PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

Projeto Pintando os Muros de Guaratiba.

Neste último sábado, dia 31/10, de manhã, a Avenida das Américas foi interditada ao tráfego uma das faixas da faixa dupla na Serra da Grota Funda, em Guaratiba, sentido Recreio dos Bandeirantes, para realização do projeto "Pintando os Muros de Guaratiba".

Os jovens estudantes das escolas da região com apoio da COMLURB, do Centro de Estudos, Projetos e Ações de Guaratiba (CEPAG) e Grupos de Articulação Local, reproduziram pinturas , previamente escolhidas, dos alunos do ensino fundamental da Escola Narciza Amália da Ilha de Guaratiba, nos muros de contenção das encostas na subida da Serra da Grota Funda.

Este primeiro projeto (Projeto Piloto) contou com apoio do comercio local que ajudou com as tintas e dos alunos das escolas da região que se mobilizaram nesta manhã cívica em que foi dado o recado de "não a sujeira" para aqueles que emporcalham nossos muros com cartazes e pichações.

Segundo Alexandre Pantaleão, um dos diretores do CEPAG, já existe um outro convite para repetir a experiência no Largo do Correa, neste caso voltado para educação no trânsito.

| 03.11.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Novas diretrizes para a saúde em 2010 na A.P 5.2, que inclui Guaratiba.

Convidam a população da Região de Guaratiba para discutirem as Novas diretrizes para a saúde em 2010 e a participação da população no Conselho Distrital de Saúde da A.P 5.2.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Subsecretaria de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Superintendência de Integração das Áreas de Planejamento e a Coordenadoria de Saúde da AP5.2, convidam a população da região de Guaratiba para discutirem as Novas diretrizes para a saúde em 2010 e a participação da população no Conselho Distrital de Saúde da A.P 5.2., a ser realizado no dia 17/11/2009 às 9:30 H no CIEP - Brizolão Heitor dos Prazeres - Estrada da Matriz nº 305 na Pedra de Guaratiba.

A Coordenadoria de Saúde da AP5.2 compreende os bairros de Barra de Guaratiba, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba, Inhoaíba, Pedra de Guaratiba, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Mendanha, Santa Inês, Vila Carioca, Jardim Margarida, Jardim Maravilha, Ilha de Guaratiba e Fazenda Modelo.

Na ocasião serão tratados temas de relevância para a população, tais como:

1. A importância da participação das comunidades da Pedra de Guaratiba, Ilha de Guaratiba e Barra de Guaratiba no Conselho Distrital de Saúde da AP 5.2

Palestrante: Sr. Jorge Luiz Mateus, presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.2.

2. Novas diretrizaes para a Saúde desta Região em 2010.

Palestrante Rejane Corrêa - Diretora do P.S. Dr. Alvimar de Carvalho.

| 03.11.2009 |

Projeto Capoeira Evangélica Maranatha educa crianças e jovens no esporte.

O Projeto Capoeira Evangelica Maranatha é uma iniciativa do Grupo de Capoeira Nossa Arte capitaneado pelo Graduado Shalon, como é conhecido o Sr. André Luis Pereira. André é auxiliado por Carlos Wendel Mesquita Guimarães conhecido como Mestrando Del.

O lema do Grupo Nossa Arte é lutando por vidas e as aulas são ministradas na Igreja Maranatha no Caminho do portinho em Ilha de Guaratiba. Os horários dependem da idade do aluno:

Crianças de 6 anos a 12 anos têm aula Quinta e Sexta de 17:00 hs às 19:00 hs

Jovens de 12 anos em diante as aulas são ministradas Terça e Sexta Feira no mesmo horário.

Também no Núcleo de Cidadania do Movimento Fé e Amor podem se inscrever jovens interessados no esporte, onde as aulas são ministradas pelo Mestrando Dell. No dia 12 de dezembro haverá batizado no Núcleo de Cidadania, avisa Mestrando Dell.

| 03.11.2009 |

Empresa de confecção se instala na Estrada do Magarça e oferece empregos.

A nova industria está instalada na Estrada do Magarça 6096, antigo número 109, em frente da Padaria dos Velhinhos, a uns 400 metros do entrocamento da Avenida das Américas.

Segundo apuramos trata-se de um Empresa sólida de confecção de malhas e lingeries, a South/Banco de Areia, com várias lojas, dentre as quais uma no calçadão de Campo Grande e outra no Westshopping, além de esportar seus produtos.

Se você estiver interessado(a) deve ir diretamente à fabrica onde passam os ônibus 866, 852, 381, Tarifa, Kombis e Vans.

Estão recebendo currículos nos horários de 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 16:00 hs.

Estão precisando de costureiras, motoristas, estoquistas, auxiliar de compras, auxiliar de manutenção, auxiliar de serviços gerais, telefonista, motoboy, auxiliar administrativo auxiliar de contabilidade mecânico e serralheiro.

Se não conseguir nada lá cadastre seu currículo no Banco de Currículos do CEPAG - www.cepag.org

| 03.11.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

1º Fórum Comunitário de Guaratiba.

A Plataforma dos Centros Urbanos promoveu no dia 24 de outubro o 1º Fórum Comunitário.

