PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Notícias de Guaratiba

A história do Bar Xodó faz parte de nossa história.

O Bar Xodó fica no canto da praia em Barra de Guaratiba.

Matéria enviada por Urbano Mena.

Em 1943, Manuel Fogaça Teixeira, pai do Manoel abriu uma birosquinha de frente à Ponte Velha da Marambaia. Na época era conhecido como o "Armazém do Seu Nego". Em 1957 o armazém mudou-se para a Praia do Canto e passou a ser conhecido como "Armazém Recanto do Sossego". Em sua inauguração o animador e patrocinador da Radio Mauá, Cosme José da Silva, gravou um programa ao vivo noticiando a inauguração do Mercadinho Recanto do Sossego, ocasião em que compareceram grandes artistas da época, tais como: Ivan Cury, Isaura Garcia, Luis de Carvalho, o gaitista Fred Williams, famoso nessa época, e César de Alencar que tinha um programa ao vivo na Rádio Nacional.

Em 1968 Manoel Fogaça assume o armazém depois do falecimento de seu pai mudando o nome para "Bar Xodó" inspirado na musica de Gilberto Gil : " Eu só quero um xodó...!

Em 1970, ano da Copa do Mundo, morava em Barra de Guaratiba um alemão chamado Gerald Smith que dava discos para Manoel que tinha um rádio com um alto-falante muito potente que transmitia os jogos no bar para todo mundo ouvir. Um dos freqüentadores do Bar Xodó na época era Chico Buarque e Marieta Severo, sua esposa, que tinham um casa na rua que hoje recebe seu nome: Rua Chico Buarque de Holanda.

Manoel era constantemente presenteado com discos de artistas famosos como Caetano, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e muitos outros, para que fossem tocados em seu bar. Certo dia parou em frente do bar uma Veraneio Preta do DOPS (Delegacia de Ordem Política e Social - órgão de repressão na época) e levaram todos os discos alegando serem liberais demais. Manoel, sem graça, contou para Chico Buarque o acontecido recebendo deste outros discos de presente.

Martinho da Vila, Juca de Oliveira, Mauro Mendonça, Grande Otelo (quando estava gravando o filme Macunaíma), Jorge Aragão, Ângela Rô Rô , Zizi Possi, Fátima Guedes, Nilton Santos, Moisés Fontana, Britto, Paulo César Caju foram outros clientes famosos do bar.

Manoel conta que certa vez, Angela Rô Rô estava jogando sinuca com duas amigas quando um Sargento da Marambaia se insinuou querendo paquerar as duas garotas. Ângela enfurecida veio com taco em cima do sargento que rebateu nela com toda força. Foi tanta a confusão que saiu na primeira página do jornal "O Dia".

Manoel já patrocinou vários artistas e projetos, entre eles o Livro do poeta Chiquinho e suas Histórias de Guaratiba. As aulas de Historia da Arte com Vasconcellos, o Reflorestamento das Encostas, o Projeto Velejar com Lars Grael, os Torneios de Futebol na Praia, a Festa de São Pedro, ajudou a fundar o Grupo Frade de Caminhada Ecológica, Capelinha de São Pedro e Feira de Artesanato em Barra de Guaratiba.

Manoel lembra que com 8 anos, quando viu a praia pela primeira vez, ficou deslumbrado e chorando de emoção, olhando para areia branca e limpa, os Tatuis que pulavam aos milhares da areia e as canoas chegando cheias de peixe.

Manoel suspira saudoso da Barra de Guaratiba que tinha um povo humilde mas animado no Carnaval de Rua, tinha muitas Festas Juninas, Festa de São Pedro com queima de fogos, corridas de regatas Pau de Sebo, Missa de São Pedro, Procissão Marítima com mais de 40 barcos, Bingo com prêmios em Bolo e Tainha e a Banda do Mestre Alencar.

| 07.07.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

9º OESTE EXPORT - Encontro Internacional de Desenvolvimento e Comércio Exterior do Estado do Rio de Janeiro.

De 16 a 19 de setembro de 2009 no Ginásio Algodão no Centro Esportivo Miécimo da Silva.

O 9º OESTE EXPORT - Encontro Internacional de Desenvolvimento e Comércio Exterior do Estado do Rio de Janeiro será realizado no confortável e internacional Ginásio Algodão no Centro Esportivo Miécimo da Silva no bairro de Campo Grande (Rio de Janeiro) durante os dias 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2009. Durante o evento, que se tornou a mais importante ação corporativa do estado, haverá mostra de produtos e serviços, rodadas de negócios, ciclo de palestras e workshops.

