PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Portal Lança Site dedicado ao Artesanato de Guaratiba.

Mais uma iniciativa do Portal Guaratiba buscando sempre seus objetivos sociais e de ajuda à comunidade. Neste caso como complementação à organização e criação da Feira de Artesanato, o Portal Guaratiba coloca a disposição de todos, fotos do nascimento da Feira de Artesanato de Guaratiba, a relação dos expositores e seus produtos para eventual contato e o calendário da Feira, bem como eventos culturais previstos em sua "Agenda".

O site mostrando o Artesanato de Guaratiba "http://www.portalguaratiba.com/artesanato/" estará permanentemente linkado ao Portal no item "Portal Social" no menu à esquerda da Página Inicial, e dará oportunidade a todos de não só conhecerem os produtos expostos bem como servir de elo de ligação com outros artesãos da região que pretendam expor na Feira.

Nós temos a certeza de que ao divulgarmos a relação dos artesãos, e seus produtos, podemos contribuir para o aumento da oportunidade de negócios a serem efetuados pelos artistas de Guaratiba.

A Virada Cultural de Guaratiba que aconteceu no dia seis de maio juntamente com nossa Feira de Artesanato já foi suficientemente documentada na época em nosso Portal.

Esperamos agora contar com novas manifestações culturais de artistas da região quando então serão devidamente publicadas em nossa agenda antes e depois de acontecerem os eventos.

| 02.08.2009 | Site Artesanato de Guaratiba

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Uma câmera na mão, um microfone e muitas vozes.

Projeto realizado nas Escolas Monteiro Lobato e Narciza Amália em Guaratiba.

Já tivemos a oportunidade, logo no início do Portal Guaratiba há dois anos atrás ou mais, de comentar sobre o belíssimo trabalho do Professor Cláudio Garcia com os jovens da Escola Municipal Monteiro Lobato em Pedra de Guaratiba e da Escola Narciza Amália na Ilha de Guaratiba. Na época nos limitamos a noticiar o trabalho do professor na escola, publicando alguns vídeos na ocasião.

Hoje tivemos a grata surpresa de conhecer mais profundamente o trabalho do professor no projeto "Uma câmera na mão, um microfone e muitas vozes" postado no Blog de mesmo nome e presumimos mantido pelo professor.

Ali é descrito o que ele convencionou chamar de "NÚCLEO DE VÍDEO DE GUARATIBA" como o núcleo "formado para ampliar o trabalho já realizado nas Escolas Municipais. Além de alunos que estão matriculados, queremos manter os ex-alunos trabalhando com a gente, ajudando em nossas produções e também para que possam se aperfeiçoar em edição, operação de câmera, de som, etc." diz o professor. Sinceramente, esperamos que esse núcleo seja a semente de um grande trabalho que vem pela frente.

O grupo realizou um trabalho em 2006 chamado "Os dois Lados da Moeda", que foi exibido no Festival do Rio 2007, na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 2008, no II Encontro Rio Mídia e na TV Brasil, outro vídeo de ficção chamado "Brincando de ser Deus" participou da Mostra Geração do Festival do Rio 2006.

Nas próximas edições do portal iremos postar alguns vídeos realizados pela turma do Professor Cláudio e desejamos a todos muito sucesso.

| 02.08.2009 | UMA CÂMERA NA MÃO, UM MICROFONE E MUITAS VOZES

Governo do Rio disponibiliza medicamento contra gripe suína no Estado.

Estão sendo distribuídos em 57 quarteis do Corpo de Bombeiros.

Diferenças entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)

O Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio, Pedro Machado, anunciaram sexta-feira, dia 31, que 10 mil cartelas do medicamento anti-viral Tamiflu, para tratamento dos pacientes com a gripe suína, estão sendo distribuídos em 57 quarteis do Corpo de Bombeiros no Estado, sendo 15 unidades na capital fluminense. De acordo com o Secretário, o medicamento se destina apenas a casos graves ou a pacientes de risco, como crianças menores de dois anos, grávidas, idosos, hipertensos e pessoas com obesidade mórbida.

Para retirar o remédio o médico deverá preencher um formulário explicando o caso do doente e receitar em duas vias. Em seguida, o médico ou um acompanhante do paciente deverão levar o formulário e as duas vias da receita até um dos postos próximo ao hospital para retirar a medicação. O Secretário enfatiza que não será possível retirar o medicamento sem o formulário e as duas vias da receita preenchidas pelo médico.