Texto por Letícia Pacheco - Fotos de Edberto( Beto).

A Plataforma dos Centros Urbanos promoveu no último sábado, dia 24 de outubro o 1º. Fórum Comunitário de Guaratiba em parceria entre o CEPAG( Centro de Estudos , Pesquisas e Ações de Guaratiba), CRAS Maria Vieira Bazani, sociedade civil, CEDAPS( Centro de Promoção da Saúde) e UNICEF.

O evento aconteceu no auditório da ECAF( Escola de Agricultura Familiar) na Fazenda Modelo e durou de 9:00 às 18:00 horas deste sábado.

O objetivo do Fórum foi agregar informações sobre problemas de todo o bairro e buscar soluções para os mesmos. Para isso os seis Grupos Articuladores Locais ( GALS) formados por membros da comunidade, de profissionais e Instituições Públicas e Privadas da Região, se reuniram para escolher e decidiram em Plenária seis das doze metas as quais a Prefeitura do Rio de janeiro deve viabilizar até o ano de 2011.

São elas:

1. Melhorar a qualidade da infraestrutura urbana para crianças e adolescentes (saneamento, asfalto, calçadas e praças) e das condições ambientais( lixo, verde, poluição sonora, qualidade do ar);
2. Melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem nas creches e escolas;
3. Ampliar a participação dos adolescentes em programas de educação sexual e prevenção ao HIV/AIDS;
4. Melhorar as condições de molbilidade de crianças e adolecentes dentro e fora da comunidade;
5. Ampliar a quantidade e a qualidade do funcionamento dos conselhos tutelares;
6. Ampliar a abrangência e a qualidade dos equipamentos e das atividades esportivas para crianças e adolescentes.

Foi uma iniciativa muito positiva para a comunidade e para mostrar que os moradores de Guaratiba estão lutando por melhor qualidade de vida para crianças e adolescentes da nossa região.

Coordenadora da UNICEF, Luciana Febo, junto ao GAl Esperança Jovem e do Fransérgio do CEDAPS. Recebendo um presente de um dos integrantes do GAL Esperança Jovem. GAL Esperança Jovem na Reunião do Conselho Municipal de Cultura, ocorrida no Palácio da Guanabara. Na foto a Sra. Eucinéia Daltro junto ao Sr. Reymond.

| 03.11.2009 |

Ronaldo Inácio do Portal da Pedra analisa o que realmente acarretou o terrível acidente na semana passada.

Texto de Ronaldo Inácio

O trecho do acidente da semana passada, localizado entre Guaratiba e Grota Funda, deixou há muitos anos de ser via secundária para circulação de poucos carros e três linhas de ônibus para Guaratiba.

O local nos últimos meses recebeu tímidos investimentos (algumas câmeras da CET Rio e um pardal) que estão muito abaixo de sua real necessidade. Tornou-se importante ligação entre regiões densamente populosas como Campo Grande, Santa Cruz, Bangu, Guaratiba e adjacentes, onde a população, o transporte oficial e oficioso desfruta de meio de ligação em tempo reduzido para a Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá e zona sul. É também complemento do "anel viário provisório" que existe em torno do Rio do qual a Av. Brasil faz parte.

No decorrer dos anos foram construídas as Linhas Vermelha e Amarela que usadas em conjunto servem de escape a Av. Brasil. Enquanto isso circulação dos autos na Av.das Américas cresceu na mesma proporção sendo mesmo chamada de "segunda" Av. Brasil "".

Várias modificações e benfeitorias foram e vem sendo aplicadas nessa importante via, porém sempre no mesmo trecho localizado entre a Barra e Av. Salvador Allende. Deste ponto em diante quatro pistas transformam-se em duas e a partir do Recreio Shopping, uma única que funciona nas condições que bem conhecemos, há décadas sem atenção.

O "elenco fixo" das "Américas" no trecho "Salve-se quem puder" são três linhas de frescões, três de vans, além das linhas 853, 854, 855 e 882 com três variantes e dezenas de autos em regime de 24 horas (para Santa Cruz, Sepetiba e Pingo D´Agua). Não se pode deixar de incluir as centenas de automóveis de novos e antigos moradores de Guaratiba e adjacências, os ônibus das empresas da Zona Industrial de Sta. Cruz e turistas que em véspera (ou retorno) de feriados chegam a provocar uma fila única que no rush se estende do alto da Grota Funda até a Fazenda Modelo em sua viagem para as cidades da Costa Verde.

Piorando a desassistência o Posto da Organização "Anjos do Rio" que era localizado próximo ao local do acidente foi extinto há mais de um ano e com certeza fez muita falta no primeiro atendimento às vítimas no momento do acidente. Daí fica-se sem entender se há motivos para ficarmos esperando a "boa vontade" da Prefeitura ou Governo do Estado em corrigir um problema que se torna a cada dia mais urgente, a duplicação da Av.das Américas.

Em verdade não deveríamos depender de Olimpíada ou Evento algum para merecer das autoridades um benefício há muitas décadas requisitado. Esse acidente foi o terceiro de muita gravidade ocorrido no trecho apenas nesse ano.

| 03.11.2009 |