PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Eduardo Paes promete saneamento na Zona Oeste.

No primeiro dia de trbalho, prefeito visitou estação de tratamento de esgoto.

No primeiro dia útil como prefeito do Rio, Eduardo Paes anunciou, no início da manhã desta sexta-feira, na Vila Kennedy, o lançamento do programa de saneamento da Zona Oeste. Paes esteve na estação de tratamento de esgotos na comunidade e disse que a primeira obra do programa será a reformulação da estação.

Serão investidos na obra R$ 16 milhões de recursos municipais e R$ 3,8 milhões do BNDES. A previsão é de que a obra comece em seis meses e dure um ano e meio. Paes anunciou ainda que pretende criar uma empresa só para administrar o saneamento da Zona Oeste.

Acompanhado do secretário municipal de Obras, Luiz Antônio Guaraná, o prefeito visitou ainda a paróquia de Santo Cristo Operário, onde tomou café da manhã com o pároco da igreja, Padre Lino. Ele cumprimentou fiéis e pediu que rezassem por ele.

" Nota da redação do Portal Guaratiba " : Esperamos sinceramente que o Prefeito ao se referir "Zona Oeste", não se restrinja aos bairros já conhecidos no entorno da Avenida Brasil e linha férrea. Que a "Zona Oeste" a que se refere o Prefeito tenha seus limites ampliados aos limites do município que êle vai administrar. Que os limites cheguem ao oceano e a Baía de Sepetiba.

| 02.01.2009 | Fonte:

Peixe da família dos "Killifishes - Peixe das Nuvens" encontrado na Serra da Grota Funda.

A nova espécie do peixinho recebe o nome do local onde foi encontrado.

Os peixes anuais brasileiros, mais conhecidos como Peixes das Nuvens são ilustres desconhecidos para 99,9% da população brasileira: os Killifishes - pequenos peixes geralmente muito coloridos e extremamente evoluídos vivem onde outros peixes não sobreviveriam, e mais, seus ovos podem permanecer em terreno seco por meses aguardando uma nova "estação das águas" quando então nascem, fazendo brotar novamente a vida aonde era terra seca e batida.

Devido a essa característica de sobrevivência em poças que secaram, e tornarem à vida (nascerem) após a formação de novas poças, passaram a ser conhecidos como peixes das nuvens, como se de lá caíssem.

Killifish é uma palavra de origem holandesa – killi significa riacho, ou seja, peixes de riacho. Os killifishes são pequenos peixes dulcícolas que, sobretudo, compartilham a característica de habitar riachos, igarapés e até mesmo diminutas poças temporárias de chuva. Essa discriminação se estendeu a todos os peixes que ocupam esse nicho na natureza, com características morfológicas, comportamentais e reprodutivas semelhantes.

| 02.01.2009 | Comunidade KilliFish Brasil