O formulário está disponível no site da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) para ser baixado e preenchido. O endereço é http://www.saude.rj.gov.br.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), lançou na segunda-feira, 27, um website para reforçar o trabalho de prevenção e combate ao vírus influenza A (H1N1)

O endereço eletrônico www.riocontragripea.rio.rj.gov.br concentra todas as informações relacionadas à doença. No site, há um questionário de avaliação de sintomas, que permite ao usuário diferenciar a Influenza A de outras doenças que causam sintomas semelhantes.

| 02.08.2009 |http://www.riocontragripea.rj.gov.br

Cléo Pires centrada troca "glamour" por obras sociais.

Cleo Pires: 'Não me visto mais de um jeito 'uau, cheguei!'

Apesar de preferir usar roupas mais básicas, com cores entre o cinza e preto, Cleo Pires se rendeu ao rosa para posar para a capa da revista "Estilo". A atriz diz que ficou para trás o tempo em que ela se vestia de um jeito “uau!”, cheguei, como ela define a época em que investia em "cores demais, roupas demais, compras demais". Hoje as cores são mais suaves e grifes como Stella McCartney e uma comprinha de camelô convivem em harmonia. E o que não tem uso vira peça de bazar.

- Amo tudo o que tenho. Então, não tem nem sofrimento nem segredo: abro o closet, pego uma calça aqui, uma blusa ali e estou pronta - garante.

A atriz conta que seu mundo também se ampliou e hoje ela se envolve com causas sociais, como os desabrigados pela enchente de Santa Catarina e a comunidade de Capoeira Grande, em Guaratiba, no Rio.

- Agradeço sempre pela oportunidade de trabalhar, de levar a vida que eu levo. Ser grata é o bastante para as coisas darem certo - conta.

| 02.08.2009 |Fonte: Blog de Patricia Kogut.


Nota:

O projeto Casa Arte Vida, a que a Cléo Pires se refere, é uma iniciativa sócio-cultural que surgiu como ferramenta de apoio para o desenvolvimento da comunidade de Capoeira Grande e tem seu Blog permanentemente linkado ao nosso menu "Portal Social".

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Violência contra a mulher. Uma estatística que envergonha nossa comunidade de Guaratiba.

Baseado nos dados do Dossiê Mulher, do Instituto de Segurança Pública, o estudo do Rio Como Vamos mostra que as agressões resultantes de violência doméstica que chegaram às delegacias passaram de 6,4 mil em 2007 para 9,4 mil em 2008 (um aumento de 45%). Já as ameaças passaram de 4,5 mil para 6,6 mil (47% a mais). A Zona Oeste foi a área com maior quantidade de registros. Em 2008, foram 1.853 casos de lesão corporal (166% a mais que em 2007) e 1.544 de ameaça (78% a mais), somente nas regiões administrativas de Campo Grande e Guaratiba.

Estatísticas do Disque-Denúncia confirmam a tendência. Campo Grande teve o maior número de denúncias em 2008, 50 de um total de 777 na cidade. Criado em junho de 2007, o Juizado de Violência Doméstica de Campo Grande já teve 13.085 processos instaurados.

Vale a pena ler o artigo do qual pinçamos essa matéria. A ONG Rio Como Vamos permanece atenta ao tema e discorre casos de violência doméstica assim como acompanha as estatísticas e aponta soluções.

| 02.08.2009 |Leia toda matéria em Rio Como Vamos

Jardim Garrido sofre com abandono de 40 anos.

Leitor do Portal denuncia abandono pela prefeitura e envia fotos que comprovam esse abandono.

Dizem que uma foto vale mais que mil palavras, e como o leitor enviou quatro fotos, falou quatro mil palavras denunciando o abandono do local.

Além dessas nos disse que a Avenida Alto Maranhão e ruas adjacentes estão pura lama e a praça Verde que te Quero Verde está abandonada, com brinquedos enferrujados e com farpas onde as crianças podem sofrer acidentes.

Relata ainda que as árvores sem poda atrapalham a iluminação.

| 02.08.2009 |

Cerração torna Serra da Grota Funda perigosa.

Motoristas devem se acautelar com a diminuição da visibilidade nestes dias de inverno.

Ainda esta semana tivemos um grave acidente na Serra por conta da diminuição da visibilidade e talvez da pista escorregadia na chuva, o fato é que os motoristas precisam redobrar a cautela nestes dias de inverno.

O que fazer então em caso de neblina forte?

O motorista deve diminuir a velocidade e acender as lanternas. Nunca parar na pista e se houver extrema necessidade de parar, procurar um acostamento fora das pistas de rolagem e os ocupantes devem sair do carro enquanto aguardam ajuda.

| 02.08.2009 |