter energia elétrica na China e na Índia.

    "Estamos basicamente olhando agora para um futuro climático que está muito além de qualquer coisa que tenhamos considerado nas políticas climáticas", afirmou.

    Ele disse ainda que o impacto nas temperaturas ainda é desconhecido, mas o aquecimento tende a se acelerar em um ritmo muito mais rápido e a provocar ainda mais danos ambientais do que se previa.

    De acordo com o cientista, isso incluiria a seca de florestas nas áreas tropicais, tornando-as muito mais vulneráveis a queimadas.

    As temperaturas mais altas também poderiam acelerar o derretimento do permafrost - tipo de solo da região do Ártico -, aumentando dramaticamente a quantidade de carbono na atmosfera.

    "Sem uma ação efetiva, as mudanças climáticas vão ser maiores e muito mais difíceis de se lidar do que pensávamos", concluiu.

    | 01.03.2009 | Fonte:

    Depois de mais de um ano de espera o mercado de Peixe de Pedra de Guaratiba está pronto para funcionar.

    A Prefeitura concluiu as obras do mercado de peixes da Barros de Alarcão na Pedra, mas ficou um ano aguardando conclusão de alguns detalhes.

    Quando conversamos com alguns vendedores de peixe que utilizam atualmente isopores na calçada da rua, ouvimos algumas restrições para ocupar aquele espaço, e uma delas seria o aluguel. Segundo alguns, hoje, na rua, não têm esse encargo.

    A restrição dos ambulantes na verdade deve ser da boca pra fora, considerando que os boxes com depósito no segundo piso, banheiros etc... irá proporcionar um conforto muito maior, além de alavancar as vendas.

    Segundo apuramos, ainda faltava finalizar instalação elétrica. Parece que Associação de Pescadores iria dividir a conta e instalar a luz.

    | 01.03.2009 |

    Uma Ocasião Especial.

    Texto: Autor desconhecido

    Era com muita dor que aquele homem retirava do guarda roupas um frasco de perfume francês com o qual presenteara sua esposa quando da sua última viagem ao exterior.

    Isto, disse ele, é uma das coisas que ela estava guardando para uma ocasião especial.

    Bem, acho que agora é a ocasião, falou demonstrando profunda amargura.

    Segurou o frasco com carinho e colocou-o na cama junto com os demais objetos que havia separado para levar à funerária.

    Olhou consternado para os pertences guardados, fechou a porta do armário, virou-se para os demais familiares que estavam com ele e disse-lhes com voz embargada:

    "Nunca guardem nada para uma ocasião especial, já que podemos criar a cada dia uma ocasião muito especial."

    Independente do valor e do significado dos objetos, muitos de nós temos os nossos guardados para ocasiões especiais.

    São as peças presenteadas por ocasião do casamento, roupas adquiridas para esse fim, salas reservadas para essas circunstâncias.

    Alguns de nós chegamos a ficar neuróticos só de pensar em deixar os filhos brincar na sala de visitas, pois temos que preservá-la intacta para uma ocasião especial, para receber visitas especiais, como se eles não o fossem.

    São todas essas coisas que perdem totalmente o valor quando a ocasião especial é a do funeral de um ente querido.

    Um filho que se vai, sem que o tenhamos deixado tomar café naquela xícara rara que herdamos da nossa bisavó.

    O esposo que se despede sem poder contemplar a esposa vestindo a lingerie nova que lhe deu de presente no último aniversário de casamento.

    No campo dos sentimentos também costumamos fazer as nossas economias para ocasiões especiais.

    É aquela frase mágica que estamos guardando para dizer num dia muito especial...

    Uma declaração de amor que estamos preparando para dizer quando as circunstâncias forem propícias...

    Um gesto de carinho que evitamos hoje, por julgar que a pessoa ainda não está preparada para receber.

    Um pedido de perdão que estamos adiando para um dia que nunca chega...

    A carta a um amigo que não vemos há tempos, pedindo notícias.

    A conversa amistosa com alguém que nos considera um inimigo, a fim de esclarecer dúvidas e resolver pendências, enquanto estamos a caminho, como aconselhou Jesus.

    Enfim, pensemos que cada dia, é um dia especial.

    Cada hora é uma hora muito especial...

    Cada segundo, é um tempo especial para se criar uma ocasião perfeita e fazer tudo o que deve ser feito.

    Não vale a pena economizar as coisas boas. É preciso viver intensamente cada fração de tempo que Deus nos permite estar em contato com as pessoas que nos rodeiam.

    ............................................

    As palavras de carinho que deixamos de dizer...

    As promessas que deixamos de cumprir...

    As flores que deixamos de ofertar...

    A mensagem de esperança que não espalhamos...

    De tudo isso poderemos nos arrepender amargamente quando, numa ocasião especial, estivermos partindo deste mundo, ou nos despedindo de alguém que parte.

    | 01.03.2009 |