Como temas centrais discutidos durante a nona edição podemos destacar alguns como QUALIFICAÇÃO E ESTÁGIO, EXPANSÃO IMOBILIÁRIA, EXPANSÃO INDUSTRIAL, RODADA DE NEGOCIOS DO SEBRAE-RJ, CINTURÃO DE FORNECEDORES, COMÉRCIO EXTERIOR, INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL, GOVERNANÇA REGIONAL e a já reconhecida MOSTRA CULTURAL.

Participe desta iniciativa que faz parte do calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro e fique íntimo dos maiores empresários e industriais da região !!! Venha vivenciar as melhores oportunidades do Estado do Rio de Janeiro !!!

Para mais detalhes ligue para 2516-2391.

| 07.07.2009 | Visite o site www.oesteexport.com.br

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Festival Gastrô Mix Rio 2009

Festival Gastronômico e Cultural da Zona Oeste.

De 17 a 30 de Agosto de 2009, os melhores restaurantes da região oferecerão pratos especiais a preços especiais em nome da Arte e da Cidadania.

O Gastrô Mix é um desfile de sabores da culinária da Zona Oeste, onde cada restaurante oferece um cardápio na sua especialidade durante 14 dias, no almoço ou no jantar, a preço fixo, abaixo do valor real de cada prato. Além do prato principal, estão incluídas uma entrada + sobremesa.

De 17 a 30 de Agosto de 2009, no Rio de Janeiro, reunindo os restaurantes dos bairros da Zona Oeste, como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Guaratiba, Grumari, Campo Grande,Bangu, Santa Cruz e Realengo.

Em cada restaurante participante do Gastrô Mix a arte e cultura locais estarão expostas para que o público se delicie também com os olhos, conhecendo a variedade da produção artística da Zona Oeste.

Realização GPRESS Comunicação - Site www.gpresscomunicacao.inf.br - Email: gpress@oi.com.br - Tels 2490 5699 / 2439 8498 / 8711 8860 / 8591 7270.

Os organizadores do evento convidam a todos os representantes dos restaurantes para uma reunião amanhã (8/7) às 14 horas, na pousada Katura Gardem situada na Estrada Roberto Burle Marx, 1245, em Barra de Guaratiba.

Na ocasião, a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) estará divulgando o livro "O Segredo dos Chefs", lançado em parceria com a livaria FNAC.

Serão discutidos detalhes do festival gastronômico GASTRÔ MIX e da lei sancionada em Maio/2009 oficializando o PÓLO GASTRONOMICO E CULTURAL DE GUARATIBA, que poderá estimular o crescimento regional, desde que haja a coesão de todos os atores interessados, o que é o caso dos restaurantes da região.

| 07.07.2009 | Acesse o Site do Gastro Mix

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Posto de Saúde recebe título de Unidade Amiga da Amamentação.

Posto Raul Barroso da Ilha de Guaratiba.

Mais uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro ganha o título Unidade Básica Amiga da Amamentação.

O Posto de Saúde Raul Barroso, na Ilha de Guaratiba, receberá a premiação concedida pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil pelo trabalho desenvolvido junto às pacientes no incentivo ao aleitamento materno.

O Posto Raul Barroso é uma unidade de saúde de atenção básica que conta com 75 profissionais e possui quatro equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), atendendo aproximadamente 14 mil pessoas da comunidade.

Em contraponto com essa notícia que nos enche de orgulho, soubemos que o Posto está com falta de medicamentos para atender a população.

| 07.07.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Navio alemão encalhado há uma semana na Baía de Sepetiba é resgatado.

O navio de bandeira alemã MSC Antares, que ficou encalhado por uma semana, na Baía de Sepetiba, foi resgatado na tarde de domingo (5), pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e por uma empresa contratada.

A embarcação encalhou no último dia 28, próximo à Ilha de Jurubaíba, quando se preparava para atracar no Porto de Itaguaí, no litoral sul fluminense."

Segundo a Marinha, durante o processo de desencalhe, não houve qualquer problema ou danos ao meio ambiente. A empresa responsável pela operação empregou três rebocadores, além de material e pessoal especializados em salvamento e prevenção à poluição ambiental.

| 07.07.2009 |